Conecte-se conosco

header-top







 

17/10/2025
 

Educação

Professores se reúnem com prefeito e mantém estado de greve em Canoas

Redação

Publicado

em

Após decretarem a possibilidade de paralisação por meio do estado de greve, os professores municipais canoenses foram recebidos pelo prefeito Jairo Jorge para tratarem das demandas da categoria na manhã da segunda-feira, 29.

Representantes do Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal de Canoas (Sinprocan) repassaram ao comando do Poder Executivo suas principais reivindicações (confira abaixo). Junto com o prefeito também estavam agentes públicos como o secretário de Educação, Aristeu Ismailow.

O Sinprocan apontou que a reunião não desfaz o estado de greve. O dispositivo, aprovado em votação na quarta-feira, 24, dá para a direção do sindicato a capacidade de iniciar uma greve de fato caso necessário.

Durante o encontro, Jairo Jorge anunciou a criação de três grupos de trabalho para analisar as sugestões apresentadas. “Já pedi pareceres para algumas reivindicações apresentadas, em virtude das limitações impostas pelo período eleitoral. Uma das ideias é criarmos o 14º salário, como forma de incentivo à proficiência dos professores”, disse.

Temas abordados no encontro

  • Criação de auxílio mobilidade para deslocamentos dos profissionais
  • Pagamento do piso nacional referente aos anos 2023 e 2024
  • Revisão do plano de carreira
  • Eleições de diretorias nas escolas
  • Completar o quadro de profissionais em defasagem
  • Reforma nos prédios escolares
  • Mais celeridade na liberação de promoções
  • Rapidez na prestação de informações às instituições de ensino
  • Promoção de ajustes na educação inclusiva
  • Revisar a situação dos aposentados no Canoas PREV
  • Criar voucher cultural como subsídio em dinheiro para compra de livros e outros bens culturais
  • Realização de estudos para criação do 14ª salário
  • Instituição de um novo concurso público para a categoria

Educação

Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA

Redação

Publicado

em

A estudante de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Anna Carolina Silveira, foi selecionada para apresentar seu trabalho, que tem como coautora a também estudante da Ulbra Júlia Oriques Bersch, no Congresso Internacional de Neurologia e Neurociência, em novembro, na Flórida (EUA). Ela será a única brasileira e também a única estudante de Medicina entre os palestrantes do evento.

O estudo foi desenvolvido sob orientação do neurologista e professor da Ulbra William Alves Martins e teve origem no acompanhamento de um caso raro atendido no Centro de Especialidades da Universidade, em Canoas. Durante o estágio curricular em Pediatria, Anna Carolina acompanhou uma criança diagnosticada com a síndrome do cromossomo 14 em anel, condição genética descrita pela primeira vez em 1971 e com pouco mais de 80 registros relatados mundialmente até hoje.

O trabalho foi desenvolvido em parceria pelas estudantes Anna e Júlia. As duas realizaram um amplo levantamento na literatura científica, analisando os 13 artigos existentes até o momento sobre o assunto, que serviram de base para a pesquisa. Júlia ficou encarregada da leitura e do resumo desses estudos, compondo a fundamentação teórica, enquanto Anna assumiu a redação e o relato do caso, tornando-se a autora principal e responsável por apresentar o trabalho no congresso.

Síndrome do cromossomo 14 em anel

 De acordo com publicações científicas internacionais, a síndrome pode causar epilepsia de difícil controle, deficiência intelectual, traços de autismo, alterações imunológicas e infecções de repetição. Outros sintomas descritos são atraso no desenvolvimento, hipotonia e problemas oculares.

Por sua raridade, cada novo relato clínico é considerado valioso, pois contribui para ampliar o conhecimento médico e orientar futuros diagnósticos e tratamentos.“Durante meu estágio curricular obrigatório em Pediatria, acompanhei o caso de uma criança com essa condição rara. Esse envolvimento me motivou a aprofundar o tema e desenvolver um trabalho científico em forma de relato de caso associado a revisão de literatura. Cada descrição clínica contribui para acrescentar uma nova peça no quebra-cabeça da doença”, contou Anna Carolina.

Relevância internacional

Para o professor e neurologista William Alves Martins, orientador da pesquisa, a participação da estudante representa muito mais do que uma conquista pessoal. “No caso da síndrome do cromossomo 14 em anel, compartilhar observações clínicas, como a epilepsia grave, e genéticas não apenas amplia a compreensão global sobre esse distúrbio, mas também instiga novas perguntas: há padrões que possam orientar diagnóstico precoce ou manejo terapêutico? A cirurgia da epilepsia pode ser uma opção?”, relatou.

Ele ainda destaca que “quando estudantes mergulham em pesquisas clínicas, exercitam sua curiosidade como motor da aprendizagem e também uma postura investigativa crítica, essencial ao bom médico e cientista. Para a ciência, esse olhar fresco e curioso dos estudantes é muitíssimo valioso, pois ideias inovadoras muitas vezes surgem da inquietação de quem ainda não está preso a paradigmas e dogmas.”

A conquista também leva a Universidade, junto da estudante, para um um cenário de relevância internacional. De acordo com o professor, “é o reflexo de uma cultura acadêmica que valoriza a curiosidade investigativa como alicerce do ensino e da ciência. Para a Ulbra, é a confirmação de que estimular o olhar questionador dos estudantes gera frutos que alcançam o cenário global.”

Congressos internacionais de neurologia reúnem especialistas de todo o mundo para compartilhar descobertas recentes, debater diagnósticos complexos e discutir terapias inovadoras. Mais informações sobre o congresso estão no link: https://neurologyconference2025.com

Trajetória acadêmica

 Anna Carolina Santos da Silveira é estudante no penúltimo ano do curso de Medicina na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). Tem forte interesse em Neurologia e dedicação à pesquisa científica. Já contribuiu com mais de 120 publicações em congressos, periódicos e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, atua em grupos de pesquisa e desenvolve projetos relacionados à Neurologia e áreas correlatas.

Continuar a ler

Educação

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Redação

Publicado

em

EMEF Jacob Longoni celebra Semana da Criança com o Dia do Brega nesta quinta

Nesta quarta-feira, 15, a EMEF Jacob Longoni realizou o Dia do Brega, em comemoração à Semana da Criança. Durante o recreio no turno da manhã, os alunos puderam dançar, ouvir música e participar de atividades integrativas entre professores e alunos.

O objetivo da ação era que todos fossem à escola com roupas coloridas, diferentes e criativas que normalmente não usariam no dia a dia.

Uma das alunas, Sofia Teixeira Soares, de 11 anos e estudante do sexto ano, inovou com uma peruca: “eu escolhi sozinha a minha roupa, peguei várias peças diferentes e escolhi também uma peruca e óculos de sol para ficar diferente”.

Já a aluna do terceiro ano, Giovana Cavalheiro, de nove anos explicou: “Eu vim com essa meia de quando eu tinha três anos, que tá até furada no dedão, mas ainda serve e é bem colorida”.

Continuar a ler

Educação

Governo do RS anuncia uniformes escolares para professores da rede estadual em 2026

Redação

Publicado

em

Em comemoração ao Dia do Professor, o governo do estado anunciou a distribuição de uniformes escolares para os professores da Rede Estadual no ano letivo de 2026, com investimento de R$ 6 milhões. É a primeira vez que o Estado oferece uniformes aos docentes, atendendo a um pedido das equipes escolares após a entrega dos uniformes aos estudantes. Além disso, o governo já havia aprovado o pagamento do 14º salário por metas alcançadas. Serão beneficiados professores, orientadores, supervisores, vice-diretores e diretores das escolas estaduais.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques