Conecte-se conosco

header-top



 




 

20/05/2024
 

Geral

Emissão de passaportes deve ser normalizada em até 30 dias

Redação

Publicado

em

Os viajantes que tentam agendar a emissão de passaportes pelo site da Polícia Federal não conseguem fazê-lo desde o começo da semana. A possibilidade foi suspensa devido a uma invasão cometida por hackers ao site da instituição no começo da semana.

Não há previsão para que o serviço volte ao normal, mas a PF acredita que o sistema deve voltar ao ar em até 30 dias. “Àqueles que comprovadamente tenham necessidade da emissão do documento de viagem nos próximos dias devem enviar a documentação comprobatória da urgência a uma unidade emissora de passaporte”, disse a instituição em nota oficial.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef-RS), Flávio Isoton, a medida é cautelar. “Por medida de segurança é feito um bloqueio geral, antes do começo da investigação. Medidas de cautela são tomadas imediatamente, com o objetivo de salvaguardar as informações contidas no sistema e reestabelecer o serviço da forma mais rápida possível”, afirmou.

Enchente 2024 Canoas

Limpeza de áreas atingidas pela enchente deve iniciar na segunda-feira

Redação

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas anunciou que, na segunda-feira, 20, devem começar os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade.

A operação começará pelos bairros São Luís, Mato Grande e Fátima, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.

Nas demais regiões, a administração municipal segue monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.

Para intensificar o serviço, a Prefeitura realizou a locação emergencial equipamentos pelo prazo de 90 dias.

Também foi assinado um contrato para a locação de 31 motobombas, que ajudarão na retirada das águas de todo o lado oeste da cidade.

Essas bombas ficarão à disposição da Prefeitura por 30 dias, a contar da chegada de cada uma.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Estação de água que abastece Esteio e Sapucaia do Sul volta a funcionar

Redação

Publicado

em

Os sistemas de captação e de tratamento da estação Esteio, responsável também pelo abastecimento de Sapucaia do Sul, voltaram a funcionar na madrugada deste sábado, 18. A água produzida na estação de tratamento deverá chegar às residências a longo do final de semana.

Esse é o penúltimo dos 67 sistemas de abastecimento da Corsan afetados pelas cheias a ser regularizado. O último é a Estação de Tratamento Rio Branco em Canoas, ainda inundada, que abastece a parte oeste da cidade.

A retomada é resultado de uma força-tarefa da companhia com mais de 750 colaboradores para recuperar as estruturas no sistema da Região Metropolitana atingidas pelas cheias.

As ações do Plano de Contingência seguem reforçando o abastecimento em Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Para isso, a Corsan instalou cinco Estações Móveis de Tratamento, perfurou novos poços artesianos e estabeleceu 10 km de novas adutoras que permitem manobras na distribuição de água de forma a mitigar o desabastecimento na região.

Esteio

Na sexta-feira, 17, os técnicos da companhia puderam intensificar os trabalhos pela baixa do nível da água na estação e pela chegada de dois geradores de alta capacidade.

Enquanto o time de mergulhadores e técnicos atuava na vedação das instalações e na limpeza e reparo dos equipamentos, equipes realizavam a drenagem da água do interior dos prédios.

A partir daí, foi possível colocar motores, bombas e quadros elétricos de comando, essenciais para a recuperação operacional da estrutura, em funcionamento.

Canoas

A ETA Rio Branco está localizada na parte da cidade que ainda está alagada e, por isso, segue inoperante.

Equipes atuam na recuperação da estrutura, na secagem, limpeza e reparos de bombas e quadros de comando. O trabalho foi viabilizado pela chegada de um gerador de alta capacidade.

Neste domingo, 19, serão realizados testes na estação de captação e de tratamento. Quando entrar em operação, a estação vai reforçar o abastecimento do lado leste da cidade, que atualmente abriga cerca de 80% da população. Quando o nível da água que ocasiona a inundação do lado oeste baixar, a ETA iniciará o fornecimento de água, gradualmente, também para as áreas secas da região.

Para ampliar o abastecimento no município, a companhia está restaurando e reativando a estação de tratamento na Base Aérea do município.

De acordo com o Centro de Operações Integradas da Corsan, até o início da tarde deste sábado, 18, 106 mil imóveis dos sistemas que atendem as cidades de Canoas estão desabastecidos, sendo 39 mil da ETA Rio Branco e 67 mil do sistema Esteio-Sapucaia.

No pico das cheias, esse número chegou a 906 mil em todas as regiões atingidas no Estado. Ainda, para ampliar o abastecimento em Canoas, iniciaram os trabalhos para a restauração e reativação da estação de tratamento localizada na Base Aérea.

Continuar a ler

Enchente 2024 Canoas

Prefeito assina contrato para limpeza das áreas atingidas

Redação

Publicado

em

O prefeito Jairo Jorge assinou nesta sexta-feira, 17, o contrato para locação emergencial de máquinas para auxiliar na limpeza de áreas atingidas pela enchente em Canoas.

São 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras. Os trabalhos serão feitos conforme o recuo do nível das águas.

A Secretaria Municipal de Obras segue na instalação das bombas móveis empregadas para retirar das ruas a água acumulada em todo o lado oeste da cidade. Quatro equipamentos já estão operando, dois no bairro Mathias Velho e dois no Rio Branco.

Durante os próximos dias, as instalações de bombas continuam a ocorrer em ambos os diques, podendo chegar a até 40 máquinas.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm