Conecte-se conosco

header-top







 

11/01/2026
 

Geral

Inscrições abertas para interessados em compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas

Redação

Publicado

em

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas: Foto: Amanda Furtado

Estão abertas, até o dia 22 de abril, as inscrições para os interessados em compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas. O processo seletivo é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Rua Ipiranga, 120, Centro, ou pelo e-mail licitacoes@canoas.rs.gov.br.

Para se inscrever, os representantes da sociedade civil, lideranças, membros e ativistas na promoção da igualdade racial de Canoas deverão apresentar os seguintes documentos:

I – Relatório de atividades contendo as ações desenvolvidas no âmbito da promoção da igualdade racial, comprovadamente no Município de Canoas, com tempo mínimo de 2 anos atuando na causa;
II – Tratando-se de entidade ou movimento social: ofício assinado pelo representante legal, com a indicação de seu representante para o processo de votação;
III – Tratando-se de pessoa física: requerimento constando a qualificação completa (nome completo, número de identidade, número do CPF, escolaridade, profissão e endereço completo);
IV – Documentos pessoais: cópia de RG, CPF, comprovante de residência e Título de Eleitor;
V – A representação das entidades e movimentos sociais deverá apresentar Cópia do Estatuto social e das suas alterações e Cópia da última ata de eleição da diretoria;
VI – Em caso de organizações sem personalidade jurídica constituída: ofício do segmento que representa assinado pelo responsável do mesmo e por, no mínimo, 2 (dois) de seus membros atuantes, e documento de reconhecimento por entidades com personalidade jurídica que ratifique a sua existência frente a seu segmento de atuação;
VII – Formulário padrão de inscrição devidamente preenchido (conforme Anexo I do Edital);
VIII – Comprovação de atuação no Movimento da Igualdade Racial de Canoas através de, no mínimo, 5 (cinco) fotos;
IX – Comprovantes e certificados de participação em cursos, simpósios, seminários, workshops (oficinas), eventos culturais, concursos, feiras, paradas livres, atos e/ou manifestações públicas;
X – Comprovante de participação como palestrante, conferente, orador;
XI – Projetos elaborados e executados (comprovados);
XII – Declaração de idoneidade pessoa física (Anexo II) para cada um dos representantes da sociedade civil, lideranças, membros e ativistas no Movimento da Igualdade Racial do município de Canoas;
XIII – Cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ), dentro de seu prazo de validade ou em conformidade com a Instrução Normativa RFB nº 1634/2016.

Confira o edital aqui.

Sobre o Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Canoas  é um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Coordenadoria de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes.

Ele tem a finalidade de propor, deliberar e fiscalizar as políticas de promoção da igualdade racial junto à população negra e em outros segmentos étnicos da população brasileira, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito, a discriminação e a xenofobia.

Busca também reduzir as desigualdades raciais nos campos econômico, social, político, cultural e educacional, em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Geral

Canoas promove campanha “Verão sem Violência” com ações de conscientização

Redação

Publicado

em

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão de Canoas realizará, nos meses de janeiro e fevereiro, a campanha “Verão sem Violência”, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência doméstica. A iniciativa prevê a divulgação de canais de denúncia e informações sobre os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha.

As ações estão programadas para os dias 14 e 26 de janeiro e 11 e 25 de fevereiro, sempre às 15h, no Calçadão, em frente à Estação Canoas da Trensurb, no Centro do município. No local, serão distribuídos materiais informativos ao público.

De acordo com a Secretaria, a campanha busca ampliar o acesso da população a informações sobre a violência contra meninas e mulheres, além de divulgar os serviços de acolhimento disponíveis em Canoas e orientar sobre como buscar apoio e realizar denúncias.

Continuar a ler

Geral

Começam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Redação

Publicado

em

Entram em vigor nesta segunda-feira, 5, as novas regras para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Rio Grande do Sul. A partir de hoje, os candidatos já podem iniciar o processo de habilitação conforme as mudanças previstas na legislação federal, segundo informou o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS).

As alterações decorrem da Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), da Medida Provisória nº 1.327/2025 e da Lei nº 15.153/2025, que promovem mudanças significativas no processo de formação de condutores em todo o país. Diante da ausência de um período oficial de transição, o DetranRS, em conjunto com a Procergs, adotou um modelo híbrido, que combina exigências da nova legislação com procedimentos do sistema anterior.

De acordo com a diretora-geral adjunta do DetranRS, Isabel Friski, as adequações estão sendo realizadas em regime de força-tarefa. Segundo ela, a determinação do governo estadual foi para acelerar a implementação das mudanças e garantir que o novo processo esteja disponível já no início do ano.

Como será o processo de habilitação

Na prática, o candidato poderá iniciar o processo pelo aplicativo Gov.br e dar início ao curso teórico, ou realizar o procedimento diretamente em um Centro de Formação de Condutores (CFC). De forma simultânea, será possível realizar a coleta biométrica e agendar os exames de aptidão física e mental.

Hoje também poderá ser agendada a prova teórica. No entanto, durante este período inicial, o exame seguirá o modelo antigo, já que ainda não há integração com o banco de questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Após a aprovação no exame teórico, o candidato poderá marcar as aulas práticas. A nova legislação estabelece a exigência mínima de duas horas/aula obrigatórias. Quando se considerar apto, o aluno poderá agendar o exame prático no CFC.

O exame de direção veicular seguirá o modelo atualmente vigente até que a Senatran atualize o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular. Já o exame toxicológico só será exigido após regulamentação específica do Contran, conforme autorização da Senatran.

O DetranRS informa ainda que já é possível abrir o serviço e realizar a coleta biométrica nos CFCs. Para as demais etapas, os candidatos podem optar por aguardar os ajustes no sistema ou seguir com o processo pelas regras antigas. A atuação de instrutores autônomos e o uso de veículo próprio seguem condicionados à regulamentação.

Principais mudanças na legislação

A Resolução nº 1.020/2025 do Contran prevê, entre as principais mudanças, a oferta de curso teórico gratuito e em formato digital, além da flexibilização das aulas práticas, com redução da carga horária obrigatória para duas aulas de direção. O início do processo poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo CNH do Brasil, que substitui a Carteira Digital de Trânsito.

A Medida Provisória nº 1.327/2025 também prevê a possibilidade de renovação automática da CNH para condutores considerados bons motoristas.

Além disso, com a derrubada do veto presidencial pelo Senado, a Lei nº 15.153/2025 voltou a exigir o exame toxicológico na primeira habilitação também para condutores de carros e motocicletas.

Continuar a ler

Geral

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Redação

Publicado

em

Colisão entre caminhão e ônibus deixa seis mortos na BR-116, em Pelotas

Um acidente entre um caminhão e um ônibus intermunicipal deixou seis pessoas mortas na manhã desta sexta-feira, 2, no km 491 da BR-116, em Pelotas. Entre as vítimas está o motorista do ônibus. A rodovia está totalmente bloqueada nos dois sentidos.

Segundo a concessionária Ecovias Sul, outras pessoas ficaram feridas. Um dos feridos foi socorrido em estado grave e outro com ferimentos leves. O motorista do caminhão foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Pelotas e realizou o teste do bafômetro, que não indicou consumo de álcool, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com a PRF, 11 pessoas envolvidas no acidente foram levadas ao pronto-socorro. Parte da carga de areia transportada pelo caminhão atingiu o interior do ônibus, dificultando o trabalho de resgate. Equipes do Samu, guincho, inspeção e resgate atuam no local.

A concessionária informou que havia congestionamento no trecho no momento da colisão. O caminhão teria invadido a contramão ao tentar evitar veículos parados na pista e acabou colidindo com o ônibus.

O ônibus havia saído de Pelotas às 10h30 com destino a São Lourenço do Sul, transportando 19 passageiros, além do motorista e do cobrador. O número de ocupantes pode ser maior, já que embarques podem ocorrer ao longo do trajeto.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques