Conecte-se conosco

header-top



 




 

15/04/2024
 

Saúde

Canoas chega a quase 1,9 mil casos de dengue em 2024

Redação

Publicado

em

Novo boletim aponta 424 casos de dengue em Canoas

A cidade de Canoas confirmou 214 novos casos de dengue na última semana. A informação é de um novo boletim do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, emitido nesta quarta-feira, 3.

No total, o município já tem 1898 casos de dengue em 2024. Desses, são 1889 autóctones, contraídos em Canoas, e 9 importados, contraídos fora da cidade.

Os bairros com mais casos são o Estância Velha (762 ocorrências), Guajuviras (366) e Nossa Senhora das Graças (143).

Casos por bairro

Estância Velha: 762 casos

Guajuviras: 366 casos ( autóctones) + 2(importados)

Olaria: 61 casos

Harmonia: 128 casos

Marechal Rondon: 26 casos autóctones e 2 (importados)

Nossa Senhora das Graças: 143 casos (autóctone) e 1 caso (importado)

São José: 20 casos autóctones+ 1 caso (importado)

Centro: 13 casos autóctone e 1 caso (importado)

Rio Branco: 48 casos

Mathias Velho: 129 casos

Niteroi: 106 casos autóctones e 2 importados

Mato Grande: 21 casos

Igara: 46 casos

Fátima: 15 casos

São Luís: 4 casos

Brigadeira: 01 caso

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 03/04 as 14:30h, sujeito a alterações)

Saúde

Três novas salas de hidratação entram em funcionamento em postos de Cachoeirinha

Redação

Publicado

em

Com o avanço dos casos de dengue no município, a Secretaria da Saúde de Cachoeirinha colocou em funcionamento mais três salas de hidratação em postos de saúde a partir desta segunda-feira, 15.

A ESF Canarinho, no bairro de mesmo nome, a UBS Otacílio Silveira, na Vila Anair, e a ESF José Ramos, na Granja Esperança, já estão com estrutura montada para fazer o tratamento dos pacientes que estão com a doença. “Segue sendo a orientação principal: se você apresenta febre e mais dois sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima”, alerta a secretária Bianca Breier.

São sintomas da dengue:

  • febre acima de 38 graus constante
  • dor no corpo e articulações
  • dor atrás dos olhos
  • mal-estar
  • falta de apetite
  • dor de cabeça
  • manchas vermelhas no corpo

Além dos postos que começarão a fazer a hidratação nas salas, a UBS Odil e a USB Osvaldo Cruz já fazem os atendimentos. As unidades de saúde funcionam até as 17 horas, a UBS Décio Martins Costa até as 20 horas e o Odil, devido ao decreto de emergência na cidade, até as 22 horas.

Continuar a ler

Saúde

Dia D contra a gripe vacina 3,9 mil pessoas em Canoas

Redação

Publicado

em

No Dia D da vacinação contra a gripe, promovido no sábado, 13, mais de 3,9 mil pessoas foram imunizadas em Canoas, conforme balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A aplicação do imunizante aconteceu em todas as unidades de saúde da cidade.

Do público imunizado, 1.791 foram idosos, 699 crianças, 21 gestantes, sete puérperas, um quilombola e 1.385 de outros grupos prioritários. Clóvis Vargas da Silva, 70 anos, compareceu à Unidade de Saúde CAIC, acompanhado de outros familiares. “A vacina contra a gripe é importante para a nossa saúde. Eu passei na casa do meu cunhado para pegar ele e meu sobrinho para nos vacinarmos. Hoje é sábado e é rapidinho”, disse.

A mobilização fez parte da campanha nacional de imunização, que vai até 31 de maio. Até o fim do prazo, a meta da Prefeitura de Canoas é vacinar 138.447 canoenses que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros.

Além disso, outras 466 pessoas aproveitaram o sábado, com postos de saúde de portas abertas, para completar o calendário vacinal contra outras doenças.

A vacinação ocorreu também no Prefeitura na Rua, realizado no bairro Niterói, com 85 pessoas imunizadas (31 idosos e os demais de outros grupos prioritários).

Continuar a ler

Nova Santa Rita

Policlínica de Nova Santa Rita deve ter verbas federais para manter atendimento 24 horas

Redação

Publicado

em

Com a presença e apoio da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, foram aprovadas, na quinta-feira, 11, pautas para a área da saúde de Nova Santa Rita.
A primeira é a habilitação de uma UPA Ampliada porte I, que possibilitará um incremento financeiro federal para a manutenção da Policlínica 24 horas.
A segunda é o aval do estado para a Gestão Plena dos Serviços de Atenção Especializada de Média e Alta Complexidade, que garantirá uma maior eficiência na aplicação dos recursos dessas áreas.
E a terceira é a aprovação de um pedido de Incremento Financeiro de R$ 11 milhões para ampliação do acesso aos serviços de média e alta complexidade à população de Nova Santa Rita. Isso irá possibilitar um avanço nos serviços disponíveis na rede municipal de saúde.
As pautas agora seguirão para habilitação junto ao Ministério da Saúde.
Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm