Conecte-se conosco

header-top







 

18/05/2026
 

Saúde

Dia D de Saúde da Mulher em Canoas realiza consultas ginecológicas e testes rápidos no sábado, 16

Redação

Publicado

em

Iniciados os atendimentos na Unidade de Saúde Nova Nancy, no Guajuviras

A Secretaria de Saúde prepara o Dia D de Saúde da Mulher, com programação que prevê coleta de exames citopatológicos, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial, agenda de consultas ginecológicas e de planejamento familiar no Centro de Referência Saúde da Mulher além de Práticas Integrativas e Complementares. Todos os serviços acontecem no sábado dia 16 de março das 8 às 17h.

Onde

Os serviços vão ocorrer nas Unidades de Saúde (US): Mato Grande, Estância Velha, União, Praça América, Igara, Niterói, Fátima, Guajuviras, Santa Isabel e Concoban, assim como no Centro de Referência Saúde da Mulher.

As moradoras de Canoas interessadas podem realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, de 11 a 15 de março, das 8h às 17 horas, nas suas unidades.

Conforme a diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde (SMS), Hadoika Aiko Ando Lacerda, a ideia é reforçar a importância da prevenção em saúde da mulher.

Ela explica que além dos exames, cada US vai oferecer uma modalidade de Práticas Integrativas Complementares, como roda terapêutica, auriculoterapia, reiki, entre outras.

Saúde

Pré-conferência da Saúde reúne comunidade e profissionais no quadrante Noroeste de Canoas

Redação

Publicado

em

Créditos da foto: Caroline de Oliveira Silveira

A Prefeitura de Canoas realizou, na manhã de sábado, 16, a pré-conferência do quadrante Noroeste da 9ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro ocorreu na EMEF Thiago Würth e reuniu trabalhadores da saúde, usuários do SUS, gestores e prestadores de serviços para debater demandas e propostas voltadas à área da saúde no município.

A atividade faz parte do calendário de pré-conferências regionais promovidas pela Secretaria Municipal da Saúde ao longo do mês de maio. Esta foi a segunda etapa preparatória para a conferência municipal, responsável por consolidar as sugestões apresentadas nas diferentes regiões da cidade.

Durante a programação, os participantes discutiram temas relacionados ao atendimento nas unidades de saúde, hospitais e demais serviços da rede municipal. As contribuições levantadas serão utilizadas na construção de propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde em Canoas.

A secretária municipal da Saúde, Ana Boll, ressaltou que os encontros regionais ajudam a identificar as principais demandas da população em cada território.

“As pré-conferências permitem ouvir de perto as necessidades de cada comunidade e construir propostas mais alinhadas à realidade dos serviços de saúde. Esse diálogo é essencial para qualificar o atendimento e fortalecer o SUS em Canoas”, destacou.

Continuar a ler

Saúde

Ypê pede chave PIX para reembolsar consumidores após suspensão de produtos pela Anvisa

Redação

Publicado

em

A fabricante Ypê começou a solicitar a chave PIX de consumidores que compraram produtos suspensos pela Anvisa após a identificação de possível contaminação bacteriana em mais de 100 lotes da marca.

A suspensão foi mantida por decisão unânime da agência na sexta-feira, 15, e atinge produtos do chamado “lote final 1”. Segundo a empresa, os consumidores podem solicitar o ressarcimento por meio de um formulário disponível no site oficial da fabricante.

Para realizar o pedido, é necessário informar a chave PIX, além de dados pessoais como nome completo, CPF, telefone e endereço. A medida faz parte do processo de devolução dos valores pagos pelos itens afetados pela determinação da Anvisa.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa mantém suspensão de produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica

Redação

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manteve, por unanimidade, a suspensão da fabricação, distribuição e venda de diversos produtos da Ypê por risco de contaminação microbiológica. A decisão foi confirmada nesta sexta-feira, 15, após a empresa apresentar recurso contra a resolução publicada no início de maio.

A medida vale apenas para produtos cujos lotes terminam com o número 1. Entre os itens afetados estão detergentes, desinfetantes e sabões líquidos para roupas.

Durante a sessão da Diretoria Colegiada, transmitida ao vivo no canal oficial da Anvisa no YouTube, os diretores afirmaram que as ações adotadas pela fabricante ainda não foram suficientes para eliminar os riscos sanitários identificados. O diretor-presidente da agência, Leandro Safatle, destacou que a empresa possui um “histórico recorrente de contaminação microbiológica”.

“Os riscos sanitários identificados ainda não foram totalmente reparados”, afirmou Safatle durante o julgamento.

A Química Amparo, responsável pela marca Ypê, informou em nota que solicitou que o julgamento ocorresse de forma pública, abrindo mão do sigilo do processo.

As sanções contra a empresa foram aplicadas pela Anvisa no último dia 7 de maio, após inspeção realizada entre os dias 27 e 30 de abril na fábrica da companhia, localizada em Amparo. Segundo a agência, foram encontradas falhas graves no sistema de garantia de boas práticas de fabricação.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques