Conecte-se conosco

header-top







 

16/12/2025
 

Saúde

Novo boletim aponta 424 casos de dengue em Canoas

Redação

Publicado

em

Passam de 900 notificações de casos de suspeita de dengue em Canoas

Um grupo de agentes de Combate às Endemias vistoriou dezenas de residências do bairro Harmonia, nesta quarta-feira, 28. O ponto de partida foi a rua Zumbi e se estendeu para outras vias paralelas, num raio de 150 metros. Ralos no pátio, piscinas, vasos de plantas e outros recipientes são identificados como possíveis criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O trabalho de Pesquisa Vetorial Especial (PVE) é feito tão logo haja confirmação de algum morador infectado pela dengue.

“É uma estratégia de ação. Procuramos identificar os possíveis criadouros e outros casos de doença na localidade, além de realizar orientação em saúde e entrega de repelentes aos usuários suspeitos identificados, objetivando mitigar a transmissão do vírus no local”, explica o médico veterinário e técnico da Vigilância, Roger Halla.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Denis Garcia Kenes, destaca que, ao contrário do que muitos pensam, a maior concentração de focos do mosquito não é encontrada em terrenos baldios, e sim nos pátios de domicílios.

“Estamos enfrentando um dos piores momentos da dengue no país. Orientamos os moradores a manterem os cuidados com possíveis recipientes que possam acumular água depois das chuvas, por exemplo”.

A diarista Carilei Lima, 52 anos, moradora do Harmonia, diz procurar adotar todos os cuidados para proteger a família contra a dengue. “O pote do cachorro, troco a água todos os dias. Tenho cuidado com os vasinhos de planta também”, afirma.

424 casos de dengue em Canoas

Desde janeiro, quando a Secretaria de Saúde (SMS) emitiu Alerta Epidemiológico para a dengue em Canoas, o trabalho é intenso e conta com ações estratégicas de combate ao mosquito transmissor. Conforme boletim semanal desta semana, há 424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e cinco importados.

O bairro com a maioria dos registros segue sendo o Estância Velha, com 225 ocorrências, seguido pelo Guajuviras, com 66; o Nossa Senhora das Graças, com 30 casos, Niterói, com 23 casos, Olaria, com 16, Mathias Velho, com 15 e o Harmonia, com 14.

Após a Pesquisa Vetorial Especial, a Secretaria de Saúde realiza a aplicação de inseticida. As pulverizações são feitas visando minimizar a circulação do vírus na região.

“Tenho acompanhado semanalmente todo esse trabalho de conscientização e fiscalização feito pelos agentes de combate às endemias, assim como as pulverizações para bloqueio vetorial. Pedimos o apoio de toda a população, adotando as medidas preventivas, para vencermos essa guerra contra a dengue”, enfatiza o secretário de Saúde, Jurandir Maciel.

Prevenção

Eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água tapadas, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência.

É necessário, também, escovar os potes (1x por semana) e trocar a água dos pets diariamente, manter piscinas limpas e com água tratada. Usar repelente para o corpo e de ambiente e telar portas e janelas das casas, fazem parte ainda das principais medidas de prevenção.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones: 08005101234 ou 3236-1079.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral. Ao perceber algum desses sinais, é necessário procurar uma unidade de saúde ou UPA. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Casos de Dengue confirmados em Canoas 2024:

424 casos de dengue, sendo 419 autóctones (transmitidos dentro da cidade) e 5 importados.

Segue a distribuição dos casos por bairro:
Estância Velha: 225
Guajuviras: 66 (autóctones) + 1 (importado)
Nossa Senhora das Graças: 30 (autóctone) e 1 (importado)
Niteroi: 23
Olaria: 16
Mathias Velho: 15
Harmonia: 14
Marechal Rondon: 6 autóctones e 1 (importado)
São José: 5 autóctones+ 1 (importado)
Rio Branco: 4
Mato Grande: 4
Igara: 4
Fátima: 4
Centro: 3 autóctones e 1 (importado)

Fonte: SinanWeb Dengue e setor de epidemiologia de Canoas (Dados atualizados dia 27/02, sujeito a alterações)

Saúde

Servidores da Atenção Primária de Canoas finalizam curso voltado à vacinação infantil contra a Covid-19

Redação

Publicado

em

Foto: Júlia Krauspenhar/PMC

Servidores da Atenção Primária à Saúde de Canoas concluíram, na sexta-feira, 12, o curso Covid Combate, voltado ao enfrentamento da baixa cobertura vacinal infantil contra a Covid-19. A formação teve duração de dois meses e foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), com apoio da Pfizer, da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e da Fundação Municipal de Saúde.

A entrega dos certificados ocorreu no Auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura de Canoas. Ao todo, 60 profissionais participaram da capacitação, conforme informou a representante do Núcleo de Imunizações do município, Hadoika Aiko Ando Lacerda.

Segundo Hadoika, o curso apresentou conteúdos atualizados, baseados em evidências científicas e adaptados à realidade dos serviços públicos de saúde, com foco na ampliação da confiança nas vacinas e no aumento da adesão das famílias à imunização infantil.

“Foi um curso muito rápido, mas de grande aprendizado porque não foi só teórico, teve a prática, teve o dia a dia dos profissionais dentro das unidades de saúde e em outros setores. O curso veio trazer novas informações, propostas mais dinâmicas, mais empáticas para os nossos profissionais falarem com a nossa população e desta forma conseguir que os pais levem seus filhos para vacinar”, conta.

Durante a formação, foram feitas visitas em escolas municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, no ambulatório do Hospital Universitário e intervenções em associações comunitárias. Assessora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Deise Teresinha Gomes, destacou a participação dos agentes no curso.

“Todos se engajaram na organização das estratégias, nossas equipes foram exemplares nas suas atividades, promovendo ações, levando várias propostas para usuários, escolas e comunidade, todos que fazem parte desta luta no combate à Covid”, analisa.

Gestor da UBS Niterói, Paulo Nogueira classificou como “excelente” a participação na formação.

“Foi fundamental para poder pensar estratégias para aumentar a vacinação contra a Covid, já que muitas pessoas ainda têm resistência em procurar unidades de saúde. O curso nos auxiliou a olhar um pouquinho para a nossa prática assistencial e pensar estratégias que podemos pensar na para aumentas os índices de vacinação”, diz.

O representante da Pfizer, Haryon Mancin, também destacou resultados positivos da realização da atividade em Canoas.

“A gente agradece o engajamento, a participação e o compromisso das equipes em combater a disseminação das fake news sobre a vacina da Covid, um projeto muito importante para todos” frisa.

Continuar a ler

Saúde

Canoas disponibiliza vacina contra bronquiolite para gestantes a partir da 28ª semana

Redação

Publicado

em

Canoas começou a disponibilizar às gestantes a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite. O imunizante está disponível a partir da 28ª semana de gestação, e 1.800 doses foram distribuídas para todas as unidades básicas de saúde do município.

Durante as consultas de pré-natal, as gestantes recebem orientação sobre esta e outras vacinas recomendadas para o período, como a dTpa, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, além da vacinação contra a influenza e a imunização contra a covid-19.

Gestantes com convênio de saúde particular devem apresentar um atestado na unidade de saúde mais próxima para ter acesso à aplicação da vacina.

Continuar a ler

Saúde

Secretaria Municipal da Saúde adota Sistema OuvidorSUS para registro de manifestações

Redação

Publicado

em

A Diretoria de Atenção ao Cidadão e Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde passou a utilizar, desde 1º de dezembro, o Sistema OuvidorSUS como plataforma oficial para o registro de manifestações. A partir da mudança, solicitações, elogios, denúncias, sugestões e reclamações passam a ser registradas exclusivamente pelo novo sistema.

Com a ferramenta, usuários recebem um número de protocolo e uma chave de acesso logo após o envio da manifestação. As informações permitem acompanhar o andamento da demanda diretamente na plataforma, o que, segundo a pasta, deve ampliar a transparência e facilitar o monitoramento por parte dos cidadãos.

Os registros continuam podendo ser realizados presencialmente ou pelo ZAP Saúde, canal oficial da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas, disponível pelo WhatsApp no número 51- 3425-7628.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques