Conecte-se conosco

header-top






 

21/02/2024
 

Ensino

Mutirão de limpeza da prefeitura atende escolas afetadas pelo temporal

Redação

Publicado

em

A movimentação foi grande na Emef Guajuviras na terça-feira, 6. Mas não era porque pátios estavam tomados pelos alunos. Eles voltam às aulas em 19 de fevereiro. Cerca de 35 integrantes de equipes de diferentes órgãos da Prefeitura de Canoas estavam no local.

Eles fazem parte da força-tarefa que faz um mutirão para limpeza das instituições municipais de ensino, o que inclui reparar os danos causados pelo temporal de 16 de janeiro. São representantes das secretarias de Educação, do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e empresas terceirizadas.

Na Emef, foi feita a poda de árvores, remoção de galhos pendurados e colocação de telhas. A instituição é uma das 57 afetadas pelo evento climático. Até o final desta tarde, o trabalho em conjunto havia atendido 31 escolas da rede municipal.

A mobilização deixa o diretor, Alex Totti Soares, confiante para o começo do ano letivo. “Estamos conseguindo colocar a escola em dia, deixar a estrutura pronta para receber os mais de mil alunos no dia 19”, avalia.

Pensamento positivo também tinha Juliana Miguelina Ortiz Malcorra, 40, que fazia a transferência da filha Isadora, de 12 anos, para a Emef Guajuviras. A família se mudou há seis meses para o bairro, vindos de Sapucaia de Sul. “É uma ação conjunta. É possível ver que ninguém está medindo esforços para agilizar e deixar a escola pronta”, acredita.

Das 83 escolas da rede municipal, 26 não foram afetadas pelo temporal e 24 já tiveram alguma situação resolvida, com outros serviços ainda a serem feitos. Na Emei Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco, por exemplo, foi concluída a parte de poda, bem como a retirada e transferência de material das quatro salas modulares que serão reformadas.

A força-tarefa segue em atividade até 19 de fevereiro. Ao longo do ano, ainda deverão ser feitos reparos como pinturas ou melhorias em salas de aula.

Ensino

Educação de Jovens e Adultos tem inscrições abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais de Canoas está com inscrições abertas. Nove escolas disponibilizam o serviço noturno. As matrículas foram abertas nessa segunda feira, 19.

A oportunidade é direcionada a alunos com idade mínima de 15 anos, que se encontram em distorção idade-série, e necessitam de horário à noite para conciliar com o trabalho. Os documentos necessários para realizar a matrícula são: RG e CPF do estudante e do responsável (caso seja menor de idade), comprovante de residência e histórico escolar anterior ou documento que ateste a escolaridade. Se o candidato não possuir um desses dois últimos papéis, devido à ausência de histórico escolar ou ao tempo decorrido desde os estudos anteriores, ele pode realizar uma prova de reclassificação diretamente na unidade escolhida.

Confira as escolas que possuem EJA no período noturno:

  • Erna Würth – Av. Dezessete de Abril, 430 – Guajuviras
  • Irmão Pedro – R. Dr. Olavo Fernandes, 68 – Estância Velha
  • João Paulo I – Rua Pescador São Pedro, 525 – Santo Operário
  • Max Adolfo Oderich – R. Profa. Dona Sara, 100 – Harmonia
  • Nancy Pansera – Área Verde 13, Setor 6 – Guajuviras
  • Nelson Paim Terra – R. Primavera, 1676 – Rio Branco
  • Rio de Janeiro – R. Ver. Antônio Ferreira Alves, 900 – Mathias Velho
  • Rio Grande do Sul – R. Wenceslau Braz, 35 – Mato Grande
  • Santos Dumont – R. Arthur Bernardes, 654 – Niterói
Continuar a ler

Ensino

Mutirão de limpeza nas escolas municipais recolhe mais de 700 toneladas de resíduos

Redação

Publicado

em

No temporal de 16 de janeiro, 57 escolas municipais foram atingidas. Desde antes do Carnaval, uma força-tarefa começou a limpeza das instituições de ensino canoenses para garantir condições ao começo do ano letivo na segunda-feira, 19. Os trabalhos foram finalizados na sexta, 16, num esforço conjunto das secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

A diretora da Emef Arthur Oscar Jochims, Vanessa Lopes, garante que a escola está pronta para receber os alunos. “Foi um trabalho bem intenso nas últimas semanas, devido ao temporal que deixou muita sujeira e bastante estragos, mas foi possível deixar a escola em ordem e foram feitas todas as manutenções necessárias”, afirma.

A força-tarefa de limpeza da prefeitura começou em 2 de fevereiro e teve atenção especial às instituições afetadas pelo temporal. A ação recolheu 108 cargas de vegetais e entulhos, o que representa 739 toneladas. Além disso, foram realizadas também podas de árvores que poderiam trazer algum risco à comunidade escolar.

De acordo com Marcio Oliveira, secretário do Gabinete do Prefeito, o trabalho cumpriu o cronograma para tornar disponíveis as escolas para a população. “As equipes conseguiram, em 10 dias, limpar as escolas em hábil para o retorno das aulas. Foi um trabalho gratificante”, explicou.

Continuar a ler

Ensino

GRATUITO: Curso Básico de Monitor de Educação Infantil com Primeiros Socorros acontece no sábado em Canoas

Redação

Publicado

em

GRATUITO: Curso Básico de Monitor de Educação Infantil com Primeiros Socorros acontece no sábado em Canoas

No sábado, 17, das 13h30 às 18h, acontece o Curso Básico de Monitor de Educação Infantil com Primeiros Socorros – Módulo II, na Igreja Fonte da Vida (Av. Santos Ferreira, 2620 – Canoas).

O curso é ofertado pela Associação de Mulheres Divas’s com apoio da Igreja Fonte da Vida, Canoas.

Vagas limitadas

As vagas são limitadas. Garanta logo sua inscrição. Não perca esse importante oportunidade de qualificação gratuita e com certificado!

Palestrantes

  • Angélica Chies e Enfermeiro Ângelo do SAMU.

Inscrições pelo WhatsApp 51-991269082 com NALIGIA.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm