Conecte-se conosco

header-top






 

01/07/2024
 

Geral

Abandono de animais é crime; saiba como denunciar

Redação

Publicado

em

Mais de 700 animais ainda não foram adotados na SMBEA

Abandono de animais é crime. Mesmo assim, nos meses de janeiro e fevereiro, período em que a população deixa as cidades em direção ao litoral, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) de Canoas identifica um aumento nas denúncias de abandono.

A situação não se caracteriza apenas pelo abandono de animais na estrada, mas também por deixá-los sozinho em casa e sem cuidados.

Por isso, a SMBEA intensifica a campanha contra o abandono nesta época. O secretário Paulo Facio ressalta que os tutores precisam levar os animais consigo se forem viajar, ou designar um responsável pelo cuidado.

Outra alternativa é deixar o animal em creches especializadas, serviço que vem crescendo na cidade. Ele destaca que os pets não podem ficar um dia inteiro sem assistência.

Cuidados no verão

Nos meses mais quentes do ano, é preciso redobrar a atenção para que os pets não fiquem desidratados. A fim de garantir o bem-estar de cães e gatos no verão, basta ter alguns cuidados:

– Disponibilizar água fresca com gelo
– Manter o pelo tosado
– Manter um espaço com sombra para o pet
– Não realizar passeios em horários de calor intenso. Além de sofrer com as altas temperaturas, o animal pode ficar com as patas feridas ao pisar no chão quente de espaços externos.


Como denunciar

Quem presenciar o abandono de animais ou verificar que sofre maus tratos, pode fazer a denúncia através de protocolo na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo telefone 0800-5101234 ou pelo e-mail atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.

Também é possível registrar denúncia no cartório especializado em crimes contra os animais, da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, localizada na rua João Nicolau, nº 225, Bairro Fátima.

 

Geral

Curso Básico de Cuidador de Idosos gratuito e com certificado em Canoas

Redação

Publicado

em

Curso Cuidador Idosos Canoas

A Divas´s Associação de Mulheres promove mais uma edição do Curso Básico de Cuidador de Idosos. A formação acontece no dia 06 de julho, das 13h30 às 18h, na igreja Fonte da Vida, rua Humaitá, 1.400, Canoas.

O curso é ministrado por profissionais da SEG Cursos Técnicos, que abordarão conteúdos como: atividades desempenhadas por cuidador de idosos, saúde na terceira idade, administração de medicamentos, higiene pessoal, alimentação, acompanhamento e outros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do fone: 51.99126.9082 – com Naligia. Todos os participantes recebem certificado e podem cooperar com 1kg de alimento não perecível.

Continuar a ler

Geral

Mais um supermercado é interditado em Canoas, desta vez no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

Mais um supermercado é interditado em Canoas, desta vez no bairro Mathias Velho - Foto Fran Beck

Mais um supermercado foi interditado no município de Canoas pela venda de produtos vencidos e outros danificados após ficarem submersos na enchente histórica de maio.

A operação, realizada na manhã de quinta-feira, 27, foi desencadeada pelo Procon Canoas, Vigilância Sanitária do Município e contou com suporte da Guarda Municipal (GM).

Situado na rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais afetadas pela inundação das águas no mês anterior, o estabelecimento retomou as atividades recentemente.

Os fiscais identificaram latas enferrujadas, itens com rotulagem desgastada e embalagens danificadas, resultantes da tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.

“O Procon está recebendo várias denúncias de estabelecimentos que estão comercializando produtos que ficaram submersos em razão das enchentes que atingiram nossa cidade. Realizamos essa ação conjunta com a Vigilância Sanitária e, devido as más condições, o local foi interditado até que cumpram as exigências impostas para adequação”, destaca a diretora do Procon Canoas, Taís Marques.

Na última segunda-feira, 24, no bairro Harmonia, um outro supermercado já havia sido interditado por apresentar as mesmas irregularidades.

Relatos da ação

Segundo informações da Prefeitura, além dos indícios que diversas mercadorias haviam sido lavadas, os fiscais também encontraram condições insalubres, como prateleiras enferrujadas e itens de limpeza abertos e usados, inclusive com veneno para rato acondicionado próximo de produtos alimentícios, como embalagens de leite.

Na vistoria ainda foram encontradas latas enferrujadas de espuma expansiva com aplicador danificado e vencido há mais um ano.

Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. O local permanece de portas fechadas até que os proprietários se desfaçam dos produtos sem condições de venda e efetuem todos os ajustes necessários para o funcionamento do local.

O responsável legal precisa acionar a Vigilância para apresentar as providências e comprovar as condições adequadas para atender o público.

“O proprietário agora precisa entrar em contato com o Procon e Vigilância informando que se adequou, para depois realizamos uma nova vistoria, com a possibilidade de desinterdição. Como houve infrações constatadas, é expedido um auto de infração que resulta também na abertura de processo administrativo sanitário”, explicou o fiscal da Vigilância Sanitária de Canoas, Eduardo Selbach.

Denuncie!

Denúncias de comercialização de produtos alimentícios atingidos pelas águas da enchente, vencidos ou em condições insalubres poderão ser realizadas à fiscalização do Procon através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.

*A nota não divulgou o nome do estabelecimento à nossa reportagem.

Continuar a ler

Comunidade

Restaurante popular de Canoas distribui refeições para cadastrados no CadÚnico

Redação

Publicado

em

Restaurante popular de Canoas distribui refeições

O Restaurante Popular de Canoas atende de segunda-feira a sexta-feira, das 11h30 às 13h. São 240 marmitas distribuídas por almoço.

Para fazer a retirada das refeições a pessoa precisa estar no Cadastro Único e ser morador de Canoas.

Endereço

O Restaurante Popular fica na avenida Boqueirão, 2.751, no bairro Estância Velha.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm