Conecte-se conosco

header-top






 

05/07/2024
 

Destaques

Parque Natural na Av. Farroupilha terá nome do Deputado Jorge Uequed

Redação

Publicado

em

O prefeito de Canoas Jairo Jorge anunciou nas suas redes sociais que o novo parque natural de Canoas, na Avenida Farroupilha, terá o nome de Parque Municipal Deputado Jorge Uequed.

Decisão

Na tarde desta quarta-feira, 1º, exatamente na data de um ano de falecimento do Deputado Federal Constituinte Jorge Uequed, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, apresentou a decisão de homenagear o político à sua família, a viúva Rosemary e os filhos Luciane, Jorge e Gisele, em um encontro no seu gabinete com a presença de seu chefe de gabinete Celso Pitol.

A reportagem de O Timoneiro falou com o Prefeito logo após a conversa. Jairo contou que o projeto já está estruturado e que o parque tem previsão de inauguração já em dezembro.

“O Jorge foi uma pessoa que sempre amou a cidade, se dedicou a ela. Acho que faz todo sentido esta homenagem”, destacou.

Jairo ainda enfatizou a felicidade em poder reunir a família para comunicar a decisão.

“O Jorge Uequed sempre foi um defensor das questões ambientais, e esta homenagem é por tudo o que ele representou para nossa cidade, um homem sempre à frente do seu tempo, brilhante vereador e deputado e que deixou um legado para todos nós”, destacou Jairo Jorge.

Na oportunidade, o prefeito também ressaltou que a homenagem foi sugerida durante encontro com o ex-governador Pedro Simon.

“Em visita desta grande liderança do nosso Estado em meu gabinete, recebi a sugestão da homenagem, o que me deixou muito feliz por poder prestá-la em minha gestão”.

Família agradece homenagem

A família agradeceu o gesto do prefeito e o presenteou com a biografia do político, intitulada “Sem ódio e sem medo”, de autoria de Douglas Souza Angeli.

“Estamos imensamente gratos com o seu gesto e saiba que o pai sempre o respeitou e o admirou muito”, falou Jorge Feres Uequed, um dos filhos. Gisele Uequed também falou ao prefeito sobre a importância desta homenagem.

“É o reconhecimento da cidade para suas pessoas. O pai amava o que fazia e esta é uma forma de eternizar o seu legado. Até hoje, as pessoas procuram nosso escritório para trazer recordações e histórias do nosso pai, algumas se emocionam lembrando. Ele sempre trazia algo original, que fazia a pessoa refletir. Estamos muito gratos e honrados com esta homenagem”, disse Gisele.

Parque natural

Nos próximos dias, o prefeito deverá enviar à Câmara de Vereadores projeto de lei para oficializar o pedido. O Parque Natural fica localizado na avenida Farroupilha, no bairro Marechal Rondon, e possui 6,7 hectares.

O local tem uma ampla área de preservação ambiental e contará com playground, anfiteatro, túnel verde, corredor ecológico e espaços para lazer e educação ambiental. A previsão é de que seja inaugurado em janeiro.

Leia mais: Morre aos 80 anos Jorge Uequed, criador do Seguro-Desemprego

Sobre Jorge Uequed

Deputado Federal Constituinte, Jorge Uequed representou o RS no Congresso por cinco mandatos após iniciar a carreira política aos 26 anos como vereador de Canoas, cidade em que morou desde criança com a família de origem libanesa que se estabeleceu no município para empreender no ramo comercial vinda do município de Rio Grande com passagem pelo comércio do centro da capital Porto Alegre.

Uequed foi também professor, advogado, jornalista e empresário, sendo uma das principais lideranças de Canoas e do estado do Rio Grande do Sul por muitas décadas de atuação.

Orador da primeira turma de Direito da Unisinos, fundou seu escritório de advocacia que tem atuação nacional ainda no ano de 1972.

Foi proprietário da TV Guaíba e era o atual diretor do Jornal O Timoneiro, de Canoas.

Destaques

Prestes a completar 85 anos, Canoas olha para o passado para projetar o futuro

Redação

Publicado

em

Prestes a completar 85 anos, Canoas olha para o passado para projetar o futuro - Enchente 67
por Marcelo Grisa
marcelogrisa@gmail.com

A cidade de Canoas completa 85 anos de emancipação política no dia 27 de junho, enquanto ainda se recupera da maior tragédia de sua história.

As chuvas que atingiram o RS entre o final de abril e o começo de maio de 2024 entraram para a história em todo o Estado. Em Canoas, entretanto, mais de 60% da área urbana da cidade ficou debaixo d’água.

O Grupo O Timoneiro, no objetivo de discutir os rumos do município e para que a importância desse assunto não seja esquecida, foi atrás de histórias anteriores a que os canoenses vivem hoje.

Fala-se muito nas enchentes de 1941, que definiram políticas para as décadas seguintes em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Entretanto, os mais antigos lembram-se também de 1967, quando muitos dos bairros que alagaram no mês passado.

Falamos com algumas dessas pessoas que já sabem, a 57 anos, o que é passar por uma enchente.

Primeiras memórias

Zenona Muzykant, de 85 anos, havia chegado a Canoas, vinda de Dom Feliciano, a menos de dois anos quando as águas atingiram a cidade.

Então moradora do Mathias Velho, ela se recorda de ficar confusa ao receber informações, já que pouco conhecia Canoas à época. “A gente ficava sabendo das coisas por quem passava na rua”, relata.

Na época, Zenoma Muzykant estava em Canoas a apenas dois anos

Na época, Zenoma Muzykant estava em Canoas a apenas dois anos

A água chegou até a metade das janelas da sua casa, na Rua Maceió. “O pessoal levantou tudo, não perdemos muita coisa. Mas muitos parentes meus perderam tudo que tinha em casa”, aponta Zenona.

A sensação que ela tem com a enchente de 2024 é bem diferente. “Parece que muito mais gente foi atingida dessa vez”, diz.

Entretanto, para a moradora do bairro Igara, o mais importante é a manutenção da vida. “O resto se batalha e consegue com garra, vontade e fé.”

Socorrista e resgatado

Samuel Eilert resgatava pessoas de barco na enchente de 1967

Samuel Eilert resgatava pessoas de barco na enchente de 1967

Samuel Eilert nasceu no bairro Rio Branco e, como ele mesmo diz, cresceu na beira do Rio Gravataí. Os diques estavam em construção, e a estrutura que foi afetada em 2024 não estava pronta em 1967.

Então com 23 anos, o professor aposentado saiu pelas ruas junto com seu pai, Douglas, fazendo o que muitos canoenses fizeram em 2024: o resgate dos vizinhos e amigos que não tinham como fazê-lo.

“Naquele momento, os lugares seguros eram dois: a Praça da Igreja ou os trilhos do trem. As pessoas acampavam por lá”, relembra.

Com menos informações a respeito dos rios do que hoje em dia, Samuel diz que não era possível prever o que aconteceria em seguida. “Auxiliávamos e esperávamos. Eu conhecia o terreno, mas nunca tinha visto algo assim”, explica.

Em 2024, o professor Samuca, como muitos ex-alunos o chamam, esteve do outro lado da mesma situação. No mês passado, ele foi resgatado em sua casa por um grupo de jovens em um barco.

“Me senti da mesma forma quando eu resgatava, lá em 67. A juventude salva”, afirma.

Samuel acredita que, assim como no passado, os fatos recentes farão com que os rios não se comportem mais da mesma forma. “A gente precisa que o poder público se prepare de outras formas agora”, diz.

Continuar a ler

Destaques

Prefeitura de Canoas disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Redação

Publicado

em

Prefeitura disponibiliza formulário para população se cadastrar no Auxílio Reconstrução do Governo Federal

Todos os canoenses que residem em regiões atingidas pela enchente já podem se cadastrar no formulário disponível pela Prefeitura, para terem acesso ao Auxílio Reconstrução do Governo Federal.

A iniciativa vai garantir R$ 5,1 mil diretamente à população, com pagamento realizado pela Caixa Econômica Federal, via PIX. O município cadastrou todos os CEPs das áreas afetadas. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico.

Os canoenses devem realizar o cadastro neste link.

Após o cadastro, a pessoa indicada como responsável deve acessar um sistema do Governo Federal, que será aberto na próxima segunda-feira (27/05), para confirmar o pedido. É necessário ter uma conta GovBr. Quem já possui conta na Caixa receberá o dinheiro diretamente nela. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma poupança, onde será depositado o benefício.

No momento do cadastro, os canoenses devem preencher as seguintes informações:

– Nome completo e CPF do responsável da família;
– Nome completo e CPF de todos os outros membros da família;
– Endereço completo e CEP.
– Telefone de contato

*Após a inscrição, o morador deve assinar uma autodeclaração se responsabilizando pelas informações prestadas.

Continuar a ler

Destaques

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Redação

Publicado

em

DESASTRE NO RS: Total de mortos sobe para 83; 111 estão desaparecidos

Na manhã desta segunda-feira, 6, um boletim divulgado pela Defesa Civil apontou que o número de mortos em decorrências das chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul subiu para 83. Ainda estão sendo investigadas outras 4 mortes, e há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

De acordo os dados da Defesa Civil, 141,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (na casa de amigos ou familiares). Ao todo, 345dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850  mil pessoas.

Risco de inundação extrema

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15min desta segunda-feira, 6, o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm