Saúde
Atividades de ritmos são realizados para marcar prevenção do câncer de mama em Canoas
Outubro Rosa é um movimento mundial que alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer. A Ulbra Canoas realizou atividades de ritmos na tarde desta segunda-feira, 30, para marcar a conscientização do tema.
Colaboradoras participaram de modalidades de danças agrupadas, alongamentos e caminhada pelo campus.
“O Outubro Rosa é considerado o mês alusivo à proteção e promoção da saúde da mulher contra o câncer de mama. Devemos consultar o médico e realizar os exames, para prevenir a doença, pelo menos uma vez por ano”, alerta Eliana Ribeiro, enfermeira do Serviço Especializado de Segurança e Medicina no Trabalho (Sesmt).
Sensibilização
A coordenadora de Recursos Humanos (RH) da Ulbra Canoas, Marjorie Bangel Carvalho Nascimento, destaca que “o evento tem o objetivo de mobilização conjunta para alertar nossas colaboradoras para que elas façam o autoexame e compreendam a importância da prevenção. É uma sensibilização com foco para que elas procurem o sistema de saúde e façam os exames.”
O coordenador do curso de Educação Física da Ulbra Canoas, Daniel Carlos Garlipp, também ressaltou a importância da prevenção ao câncer de mama.
“A mulher precisa se conhecer e identificar possíveis alterações. No momento em que fazemos ação conjunta de dança e exercícios físicos, as pessoas aprendem mais sobre si mesmas”, garante Garlipp.
A professora de Educação Física Caroline Conrado, que coordenou a atividade, é egressa da Ulbra Canoas.
“A atividade de hoje é para unir mulheres em prol de uma mesma causa. A descoberta de um câncer é um momento muito difícil. Esta integração e envolvimento é algo importante para a conscientização”, conclui.
Saúde
Mutirão de cateterismo no HU busca agilizar tratamentos e liberar leitos
Até a próxima segunda-feira, 27, o Hospital Universitário de Canoas (HU) realiza um mutirão de 45 procedimentos de cateterismo para pacientes internados.
A ação, que teve início na quarta-feira, 22, tem como objetivo reduzir o tempo de espera de pacientes, alguns aguardando há mais de 120 dias, e liberar leitos essenciais para o atendimento na cidade.
Segundo a gestão municipal, o mutirão busca também ampliar a capacidade de resposta dos leitos de retaguarda para o Hospital Nossa Senhora das Graças, as UPAs e o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, promovendo maior agilidade no sistema de saúde municipal.
“É um caminho sem volta, nós vamos tratar de todos os represamentos de procedimentos médicos e de cirurgias que estamos precisando fazer”, afirmou o secretário de Saúde, Eduardo Bermudez.
Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
- Geral6 dias atrás
Prefeitura de Canoas alerta população sobre golpe de e-mails falsos alegando irregularidades no alvará
- Geral1 semana atrás
Prefeito Airton Souza envia ajuda para Itapema/SC após enchentes
- Transporte1 semana atrás
Prefeitura busca recursos federais para renovar frota de ônibus de Canoas
- Saúde6 dias atrás
Secretaria da Saúde de Canoas recebe Troféu Compromisso Social da SAS Brasil
- Esporte1 semana atrás
Canoas será sede de etapa regional do Campeonato Brasileiro de Judô
- Geral6 dias atrás
Defesa Civil de Porto Alegre apresenta totens e Centro de Monitoramento e Alerta a subprefeituras
- Saúde5 dias atrás
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
- Saúde5 dias atrás
Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas