Geral
Ulbra promove castrações gratuitas no Hospital Veterinário e atende mais de 100 cães e gatos

O curso de Veterinária da Ulbra realizou na última quinta-feira, 26, uma ação de castração gratuita de mais de 100 animais, entre cães e gatos, no Hospital Veterinário da universidade.
O hospital, que é uma instituição de referência para atendimento de diversas espécies, sedia a maior parte das aulas do curso de Medicina Veterinária e oferece serviços particulares como consultas, exames, vacinas e procedimentos cirúrgicos.
Dia Mundial dos animais
De acordo com o diretor do Hospital Veterinário, professor Paulo Aguiar, a ação de castração já é uma tradição na Ulbra e geralmente acontece no mês de outubro em comemoração ao Dia Mundial dos Animais, que ocorreu no último dia 4.
“Nesta ação abrimos mais vagas para gatos, por se tratarem de animais menores e isso torna o procedimento mais rápido. O motivo de só fazermos castrações de machos neste mutirão é também para otimizar o número de animais atendidos, já que as castrações das fêmeas são mais complexas e demoradas por serem procedimentos mais invasivos”, detalhou Aguiar.
Atendimentos

Professor Paulo Aguiar é o diretor do Hospital Veterinário da Ulbra
Segundo o diretor, a cada mês o hospital atende cerca de 300 animais, sendo a maioria deles cães.
“Hoje podemos estimar que, no geral, dos atendimentos que o público procura aqui, 60% são para cães e 40% de gatos. Eventualmente há exceções, pois estamos capacitados para atendimento de animais não convencionais como jabutis, aves, hamsters, entre outros. Além disso, atendemos também os animais de maior porte que vivem na Fazenda Escola da Ulbra aqui no campus”, explica.
Urgência e emergência
Aguiar pontua ainda que existem momentos em que os atendimentos do hospital são voltados a práticas dos estudantes em aula, o que faz com que estas atividades tenham um valor mais acessível ao público. Além disso, há a rotina padrão de atendimentos particulares, que também oferece valores justos à população.
Enquanto os atendimentos com hora marcada podem ser agendados pelo telefone (51) 3477-9212 , a instituição conta também com plantão para urgências e emergências. “
Nestes casos de urgência e emergência é importante trazer o paciente direto para cá, para que possamos estabilizar o animal”, alerta o diretor.
Apoio ao curso
O professor Paulo explica que o Hospital Veterinário tem como principal vocação dar suporte ao curso de Veterinária, já que com ele é possível aproximar a teoria e a prática no dia a dia dos estudantes. E é possível ver esta aproximação quando se anda pelos corredores da casa de saúde.
Com laboratórios, consultórios e salas de aula distribuídos no mesmo prédio, mesmo aqueles que chegam para as disciplinas teóricas tem contato naquele dia com pacientes, consultas e procedimentos.
Além de ser diretor, Paulo Aguiar também dá aulas aos futuros veterinários enquanto comanda um hospital com diversos colaboradores.
“É um desafio, mas também é uma grande satisfação ser professor e estar à frente deste hospital com uma equipe que hoje conta com 21 residentes, 16 professores e 14 colaboradores”, conclui.
Geral
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.
A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.
O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.
A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.
Geral
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).
A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.
A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.
Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.
Geral
Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas
Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.
Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas
- Saúde1 semana atrás
Sobe para quatro o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Rio Grande do Sul
- Opinião1 semana atrás
Artigo: “PRÊMIO NOBEL DO CESSAR-FOGO?” (por Carlos Marun – ex-Ministro de Estado)
- Trânsito1 semana atrás
Haverá bloqueio na rua lateral da BR-116 na próxima segunda-feira, 13
- Animais4 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria3 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Geral1 semana atrás
Unilasalle concede título de Doutora Honoris Causa à jornalista Míriam Leitão
- Educação3 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Cultura1 semana atrás
BRDE participa de reunião com Ancine e RioFilme para fortalecer integração na gestão do Fundo Setorial do Audiovisual