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18/09/2025
 

Geral

UniRitter conquista prêmio por capacitação tecnológica gratuita para jovens de famílias de baixa renda

Redação

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UniRitter conquista prêmio por capacitação tecnológica gratuita para jovens de famílias de baixa renda

O Jovem Tech – projeto da UniRitter de capacitação tecnológica gratuita para jovens de famílias de baixa renda – conquistou a primeira colocação na categoria Ações Junto à Comunidade do 3º Prêmio Inovação no Ensino Superior,

A premiação, realizada pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), ocorreu na sexta-feira, 20, logo após o encerramento da votação online aberta ao público.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e o Parque Canoas de Inovação (PCI), por meio das empresas Exatron, Novus e TKS, o Jovem Tech Canoas – assim como as edições dos campi FAPA e Zona Sul – tem como característica os incentivos à cultura de inovação e à capacitação inicial em Tecnologia da Informação.

Na modalidade em que a UniRitter concorreu, foram avaliadas experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade e o uso da inovação para curricularização da Extensão Universitária.

O Prêmio Inovação no Ensino Superior visa estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas, com reconhecimento e premiação às Instituições de Ensino Superior (IES), aos professores e gestores educacionais pelos resultados obtidos.

Sobre o Jovem Tech Canoas

UniRitter conquista prêmio por capacitação tecnológica gratuita para jovens de famílias de baixa renda

Turma em aula

A qualificação busca profissionalizar estudantes de baixa renda interessados na área de Tecnologia da Informação.

A primeira turma do projeto no município conta com 35 estudantes, de 17 a 23 anos, matriculados na rede pública de ensino e selecionados pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante o primeiro módulo, dividido em 24 encontros até dezembro, os estudantes recebem conhecimentos teóricos e práticos diretamente nos laboratórios da UniRitter.

Ministradas por alunos do curso de TI da UniRitter, com a supervisão de docentes da instituição, as aulas abordam questões próprias da tecnologia, do universo digital e do pensamento computacional.

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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Redação

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3º Colóquio Sesc de Arte Educação recebe inscrições até o dia 22 de setembro

Ainda dá tempo de garantir presença no 3º Colóquio Sesc de Arte Educação, que acontece de 22 a 24 de setembro, em formato online e gratuito. Com o tema “Mulheres nas Artes Cênicas: legado, memória e contribuições”, o encontro reunirá pesquisadoras, artistas e profissionais da arte e educação em três dias de diálogos, reflexões e trocas de experiências sobre o protagonismo feminino no teatro brasileiro.

As inscrições estão abertas até 22 de setembro e podem ser feitas pelo site even3.com.br/3coloquiosesc-610783. Será possível emitir certificado a partir de 8 de outubro, mediante 75% de frequência e preenchimento da pesquisa de satisfação.

O Colóquio dá continuidade às discussões iniciadas em 2023, que trataram de territorialidade e oralidades. Nesta edição, a ênfase está nas mulheres trabalhadoras das artes cênicas, valorizando experiências para além da sala preta e do palco italiano, e reforçando estratégias de mediação por meio da Arte Educação.

Ao valorizar esses legados, o evento também reivindica a presença de histórias ainda ausentes na narrativa oficial do teatro brasileiro, ampliando perspectivas e reafirmando o teatro como espaço vivo, crítico, conectado à vida e aberto a novas formas de existir.

A programação é totalmente gratuita e os três dias de atividades são subdivididos por três eixos: Arte Educação: Mulheres nas Artes Cênicas e os Territórios dos Saberes; Arte Inter(ação): Jogos, Teatralidade e Educação; e Territórios Criativos: Produção das Artes.

A programação completa pode ser conferida abaixo. O evento é uma realização conjunta dos Departamentos Regionais do Sesc Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina com apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Programação:

22/09 (Segunda-feira)

Eixo: Mulheres: Arte, Educação e os Territórios do Saberes – Sesc/SC

  • 14h – Abertura – As mulheres na cena – Poética e leitura dramática
  • 14h30 às 17h – Diálogos com os convidados Vicente Concilio, Vera Regina Martins Collaço e Fátima Costa Lima

23/09 (Terça-feira)

Eixo: Arte Inter(ação): Jogo, Teatralidade e Educação – Sesc/RS

  • 14h – No tear da História: Maria Helena Lopes com Juliana Wolkmer
  • 15 h – Olga Reverbel e o ensino de Teatro no Brasil com Cristiano Goldschmidt
  • 16h – Coisas pra dizer em voz alta, práticas e escutas de uma atriz com Mirna Spritzer
  • 16h20 às 16h40 – Rodada de conversa com os convidados
  • 16h40 às 17h – Perguntas e interações com o público

24/09 (Quarta-feira)

Eixo: Territórios Criativos: Produção das artes – Sesc/PR

  • 14h – Abertura com Juliana Baum
  • Convidadas Yara Rossatto e Ana Tezza
  • 16h às 17h – Apresentação de materiais educativos e Revistas Sesc
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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

Redação

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MTE alerta: é falsa a informação sobre processos seletivos para vagas nos Correios

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) esclarece que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de mensagens sobre supostos processos seletivos para vagas de emprego nos Correios. As publicações fraudulentas chegam a solicitar pagamento de taxas para participação, o que configura tentativa de golpe.

O MTE não possui qualquer parceria com os Correios para esse tipo de contratação. Trata-se de informação enganosa que utiliza indevidamente o nome do Ministério.

Para coibir essa prática criminosa, o MTE já acionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, que estão adotando as medidas cabíveis.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 158 ou pelo canal oficial Fale Conosco: https://contatos.trabalho.gov.br/.

Fonte: Agência Gov

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Redação

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Ulbra recupera ambulância histórica para práticas do curso de Medicina

Na segunda-feira, 15, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destinou oficialmente uma ambulância para aulas práticas do curso de Medicina, no campus Canoas. O veículo, que já fazia parte do patrimônio da instituição, foi totalmente reformado e adaptado para simular atendimentos do SAMU.

O curso de Medicina da Ulbra já conta com um centro de simulação integrado, que reproduz o circuito completo de atendimento hospitalar. Com a chegada da ambulância, esse espaço passa a ser ainda mais aprimorado, permitindo que os estudantes vivenciem todo o processo de atendimento: desde o socorro do paciente com o veículo, a simulação da regulação médica, até o cuidado prestado na emergência hospitalar.

Ambulância de cinema

O veículo, modelo 1991 Ford F150 XL S, foi importado dos Estados Unidos e é um exemplar raro no Brasil. Na cor branca e com capacidade para cinco pessoas, a ambulância possui suspensão ajustável conforme o terreno e um baú projetado como UTI móvel, características que até hoje não são comuns nas ambulâncias brasileiras. É um modelo frequentemente visto em produções cinematográficas, o que a torna ainda mais singular.

Adquirida em 1996 para o plano Ulbra Saúde, a ambulância já foi utilizada em atendimentos domiciliares, no Hospital Álvaro Alvim (Porto Alegre) para transporte de pacientes e no hospital que a instituição mantinha em Tramandaí. Também teve papel importante em treinamentos práticos das disciplinas de Trauma e Emergência.

A restauração do veículo foi conduzida por Renan Carvalho da Cruz, profissional responsável pela reforma, que durou 40 dias.

“Pegamos essa ambulância que estava há praticamente 15 anos parada e restauramos quase todas as peças, praticamente 100% de restauração. As peças estavam boas, porém velhas, mas é um veículo com material americano, diferenciado, e isso facilitou a restauração”, explica.

Inovação na formação médica

Para o professor Rogério Fett Schneider, docente do curso de Medicina da Ulbra e coordenador do Centro de Simulação, a chegada do veículo representa um avanço significativo na qualificação acadêmica.

“Hoje, com o advento do SAMU, temos muitas ocorrências, tanto emergências clínicas quanto traumáticas, e o atendimento pré-hospitalar é fundamental. Muitos alunos estão atuando em serviços de regulação do SAMU, e o cenário prático vai contemplar também esse contexto, a regulação, o atendimento na rua, o resgate, com todas as formas de urgência e emergência”, conta.

Ele acrescenta que a ambulância fortalece ainda mais a experiência acadêmica dos estudantes. “O veículo vai trazer uma veracidade muito interessante para a capacitação dos alunos. Hoje somos a única universidade com esse cenário de simulação de atendimento pré-hospitalar na íntegra, inclusive com a regulação médica, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, destaca.

Segundo Marcelo Guerra, coordenador do curso de Medicina da Ulbra, a integração da ambulância à simulação reforça a segurança do paciente e a formação prática dos estudantes.

“Estamos cada vez mais integrando a simulação, que é toda a atividade que o aluno faz antes de chegar ao paciente verdadeiro. Então, a simulação tem muito a ver com a segurança dos nossos pacientes. O aluno primeiro treina em ambiente simulado, controlado, e se capacita para quando realmente tiver um caso, saber atuar nessa circunstância”, explica.

Mais informações sobre o curso de Medicina da Ulbra estão disponíveis em: ulbra.br/canoas/graduacao/presencial/medicina/bacharelado

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