Conecte-se conosco

header-top







 

15/04/2026
 

Saúde

Hospital Universitário de Canoas nomeia novo diretor-geral

Redação

Publicado

em

Hospital Universitário de Canoas nomeia novo diretor-geral/Maro Sparta - Divulgação PMC

O Hospital Universitário de Canoas (HU) anunciou seu novo corpo diretivo na manhã de sexta-feira, 18. O médico Mauro Sparta assume a posição de diretor-geral da instituição, com Edemar Paula da Costa como superintendente e o médico André Lima Cecchini como diretor técnico.

O recém-nomeado diretor-geral do HU enfatizou a importância de Canoas como um ponto de referência para muitos municípios, responsável pelo atendimento de quase quatro milhões de pessoas dentro do sistema de saúde.

Ele também destacou a falta de reajuste na tabela SUS nos últimos 20 anos, mas ressaltou a necessidade de não permanecerem inertes, aguardando mudanças nesse cenário. Em vez disso, ele enfatizou a importância de buscar soluções alternativas que permitam oferecer serviços de saúde de excelência.

O diretor demonstrou confiança na competência da equipe de profissionais do hospital e acredita que todos contribuirão para a reconstrução desse espaço crucial.

Sobre Mauro Sparta

Natural de Santo Ângelo, Mauro Sparta é médico formado pela Universidade Católica de Pelotas (1979). Tem especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Passo Fundo (1992).

É especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Conselho Federal de Medicina, sendo membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Brasileira de Queimaduras. Atuou, ainda, como diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital Parque Belém.

Com 20 anos de trajetória de vida pública, foi deputado estadual, secretário extraordinário da Copa 2014, chefe-adjunto da Casa Civil e secretário estadual do Meio Ambiente.

Saúde

Anvisa determina apreensão de canetas emagrecedoras irregulares no País sem registro

Redação

Publicado

em

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na terça-feira, 14, a apreensão dos medicamentos Gluconex e Tirzedral, conhecidos como canetas emagrecedoras, produzidos por empresa não identificada. A medida também proíbe a comercialização, distribuição, importação e o uso dos produtos em todo o país.

Segundo a Anvisa, os produtos são amplamente divulgados na internet como medicamentos injetáveis à base de GLP-1 e ficaram conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”. No entanto, não possuem registro, notificação ou qualquer tipo de cadastro junto ao órgão regulador.

De acordo com a agência, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, não há garantia quanto à composição ou à qualidade, o que representa risco à saúde. A orientação é de que não sejam utilizados em nenhuma hipótese.

A Anvisa também orienta que profissionais de saúde e pacientes que identifiquem unidades desses produtos entrem em contato com os canais de atendimento do órgão ou com a Vigilância Sanitária local.

A decisão está formalizada na Resolução (RE) nº 1.519/2026, publicada no Diário Oficial da União.

Continuar a ler

Saúde

Canoas ultrapassa 20 mil imunizados contra a gripe; vacinação segue nas unidades de saúde

Redação

Publicado

em

A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento em Canoas e já alcançou mais de 20 mil pessoas imunizadas desde o início da mobilização, realizada no Dia D em 28 de março.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, mais de 10 mil doses foram aplicadas ao longo de março. Já em abril, até a última sexta-feira (10), o número se aproxima de 11 mil aplicações, indicando adesão da população à campanha.

A vacinação está disponível nas 27 Unidades de Saúde do município, com atendimento das 8h às 17h. A ação é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O município ainda dispõe de mais de 20 mil doses em estoque, o que garante a continuidade da imunização nos próximos dias. A orientação é que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários procurem a unidade de saúde mais próxima, portando documento de identificação, CPF, Cartão SUS e, se possível, a caderneta de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, reforça a importância da vacinação.

“A vacina é a forma mais eficaz de prevenir complicações causadas pela gripe, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. É fundamental que as pessoas procurem as Unidades de Saúde e se vacinem. Temos doses disponíveis e estamos preparados para atender a população”, afirmou.

Grupos prioritários

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes (qualquer idade gestacional);
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
Puérperas (até 45 dias após o parto);
Povos indígenas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com deficiência permanente.

Continuar a ler

Saúde

Reabertura do HPS de Canoas é adiada para junho de 2027, após atrasos nas obras

Redação

Publicado

em

Hospital de Pronto Socorro de Canoas tem previsão de reabertura parcial para final de setembro

De acordo com informações divulgadas pelo portal GZH na manhã desta sexta-feira, 10, a reabertura do Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas deve ocorrer apenas a partir de junho de 2027.

O novo prazo está ligado à segunda fase das obras de recuperação da unidade, que sofreu danos durante a enchente de maio de 2024. A previsão inicial indicava a retomada das atividades em dezembro de 2026, mas o cronograma foi revisado.

Segundo o texto, o município divulgou edital para contratar a empresa responsável pelo projeto e pela execução das obras. A abertura das propostas está marcada para o dia 22 de abril. Caso não haja recursos administrativos ou questionamentos judiciais, a assinatura do contrato pode ocorrer no início do segundo semestre.

Conforme o edital, o prazo estimado para conclusão da reforma é de 12 meses, com entrega prevista para junho de 2027. O contrato com a empresa vencedora terá vigência de 18 meses.

Entre as intervenções previstas estão a recuperação da cobertura, substituição de revestimentos, melhorias nas casas de máquinas e reservatórios, além de adequações nos sistemas elétrico e hidrossanitário, instalação de climatização, pintura e serviços de paisagismo. O investimento pode chegar a R$ 10,13 milhões.

Após a conclusão das obras, ainda será necessária a compra de móveis e equipamentos médicos. Em setembro de 2024, a prefeitura suspendeu o processo de aquisição desses itens. Até o momento, não há definição sobre quando o hospital voltará a operar plenamente.

Procurada pela reportagem do Jornal O Timoneiro, a prefeitura de Canoas informou que em breve enviará uma nota sobre o assunto.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques