Geral
Jovens canoenses em formação profissional passam a ter isenção na tarifa do metrô
Na quinta-feira, 10, a Trensurb, a Prefeitura de Canoas e a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) estabeleceram uma parceria para oferecer isenção de tarifas no metrô a jovens em situação de vulnerabilidade social que estão participando do curso de formação para o mundo do trabalho promovido pelo Espro.
Esse evento foi parte de uma série de encontros realizados pela nova Direção da Trensurb com os prefeitos das cidades atendidas pelo metrô, visando a cooperação em ações e melhorias na mobilidade urbana na região.
Presentes
Estiveram presentes na ocasião o diretor-presidente Fernando Marroni, a diretora de Administração e Finanças, Vanessa da Rocha, o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Francisco Vicente, o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Nazur Garcia, e o assessor de Relações Institucionais, Vicente Selistre.
Idades entre 14 e 22
O objetivo desse acordo é viabilizar a participação de jovens moradores de Canoas, com idades entre 14 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, no curso de formação para o mundo do trabalho.
Os participantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino ou ter concluído o ensino médio.
O programa, fruto da colaboração entre a Prefeitura de Canoas e a Espro, busca desenvolver a autonomia desses jovens na busca pelo primeiro emprego, além de incentivar sua participação em processos seletivos para programas de aprendizagem.
O curso é realizado presencialmente na sede do Espro em Porto Alegre.
Geral
Evento reúne especialistas do varejo nacional para debater inovação na gestão e novas tecnologias para o setor
No próximo dia 13 de novembro, a WayUp Brasil, fintech fundada em Porto Alegre e especializada em produtos e serviços financeiros para o varejo, promoverá no Instituto Caldeira a primeira edição do WayUp Talks.
O evento, reunirá especialistas do setor varejista para debater inovação, tecnologia e estratégias que respondam aos principais desafios enfrentados pelo segmento.
“O grande desafio para o varejo é acelerar as vendas com baixo custo, gerando receitas adicionais e fidelizando o cliente. O objetivo desse encontro é justamente apontar soluções e tecnologias que ajudem os lojistas nesse objetivo. Nossa ideia é promover um debate que ajude a preparar o varejo para um futuro de transformações cada vez mais rápidas”, comenta Cláudio César Burtet, co-founder e CEO da WayUp Brasil.
Programação
A programação iniciará com a palestra “Gerenciando o Sucesso do Cliente”, ministrada por Deivison Vieira, consultor em CRM,CS e CX. Logo após a programação segue com a palestra “Descomplicando a Integrações de Plataformas”, com Antonio Castro, Head de Tecnologia da DB Server.
Na sequência, o painel “Empreender com Inovação no Varejo” reunirá Marcelo Marques, co-founder da Mobly; Peter Furukawa, CEO da Quero-Quero; e Fabiana Taccola, diretora de Operações das Lojas Renner e Claudio César Burtet, co-founder e CEO da WayUp Brasil.
As lideranças debaterão como a tecnologia, aliada a estratégias inovadoras de marketing e gestão, podem fortalecer o relacionamento e a fidelização dos consumidores, ampliar as vendas e ajudar o varejo a se adaptar à nova dinâmica do mercado.
De acordo com Burtet, “o evento é uma oportunidade única de compartilhar iniciativas e boas práticas de companhias referência em seu setor para enfrentar os desafios de 2025 num setor cada vez mais competitivo como o varejo. Inovar deixou de ser uma escolha para se tornar uma necessidade”, afirma.
Sobre a WayUp Brasil
Fundada há 10 anos em Porto Alegre, a WayUp Brasil é uma fintech especializada em soluções financeiras que viabilizam acesso ao crédito e programas de relacionamento para os varejistas. Suas soluções permitem aos varejistas de qualquer porte e segmento enfrentar a concorrência utilizando inovações de ponta a custos baixos e sem a necessidade de investimentos fixos.
A empresa oferece uma plataforma para que os lojistas tenham sua própria operação de crédito totalmente digital, alinhada com as principais tendências tecnológicas, mantendo sua autonomia e fortalecendo sua estratégia comercial.
Além desse conjunto de diferenciais, o varejista pode contar também com a expertise dos profissionais da fintech para alavancar as vendas (as compras médias no crédito próprio são entre 20% e 90% maiores), ofertar novos produtos e facilidades ao consumidor, gerando novas receitas com custos significativamente mais baixos que os crediários tradicionais.
O programa de relacionamento e fidelização integrado ao crédito próprio, proporciona maior engajamento e retenção do consumidor, pois conta com planos de parcelamentos diferenciados e ofertas de marketing específicas ao perfil de cada cliente.
Serviço: WayUp Talks apresenta Empreender com Inovação do Varejo
Data: 13 de novembro
Local: Instituto Caldeira (Tv.São José, 455 – Porto Alegre/RS)
Horário: das 8h às 12h
Organização: WayUp Brasil
Programação e palestrantes:
“Gerenciando o Sucesso do Cliente”, com Deivison Vieira, consultor em CRM, CS e CX.
“Descomplicando a Integrações de Plataformas”, com Antonio Castro, Head de Tecnologia da DB Server.
“Empreender com Inovação no Varejo”, com Marcelo Marques, co-founder da Mobly; Peter Furukawa, CEO da Quero-Quero; Fabiana Taccola, diretora de Operações das Lojas Renner e Claudio César Burtet, co-founder e CEO da WayUp Brasil.
Mais informações: faleconosco@wayupbrasol.com e @wayupbrasil
Geral
Corsan promove ações de saúde e bem-estar a desabrigados da enchente de maio em Canoas
Com o engajamento de um time de 60 colaboradores voluntários, a Corsan participou no último sábado, 9, da sua primeira ação do programa “Prospera – Um Movimento pelo Cuidado com a Vida”, promovido pela Aegea por meio de seu braço de iniciativas socioambientais, o Instituto Aegea.
No Rio Grande do Sul, a ação aconteceu em Canoas e atendeu cerca de 300 pessoas que permanecem abrigadas no Centro Humanitário de Acolhimento, vítimas da enchente de maio.
Ccontando também com o apoio de parceiros locais, uma série de atividades foram oferecidas como aula de produção de sabão com óleo de cozinha usado, plantio de hortas, banho e tosa em cães, corte de cabelo, palestras sobre saneamento e nutrição saudável, cinema e atividades recreativas para crianças e jovens, entre outras.
Prospera
A 2ª edição do Prospera aconteceu simultaneamente nos 15 estados brasileiros onde o Grupo atua e ofereceu dezenas de serviços a milhares de pessoas. A ação integra um conjunto de iniciativas dos pilares da Sustentabilidade e ESG que a Aegea e suas concessionárias desenvolvem por todo o país visando gerar prosperidade compartilhada nos territórios.
A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destaca a importância da iniciativa e do engajamento dos profissionais da empresa na ação.
“Participar pela primeira vez do Prospera foi duplamente significativo para a Companhia. Além de oportunizar a assistência a dezenas de famílias que ainda sofrem os impactos da enchente, acompanhar a mobilização dos nossos colaboradores voluntários e a satisfação de cada um em ajudar fortalece, cada vez mais, o sentimento de pertencimento e da cultura social e do voluntariado na Corsan. Promover mais saúde, qualidade de vida e dignidade para as comunidades além da nossa prestação de serviço também está nosso DNA”, salienta.
“O Prospera é um dos exemplos de como a Aegea vai além de suas obrigações contratuais nos municípios onde opera e que está alinhada à nossa estratégia de investimento social, que tem como pilares saúde, educação e renda (IDH). Por meio desta ação nacional levamos serviços sociais importantes para as pessoas de comunidades mais vulneráveis, que muitas vezes têm dificuldade de acesso. Além de contar com parceiros estratégicos, mobilizamos centenas de colaboradores voluntários através do nosso Programa de Voluntariado, garantindo o sucesso da iniciativa”, comenta Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Comunidade
Cerca de 20 famílias do Quilombo Chácara das Rosas terão acesso a programa do Incra
A Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes e o Escritório de Projetos (EPRO) da Prefeitura de Canoas auxiliaram as 20 famílias que vivem no Quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, a terem acesso às políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O município apresentou ao órgão federal a documentação necessária para o quilombo se enquadrar nos critérios da iniciativa.
Essa medida foi necessária para que as famílias tivessem acesso a créditos e ações de infraestrutura, como de saneamento, entre outras concedidas pelo Incra aos beneficiários.
Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, a comunidade quilombola que já tem o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) concluído de seus territórios foi incluída no PNRA. A ação decorre do impacto dos eventos climáticos de maio no Rio Grande do Sul, como forma de agilizar o acesso dessas famílias às ações.
Segundo a coordenadora da Igualdade Racial, Povos Originários e Imigrantes, Ednea Paim, a Prefeitura teve um papel fundamental na implementação de políticas públicas que garantam a inclusão, o desenvolvimento e o respeito aos direitos das comunidades quilombolas.
“Essas ações são orientadas para promover a igualdade, atender às necessidades básicas e valorizar o patrimônio cultural desses grupos. Essas ações também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e respeitosa com a história e os direitos dos quilombolas”, salienta.
Ednea acrescenta que a luta por recursos para os quilombos não é apenas uma questão econômica, mas também de dignidade, respeito e reparação histórica.
“A alocação de recursos adequados contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde os direitos dos quilombolas são respeitados e suas contribuições culturais valorizadas”, completa.
“A disponibilização de recursos para comunidades quilombolas é essencial para garantir a sobrevivência, o desenvolvimento e a preservação cultural desses grupos que, historicamente, enfrentaram exclusão, discriminação e justiça social que respeita e valoriza a história os direitos dos quilombolas e sua voz”, complementa.
Requisitos
Cada unidade familiar terá seus dados conferidos: elas devem cumprir os requisitos necessários à condição de beneficiários da reforma agrária para serem homologadas.
Entre as vedações, estão a ocupação de cargo, emprego ou função pública remunerada; ser proprietário, quotista ou acionista de empresa em atividade; ter renda de atividade não agrícola superior a três salários mínimos mensais ou a um salário mínimo por membro da família; entre outras.
A inserção dos dados e a conferência é feita por meio da Plataforma de Governança Territorial (PGT) do Incra. “Tem uma força-tarefa nacional que vai incluir as informações de cadastro das famílias constantes no RTID de cada comunidade na plataforma.
A partir de 11 de novembro, vamos começar um mutirão de atualização dessas informações em campo”, informa o chefe da Divisão de Territórios Quilombolas do Incra/RS, Sebastião Henrique Santos Lima. A ação vai iniciar pelos municípios de Mostardas, Palmares do Sul e Capivari do Sul. Em Canoas, a data ainda será confirmada.
O RTID é um conjunto de peças técnicas elaboradas pelo Incra a fim de identificar e delimitar os territórios das comunidades quilombolas no processo de regularização fundiária. São estudos sócio-histórico-antropológicos, levantamentos fundiários, cadastros de famílias, entre outros.
A publicação do documento é uma etapa fundamental do processo, que encerra com a titulação definitiva da área em nome da associação quilombola.
O quilombo
O Chácara das Rosas foi o primeiro quilombo urbano que teve seu território totalmente titulado, em 20 de novembro de 2009. A comunidade fica em frente ao Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), a 100 metros do ParkShopping Canoas, em um terreno 3.619 metros quadrados, entre a Avenida Sezefredo Azambuja Vieira e Rua Duque de Caxias.
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