Esporte
SKATE: Canoas receberá nos dias 19 e 20 de agosto o RS Skateboarding AM Street 2023

Um encontro nos dias 19 e 20 de agosto no Skatepark, no Parque Eduardo Gomes (Av. Guilherme Schell, 3600 – Fátima – Canoas) promete agitar a cidade e deve definir os selecionados para o Brasileiro Sub-12 (mirim e infantil, masculino e feminino) de Skateboarding Street 2023.
Além disso, a competição também vai selecionar os participantes para seletiva Sul nas categorias Amador feminino e masculino; Iniciante masculino e feminino; e Master masculino, além de contar pontos para o Ranking Gaúcho de Skateboarding Street Am 2023.
Vagas para seletiva Sul (iniciante, amador e master)
– 5 VAGAS INICIANTE FEMININO
– 10 VAGAS INICINATE MASCULINO
– 5 VAGAS AM FEMININO
– 15 VAGAS AM MASCULINO
– 8 VAGAS MASTER MASCULINO
Vagas para o Brasileiro Sub-12
– 3 VAGAS INFANTIL FEMININO
– 3 VAGAS INFANTIL MASCULINO
– 3 VAGAS MIRIM FEMININO
– 3 VAGAS MIRIM MASCULINO
Como participar
A participação no evento é livre para skatistas de qualquer lugar do país ou do exterior, porém as vagas para o Campeonato Brasileiro e o título de campeão gaúcho 2023 são destinados somente para os skatistas inscritos no site da CBSK como residente no estado do Rio Grande do Sul.
Detalhes da competição
Categorias:
– Infantil masc e fem (nascidos (as) a partir de 2015 com idade máxima de 8 anos)
– Mirim masc e fem (nascidos (as) de 2011 a 2014 com idade máxima de 12 anos).
– Iniciante masc e fem (nascidos (as) de 2007 a 2010 com idade máxima de 16 anos).
– Amador masc e fem (independente da faixa etária, ainda não reconhecidos (as) como skatista profissional).
– Master masc. (nascidos até 1993 com idade mínima e 30 anos).
Valor da inscrição
– R$60,00 todas as categorias
Apoios
- Drop Dead, Represent, Hocks, Trama, Tesla e Gold.
Homologação
- Federação Gaúcha de Skate
Apoio institucional
– Coordenadoria de Juventude de Canoas / Secretaria de Esporte e Lazer de Canoas.
Produção
– Skatebase
Esporte
Parque Getúlio Vargas recebe placa de comunicação aumentativa alternativa, em Canoas

O Parque Getúlio Vargas, em Canoas, passou a contar, na sexta-feira, 19, com uma placa de comunicação aumentativa alternativa instalada em frente à entrada do Minizoo. O equipamento utiliza imagens e pictogramas para auxiliar a comunicação de pessoas com dificuldades na linguagem oral.
A placa foi doada pela iniciativa Causa Nobre, voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e famílias atípicas, em parceria com o Rotary Club de Canoas Empreendedor. O descerramento contou com a presença de representantes das entidades doadoras, secretários municipais e vereadores.
Segundo a secretária da Mulher, Cidadania e Inclusão, Maria Beatris Arruda, a administração municipal estuda a instalação de uma segunda placa em outro ponto do parque.
“É uma causa extremamente importante para que crianças e adultos com deficiência possam ser acolhidos e se comunicar, ainda que não de forma verbal, por meio dos símbolos apresentados na placa”, afirmou.
A cofundadora da Causa Nobre, Ana Carolina Rodrigues, destacou que o recurso é o primeiro do tipo instalado em Canoas.
“A placa permite ampliar a comunicação em um espaço público de grande circulação, promovendo a conexão entre crianças, adultos e famílias”, declarou.
A presidente do Rotary Club de Canoas Empreendedor, Fabiana Minozzo, ressaltou que a iniciativa está alinhada às ações do clube.
“O objetivo é facilitar a comunicação e contribuir para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens”, disse.
Esporte
Canoas promove 1ª edição do Natal em Movimento com pedalada e arrecadação de alimentos

A primeira edição da pedalada Natal em Movimento marcou a noite de quinta-feira, 11, em Canoas, unindo esporte, solidariedade e convivência comunitária. Promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), o evento atraiu mais de 150 participantes e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lar Vicentino, instituição que atende idosos no bairro Igara.
A concentração começou às 19h, na tradicional Praça do Avião, com happy hour, música, food trucks e feirinha de empreendedores. A largada ocorreu às 20h. O percurso de 10 quilômetros, concluído em pouco mais de uma hora, percorreu ruas da região central e contou com o apoio das secretarias de Segurança Pública e de Mobilidade Urbana.
“Este é um evento que promove a integração e que incentiva o esporte e a solidariedade, além de contribuir com o comércio local. Ficamos felizes com a participação do público, que se engajou na proposta e que colaborou, doando os alimentos que, certamente, ajudarão muito os idosos do lar”, comenta a titular da SMMCI, Maria Beatris Conter Arruda.
Moradora do bairro Niterói, a dona de casa Vanessa da Silva, 44 anos, participou do evento junto do marido, Alexandre Freire, 43 e do filho Henrique, 3. Integrante de grupos de pedalada, o casal tem retomado a participação em eventos, depois de uma pausa após o nascimento do pequeno.
“Estamos voltando aos poucos e gostamos muito da proposta desta pedalada e, por isso, resolvemos participar, inclusive com o nosso filho, que está bastante animado”, conta.
O pesquisador Carlos Ricardo dos Santos Barbosa, 40, também se engajou na pedalada. Morador do bairro Rio Branco, ele destacou a importância deste tipo de evento após as enchentes de 2024.
“Eventos esportivos e culturais, que integram pessoas de diferentes bairros e que fomentam a solidariedade, colaboram muito, especialmente em um ano como este, que representa a reconstrução da nossa cidade”, opina.
Esporte
Atleta canoense Katryni Mota celebra medalha de ouro no Mundial de Jiu-Jítsu

A atleta de jiu-jítsu Katryni Mota foi recebida na tarde desta terça-feira, 9, na Prefeitura de Canoas após conquistar a medalha de ouro no 17º Campeonato Mundial Profissional de Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, no mês de novembro. Representando a equipe Team DM, a jovem atleta destacou-se pela técnica, dedicação e potencial, levando o nome do município ao lugar mais alto do pódio mundial.
Estudante da EMEF Gonçalves Dias e atualmente cursando o 6º ano, Katryni mantém uma rotina intensa de treinos, realizados em Cachoeirinha, aliada a disciplina, preparação física e cuidados com a alimentação, fatores que, segundo ela, foram decisivos para o resultado alcançado.
A atleta ressaltou que a participação no mundial foi viabilizada por meio do Edital de Auxílio Esportivo, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), que oferece apoio financeiro a atletas e entidades esportivas para a participação em competições oficiais, tanto no Brasil quanto no exterior. O programa busca ampliar oportunidades e incentivar o desenvolvimento esportivo no município.
Durante o encontro, Katryni destacou a importância do incentivo recebido.
“Só consegui atingir meu objetivo com foco e disciplina. Treinei muito, cuidei da alimentação e tive o apoio do Edital de Auxílio Esportivo, que tornou possível minha participação no campeonato”, afirmou.
Prefeito Airton Souza destacou:
“Incentivar nossos atletas é fundamental para impulsionar o crescimento do esporte em Canoas. A Katryni é motivo de orgulho para todos nós, e seguimos na torcida por ela e por todos os atletas da nossa cidade”.

Oportunidade1 semana atrásBanrisul abre processo seletivo de estágio com inscrições gratuitas e salários de até R$ 2.588,72

Geral1 semana atrásDeise Nunes Lopes assume a presidência da CDL Canoas no biênio 2026/2027

Serviços1 semana atrásCentros de Acesso a Direitos de Canoas estarão fechados nesta sexta-feira, 19

Geral1 semana atrásAcadef de Canoas recebe equipamentos do SUS e amplia atendimentos na região

Saúde1 semana atrásIPE Saúde e OAB/RS firmam contrato para prestação de serviços médicos a advogados e dependentes

Política7 dias atrásCanoas apresenta programa Acelera Canoas e sanciona lei que cria o Dia S

Segurança1 semana atrásCanoas prorroga prazo para doação de coletes refletivos a motoboys e motofretistas até domingo, 21

Transporte3 dias atrásPasse Livre em Canoas é prorrogado até fevereiro de 2026


























































