Geral
VIDA SOBRE TRILHOS: Estação Canoas da Trensurb recebe novamente ação do Projeto Help

No sábado, 12, das 10h às 12h, a Estação Canoas da Trensurb recebe mais uma vez a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, focada em saúde mental e valorização da vida.
Voluntários do projeto irão distribuir mensagens motivacionais aos usuários do metrô e oferecer um local de escuta qualificada, o chamado “Cantinho do Desabafo”, onde ficam à disposição para ouvir e conversar com quem esteja necessitando de apoio emocional.
Além disso, eles promovem dinâmicas interativas diversas buscando incentivar que o público participante da ação alcance suas próprias histórias de superação.
O projeto disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 4200-0034.
Depressão
Conforme a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta sofrem de depressão. A cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. E o Rio Grande do Sul, historicamente, é o estado com a maior taxa de suicídio do Brasil, que chega a 12,4 mortes a cada 100 mil habitantes.
Buscando contribuir para mudar essa realidade, os voluntários do Help prestam serviços à comunidade, ao conscientizar sobre a saúde mental e valorização da vida e também amparar aqueles que lidam com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, desejos de suicídio, entre outros.
Os participantes do projeto são, em geral, pessoas que já venceram esses problemas, muitas vezes vistos como tabu na sociedade. Desse modo, eles procuram realizar um trabalho social, apresentando, através de suas próprias histórias de vitória, ferramentas para que outras pessoas também possam superar questões de ordem emocional e reconstruir sua saúde mental.
A parceria com a Trensurb teve início em outubro do ano passado. A ação deste sábado será a 43ª desde então, alcançando, ao longo desse período, 10,2 mil usuários do metrô nos seis municípios atendidos pela linha do trem. Ao todo, 157 pessoas foram atendidas no Cantinho do Desabafo e mais de 150 voluntários participaram das atividades.
Estão programadas ações nas estações até setembro, sempre aos sábados, das 10h às 12h:
– 12/08, na Estação Canoas;
– 19/08, na Estação São Leopoldo;
– 09/09, na Estação Sapucaia;
– 16/09, na Estação Mercado;
– 23/09, na Estação Canoas;
– 30/09, na Estação São Leopoldo.
Geral
Com previsão de mais de 300mm de chuva, Prefeitura de Nova Santa Rita intensifica acolhimento e arrecada doações para famílias afetadas

Diante do volume de 280 milímetros de chuva registrados nos últimos três dias — com previsão de ultrapassar os 300mm nas próximas horas — a Prefeitura de Nova Santa Rita segue mobilizada para atender a população afetada pelos alagamentos em diversos pontos da cidade. Entre as áreas mais atingidas estão a Vila Esperança, no bairro Berto Círio; o Porto da Figueira, no bairro Sanga Funda; e o loteamento Maria José, no bairro Caju.
Até o momento, 16 famílias — totalizando 47 pessoas — estão acolhidas no Centro Humanitário de Acolhimento, localizado na Rua Porto da Farinha, 245, bairro Caju. O espaço permanece aberto a todos que precisarem de abrigo, alimentação e apoio. Animais de estimação também estão sendo recebidos e acolhidos no local.
Além do acolhimento, a Prefeitura está deslocando caminhões para ajudar no transporte de móveis e eletrodomésticos, garantindo mais segurança e agilidade às famílias atingidas.
O prefeito Rodrigo Battistella destacou a união da cidade no enfrentamento das consequências da chuva. “Nossa prioridade é proteger e cuidar das pessoas. Nova Santa Rita está de prontidão com todas as equipes atuando nas ruas, e contamos com o apoio da comunidade para juntos superarmos mais esse desafio. A solidariedade do nosso povo faz a diferença.”
Doações e ajuda
A administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, também está recebendo doações de itens essenciais, especialmente toalhas, roupas de cama e mantimentos. As doações podem ser entregues no próprio Centro Humanitário ou em pontos de apoio organizados pelas secretarias municipais.
A secretária de Desenvolvimento Social, Solange Laubine, reforça a importância da solidariedade. “Estamos vivendo um momento muito delicado. Estamos trabalhando com todo o empenho para acolher as famílias com dignidade, mas toda ajuda é fundamental para que possamos ampliar esse cuidado.”
O secretário de Segurança Pública, Moacir Godoi, também ressaltou o papel das forças municipais na resposta rápida.
“Estamos com a Defesa Civil, Guarda Municipal e demais equipes trabalhando em plantão permanente. A população pode ter certeza de que ninguém ficará sem atendimento. Nosso compromisso é garantir segurança e acolhimento a todos que necessitam.”
Defesa Civil Municipal
A Defesa Civil segue monitorando os pontos críticos e pode ser contatada pelo número (51) 98922-8949 para situações de emergência ou pedidos de apoio.
Notícias
Canoas decreta situação de emergência devido a alagamentos e chuvas intensas

A Prefeitura de Canoas decretou, na quarta-feira, 18, situação de emergência no município em razão dos alagamentos e das chuvas intensas que atingem a cidade desde a noite de terça-feira, 17. O decreto se aplica às áreas afetadas, conforme classificação da Defesa Civil, e segue os parâmetros da Portaria nº 260/2022 do Ministério do Desenvolvimento Regional.
De acordo com levantamento da Defesa Civil, cerca de 35% do território de Canoas foi atingido, com registro preliminar de mais de 100 pessoas desabrigadas e 500 desalojadas, em decorrência de um volume de chuva que superou 80 mm em poucas horas.
Com a declaração de situação de emergência, a Prefeitura pode mobilizar todos os órgãos municipais para atuarem na resposta ao desastre, sob coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática (SMDCRC). A medida também permite a convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de donativos e a dispensa de processos licitatórios para a contratação de serviços, obras e aquisição de materiais emergenciais, conforme previsto na legislação federal.
O decreto também autoriza, em situações de risco iminente, que agentes da Defesa Civil possam acessar residências para prestar socorro ou realizar evacuação, além do uso provisório de bens públicos ou privados, sempre com indenização posterior caso haja danos.
A Prefeitura segue mobilizada com equipes nas ruas, monitorando os pontos críticos, realizando atendimentos e prestando assistência às famílias afetadas. O decreto tem validade inicial de até 180 dias.
Comunidade
Abrigo em Canoas acolhe 129 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da madrugada

Na tarde desta quarta-feira, 18, a cidade de Canoas segue monitorando os impactos das fortes chuvas registradas na noite anterior. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, 129 pessoas seguem acolhidas no Ginásio São Luís, no bairro São Luís.
O abrigo emergencial foi estruturado para garantir acolhimento seguro e digno à população afetada. Além disso, 35 pessoas que estavam abrigadas já puderam retornar com segurança para suas residências no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais atingidas.
A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, por meio de suas equipes técnicas e voluntários, para oferecer suporte imediato às famílias em situação de vulnerabilidade durante este período de instabilidade climática. A estrutura no Ginásio São Luís conta com alimentação, espaço para higiene, roupas, colchões, atendimento ambulatorial e também acolhimento de animais de estimação.
- Sem categoria6 dias atrás
Entidades reagem com dureza ao projeto da Prefeitura de Canoas que aumenta ISSQN
- Saúde1 semana atrás
Futuro da Fundação Municipal de Saúde de Canoas é debatido na Câmara com manifestação do lado de fora
- Emprego1 semana atrás
I Feira de Empregabilidade e Cidadania terá palestras e integração entre empresas em Canoas
- Policial4 dias atrás
Guarda Municipal de Canoas prende dupla por tráfico de drogas no bairro Harmonia
- Estado2 dias atrás
CHUVAS: Governo do Estado disponibiliza mapa com informações sobre bloqueios parciais e totais nas rodovias gaúchas
- Gastronomia1 semana atrás
ASA Açaí inaugura primeira unidade em Porto Alegre, no Cais Embarcadeiro
- Habitação1 semana atrás
Obras do Residencial Quero-Quero em Canoas recebem visita do Governo Federal
- Sem categoria1 semana atrás
Governo organiza 4ª Conferência Estadual LGBTQIA+ e promove diversas atividades no Mês do Orgulho