Conecte-se conosco

header-top







 

26/04/2026
 

Esporte

1ª Corrida alusiva ao Aniversário de Canoas acontece no próximo domingo, 25

Redação

Publicado

em

1ª Corrida alusiva ao Aniversário de Canoas acontece no próximo domingo, 25

A programação da Semana de Canoas, que acontecerá de 21 a 27 de junho, está repleta de atividades. Entre as ações, acontece a 1ª Corrida alusiva ao Aniversário de Canoas, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), no próximo domingo, 25.

A partir desta edição, a corrida entrará para o calendário de eventos da Smel.

Inscrições

As inscrições ocorrem online e de forma gratuita, pelo site https://vamoquevamo.net.br/corridas-2023/aniversario-canoas.html, mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis na retirada do Kit Cronometragem.

A participação será aberta para o público masculino e feminino, com idade mínima de 15 anos, sendo disponibilizadas 250 vagas. As modalidades terão premiação de troféus, do 1º ao 5º colocado geral (mais premiação dos apoiadores), e medalha de participação para todos os participantes.

Participação solidária

“Nossa intenção é proporcionar maior participação da comunidade nas corridas, que normalmente têm um custo alto de inscrição. Dessa forma, pensamos na inscrição solidária através da doação de dois quilos de alimentos, fazendo assim uma corrida acessível e festiva em comemoração ao aniversário de nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Esporte e Lazer, Letícia Boll.

Concentração e percurso

A corrida será dividida em dois percursos, de 3 km e 6 km. A concentração está marcada para às 7h, e a largada acontece às 8h, na Avenida Farroupilha, 4545 (Estacionamento C do ParkShopping Canoas), com chegada no mesmo local.

Cerca de 250 pessoas são esperadas para competir nas 12 categorias etárias. Haverá estacionamento, tendas para concentração e área de dispersão com fruta e hidratação para os atletas inscritos.

A entrega dos kits acontece no sábado, 24, das 14h às 19h, na Loja Shopmasp Sports Canoas, na Rua Quinze de Janeiro, 350, no Centro.

Apoios

O evento conta com o apoio do Fort Atacadista, ParkShopping Canoas, Shopmasp Sports, Empório Cia da Nutrição e Clic Run.

Esporte

Primeira etapa do circuito “Correndo por Canoas” reúne moradores no bairro Mathias Velho

Redação

Publicado

em

FOTO: BRUNO OURIQUE

A Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, recebeu na manhã de domingo, 19, a primeira etapa do circuito “Correndo por Canoas”. A atividade reuniu moradores de diferentes regiões do município em uma ação voltada à prática de corrida de rua.

A concentração começou por volta das 7h, com entrega de camisetas aos primeiros inscritos. A largada ocorreu às 8h. Sem cronometragem oficial, o evento teve caráter participativo, com foco em iniciantes, famílias e pessoas interessadas em iniciar atividades físicas.

O circuito deve contar com cinco etapas ao longo do ano, previstas para diferentes regiões da cidade. A proposta é ampliar o acesso da população a eventos esportivos e incentivar o uso de espaços públicos.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, destacou a importância de levar o esporte para mais perto da comunidade:

“Hoje realizamos a primeira etapa do circuito, em parceria com o Corre Canoas, aqui na Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho. Já temos programadas cinco etapas ao longo do ano, justamente para descentralizar e levar a corrida para dentro dos bairros, aproximando ainda mais a comunidade da prática esportiva”, afirmou.

Moradora do bairro Mato Grande, Silvia Letícia foi uma das primeiras a concluir o percurso de 3 km e ressaltou o impacto positivo da atividade:

“Fiquei sabendo pelas redes sociais, me inscrevi e convidei minhas amigas para participar. Já faço parte de um grupo de corrida durante a semana, e isso tem sido muito importante para o meu desenvolvimento. Hoje, correr junto com outras pessoas foi uma energia incrível, uma experiência muito especial”, contou.

Para Dionatan Silva dos Santos, morador do bairro Guajuviras, a participação marcou a primeira experiência em um evento do tipo:

“Achei espetacular, foi uma experiência muito legal. Correr com outras pessoas dá uma motivação diferente, a energia contagia. O evento também está muito bem organizado, com estrutura, água, frutas e incentivo o tempo todo. Para mim, foi algo muito gratificante”, destacou.

Continuar a ler

Esporte

Morre Oscar Schmidt, lenda do basquete mundial, aos 68 anos

Redação

Publicado

em

Morre Oscar Schmidt, lenda do basquete mundial, aos 68 anos

O Brasil perdeu nesta sexta-feira, 17, um de seus maiores nomes do esporte. O ex-jogador Oscar Schmidt morreu aos 68 anos após sofrer uma parada cardíaca em sua casa, em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela família.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e realizou o atendimento inicial. O ex-atleta chegou a ser levado ao Hospital Municipal Santa Ana, mas não resistiu. Em nota, a família informou que o velório será reservado, respeitando o desejo por um momento íntimo.

Conhecido como “Mão Santa”, Oscar construiu uma trajetória histórica no basquete. Revelado ainda jovem, mudou-se aos 16 anos para São Paulo, onde iniciou sua carreira nas categorias de base do Sociedade Esportiva Palmeiras. Pouco tempo depois, já integrava a Seleção Brasileira e despontava como uma promessa do esporte.

Seu talento ganhou projeção internacional em 1979, quando conquistou o Mundial Interclubes pelo Esporte Clube Sírio. No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada, em Moscou, iniciando uma longa trajetória em competições internacionais.

Oscar também teve passagem marcante pelo basquete europeu, especialmente na Itália, onde atuou por mais de uma década e consolidou sua fama como um dos maiores pontuadores da modalidade. De volta ao Brasil nos anos 1990, vestiu camisas importantes, como as do Sport Club Corinthians Paulista e do Clube de Regatas do Flamengo.

Foi justamente pelo Flamengo que alcançou uma marca histórica: tornou-se o maior pontuador do basquete mundial, com impressionantes 49.737 pontos ao longo da carreira — um recorde que o eternizou no esporte.

A despedida das quadras aconteceu em 14 de maio de 2003, aos 45 anos, após uma carreira de três décadas. Sua última partida foi contra o Minas Tênis Clube, encerrando um ciclo brilhante no esporte.

Fora das quadras, Oscar também ganhou destaque como palestrante, compartilhando lições de superação e disciplina. Em 2011, foi diagnosticado com um tumor cerebral, que tratou até 2022. Em entrevistas, falou abertamente sobre o impacto da doença em sua vida, incluindo a mudança na forma como encarava o medo da morte.

Na vida pessoal, era casado desde 1981 com Maria Cristina Victorino, com quem construiria 50 anos de relacionamento em maio deste ano. Deixa os filhos Felipe e Stephanie, além dos irmãos Luís Felipe Schmidt e o apresentador Tadeu Schmidt.

Oscar Schmidt deixa um legado que ultrapassa números e recordes. Ícone do basquete mundial, será lembrado não apenas como um dos maiores atletas da história, mas como símbolo de dedicação, longevidade e paixão pelo esporte.

Continuar a ler

Esporte

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer inicia projeto e leva atividades físicas aos bairros de Canoas

Redação

Publicado

em

Foto: Vinícius Medeiros/PMC

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Canoas realizou, na manhã de quarta-feira, 15, uma atividade voltada à prática de exercícios físicos no bairro Estância Velha.

A ação ocorreu em uma praça localizada entre as ruas Capão da Canoa e Curumim, onde foi promovido um aulão de ritmos para moradores da região.

A proposta prevê a realização de atividades em diferentes bairros de Canoas, incluindo áreas afastadas de ginásios e polos esportivos.

De acordo com o diretor de Esporte e Lazer e Rendimento da SMEL, Everaldo Santos, uma avaliação deverá ser feita a partir do projeto-piloto para definir a periodicidade das atividades nos bairros, o que poderá ser semanal, quinzenal ou mensal.

“Nosso objetivo é levar a atividade física para junto da comunidade, promovendo saúde, bem-estar, união e socialização aos moradores”, destaca. Responsável pela aula de ritmos na praça, que atraiu um público integralmente feminino, a professora de dança, Tânia Rodrigues destaca os benefícios da modalidade para os participantes.

“É ótimo para o corpo e para a mente. Além de ser uma excelente atividade para mexer o corpo, durante a aula, a gente esquece de tudo o que está lá fora, todos os problemas, sem contar o convívio social que elas têm umas com as outras. Muitas vezes elas não têm este convívio social em casa e procuram bastante isso nas atividades em grupo”, conta. A aposentada Maria Isabel Silva de Oliveira, 79, aprovou a iniciativa. “Estou achando ótimo. Precisávamos de algo assim no nosso bairro. Nossa praça é um espaço muito bom, que deve ser cada vez mais ocupado pela nossa comunidade”, opina.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques