Conecte-se conosco

header-top

enchentes rio grande do sul






 

05/10/2024
 

Geral

Fort Atacadista fará plantio de mudas no Arroio Guajuviras na Semana do Meio Ambiente

Redação

Publicado

em

Fort Atacadista fará plantio de mudas no Arroio Guajuviras na Semana do Meio Ambiente

O Grupo Pereira, do qual o Fort Atacadista faz parte, vai plantar mudas de árvores em diferentes estados onde está presente, para celebrar a Semana do Meio Ambiente.

No Rio Grande do Sul, a região escolhida para receber as mudas é a Área de Preservação do Arroio Guajuviras, em Canoas, e o plantio será feito com a mobilização de colaboradores da unidade do Fort Atacadista no município, inaugurada há um mês.

2 Área de Preservação do Arroio Guajuviras, Canoas Divulgação Forte Atacadista

Área de Preservação do Arroio Guajuviras, Canoas Divulgação Forte Atacadista

Ao todo, serão 20 mudas de espécies nativas. No Brasil, as cidades em Joinville, em Santa Catarina, e Campo Grande e Dourados, no Mato Grosso do Sul, também serão beneficiadas com a iniciativa.

Além disso, desde 2009, a companhia faz a entrega de mudas de árvores nativas ou frutíferas para novos colaboradores. Até hoje, mais de 25 mil novos funcionários receberam sua mudinha – com isso, foi possível retirar em torno de 375 toneladas de CO² da atmosfera.

De acordo com Simone Cotta, Gerente Nacional de ESG do GP, cuidar do meio ambiente é uma das prioridades no Grupo Pereira. “Quanto mais a companhia cresce, mais conseguimos expandir o alcance e contribuir com uma cultura de sustentabilidade dentro e fora das lojas. Afinal, transformar o ambiente ao nosso redor faz parte do nosso propósito”, afirma a executiva.

Energia limpa e destinação de resíduos

O Grupo Pereira também investe em energia limpa. Atualmente, 85% das lojas e escritórios são abastecidos dessa forma. No plano de expansão para a inauguração de todas as novas lojas das bandeiras Fort Atacadista e Comper e é feito o uso de energia renovável.

O GP conta com usinas de geração de energia fotovoltaica em operação, que produzem cerca de 30% da energia consumida, além da contratação para o fornecimento de energia eólica.

Outro cuidado é com o resíduo orgânico, que vai para a compostagem e é dada a destinação correta para lâmpadas, pilhas e óleo com postos de coleta nas lojas do Grupo.

Clube da Bike

Outro projeto é Clube da Bike, criado com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta no dia a dia – uma ótima opção para os colaboradores que moram mais perto das lojas. A iniciativa começou em Santa Catarina, em 2019 e, após o grande sucesso, expandiu para os demais estados.

De acordo com a gerente, o Grupo custeia 50% do valor da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios de segurança, o valor restante pode ser parcelado pelo colaborador em até 10 vezes.

Até hoje, já foram entregues mais de 2.600 bikes. “Além de melhorar a saúde, a qualidade de vida dos funcionários, ainda contribuímos com o meio ambiente”, finaliza.

Limpeza dos Mares

Por meio da marca Fort Atacadista, desde 2017, é realizado o patrocínio do projeto Limpeza dos Mares, promovido pela Associação Náutica Brasileira, que já retirou mais de 140 toneladas de lixo dos rios e mares de Santa Catarina – onde o grupo está presente.

Segundo Simone, o que mais a empolga nesse projeto é que o movimento vai se espalhando, disseminando essa ideia de que pequenos gestos fazem muita diferença nas comunidades, e motivando outras empresas a promover ou apoiar outros projetos similares de conscientização ambiental.

“Enxergar que também podemos contribuir de alguma forma, motivando os colaboradores e até clientes do Fort Atacadista a participar, incentivando mudanças de comportamento, é gratificante”, explica.

Geral

Jogos de integração movimentam idosos em Canoas; programação vai até sexta-feira

Redação

Publicado

em

Jogos de integração movimentam idosos em Canoas; programação vai até sexta-feira

Não faltou entusiasmo e disposição para os participantes dos Jogos de Integração dos Idosos Canoenses, na manhã da quarta-feira, 2, na quadra do Centro de Esporte e Lazer (CEL) São José.

Foram disputadas partidas de câmbio e basquete. A atividade organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) integra a programação da 25ª Semana da Pessoa Idosa de Canoas.

O secretário adjunto da SMEL, Edimillson Tresoldi, fala da importância da 24ª edição dos Jogos da Integração com o público idoso.

“É especial, principalmente, nesse momento em que estamos retomando as atividades após um período em que as unidades estiveram fechadas. Mesmo que em uma edição um pouco reduzida de público participante, esses jogos de integração são emblemáticos porque marcam essa retomada”, afirma.

A participante do bairro Harmonia, Teresa Couto, de 76 anos, comemorou a volta da atividade recreativa.

“Esses jogos são tudo para mim. Eu adoro isso. Ganhamos o nosso primeiro jogo pelo placar de 46 a 44”, disse. Teresa integra um grupo do MLK, da Martin Luther King.

O chefe de unidade da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Fernando Fortes, ressalta os benefícios dessa iniciativa na vida dos participantes.

“Os jogos são importantes para a socialização, para o físico e para o emocional, para a autonomia deles e ainda fortalece o movimento com as atividades físicas”, declara.

Sobre a Semana da Pessoa Idosa

Organizada pela Coordenadoria da Pessoa Idosa, a programação voltada a população com mais de 60 anos segue até esta sexta-feira, 4.

Ao longo dos próximos dias, a Semana da Pessoa Idosa conta ainda com atividades culturais, de capacitação e esportivas. Participam idosos de grupos, institucionalizados, que praticam esportes e aqueles atendidos nos equipamentos de saúde do município.

Confira a programação:

Quinta-feira (3)
14h – Programa Reerguer Canoas 60+
Auditório Sady Schwitz (Rua XV de Janeiro, 11, Centro)
Abertura: Coletivo de Arte Ciranda Literária
Promoção: Conselho Municipal da Pessoa Idosa

Sexta-feira (4)
8h – JIIDOS – Jogos de Integração dos Idosos Canoenses
Atividades recreativas, baile e piquenique
Parque Municipal Getúlio Vargas – Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700
Em caso de chuva, será no CEL São José
Promoção: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

15h – DESCARTADA – Diário secreto de uma secretária bilíngue, de Débora Finocchiaro
SESC Canoas – Avenida Guilherme Schell, 5340 – Centro
Valor do Ingresso: R$15,00

Continuar a ler

Comunidade

Último dia para aposentados, pensionistas e pessoas com renda de até um salário mínimo solicitarem isenção de IPTU 

Redação

Publicado

em

Último dia para aposentados, pensionistas e pessoas com renda de até um salário mínimo solicitarem isenção de IPTU 

Aposentados, pensionistas e com renda até um salário mínimo podem solicitar a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL). A medida é prevista no Artigo 86 da Lei Municipal 1.943/1979.

O prazo para protocolar o pedido de isenção é até 30 de setembro. Caso aprovado, o benefício abrangerá o IPTU e a TCL para os cinco anos subsequentes, iniciando-se no ano seguinte à solicitação.

Os interessados em obter essa isenção devem iniciar um processo administrativo denominado “Isenção de IPTU”.

Esse processo pode ser feito de forma digital, com o envio da documentação necessária por e-mail (atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br) ou pelo Portal da Fazenda, na opção “Isenção de IPTU ‘ Aposentado / Pensionista”.

Quem tem direito à isenção:

– Aposentados ou pensionistas com renda total de até três salários mínimos
– Aposentados por invalidez permanente, independentemente da renda
– Idosos ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
– Trabalhadores com renda de até um salário mínimo

Requisitos do imóvel:
– Ser o único imóvel do proprietário ou do cônjuge falecido
– O imóvel deve servir apenas como moradia, sem cadastro econômico no endereço (comércio, indústria, serviço)
– Valor venal do imóvel deve ser de no máximo 67.162 URMs (Unidade de Referência Municipal)
– Imóvel cadastrado como tipo predial (com construções)

Documentação obrigatória:
– Requerimento de Isenção assinado
– Documento de Identificação (RG ou CNH)
– Capa do carnê do IPTU ou Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI)
– Comprovante de moradia (conta de água ou luz emitida nos últimos 3 meses)
– Certidão de único bem no município, emitida pelo Registro de Imóveis
– Certidão de casamento e atestado de óbito do cônjuge (se aplicável)
– Comprovante de renda (CNIS para rendas recebidas pelo INSS)

Documentação adicional para rendimentos de até um salário mínimo:
– Cópia dos três últimos comprovantes de renda do requerente e do cônjuge
– Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS)
– Carteira de Trabalho (identificação do trabalhador e último vínculo)

Continuar a ler

Canal OtPlay

A Passarela da Cabeça – romance policial conta a história do crime que chocou Canoas

Redação

Publicado

em

A Passarela da Cabeça - romance policial conta a história do crime que chocou Canoas

Um crime ocorrido em Canoas, no dia 2 de fevereiro de 1976, é o ponto de partida do romance policial A Passarela da Cabeça, de Hildebrando Pereira, que será lançado na Livraria Pandorga, em Canoas, no sábado, 28, e na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 15 de novembro.

Passados quase 50 anos, Hildebrando deixa com seus personagens, a tarefa de elucidar o chocante crime, no qual uma cabeça humana é encontrada na recém-inaugurada passarela da cidade.

Onde e quando?

O livro será lançado no dia 28 de setembro, às 17 horas, na Livraria Pandorga (Frederico Guilherme Ludwig, 370 — Centro, Canoas). Ocasião em que o escritor estará autografando a obra para amigos e curiosos em conhecer esse inusitado fato ocorrido na cidade nos anos 70.

Canoas Podcast

O Canoas Podcast, do Grupo O Timoneiro, gravou um episódio com o escritor falando sobre o caso que virou livro. Assista abaixo:

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm