Geral
Sábado Solidário acontece em Canoas e mais 19 municípios gaúchos em frente a supermercados

Há um número alarmante de pessoas com fome no mundo: 828 milhões padecem com esse flagelo. No Brasil, são mais de 33 milhões de pessoas passando fome, destes, 1,7 milhão são gaúchos que não têm nada para comer todos os dias.
Por isso, ações efetivas para se combater a fome necessitam da união de toda a sociedade.
Para tanto, no próximo sábado, dia 3 de junho, os gaúchos têm a oportunidade de minimizar o sofrimento de suas comunidades, doando alimentos durante o Sábado Solidário, que será realizado em 20 cidades.
Vale destacar outro dado alarmante: além do alto percentual de pessoas em grave situação de insegurança alimentar – 14% dos gaúchos passam fome-, quase a metade dos gaúchos está em situação de insegurança alimentar moderada, que é quem não faz as três refeições diárias.
Conforme pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), no Rio Grande do Sul 47,9% da população local tem alguma dificuldade para se alimentar. O percentual representa 5,4 milhões de pessoas.
Primeiro sábado de cada mês
Para reverter essa estarrecedora realidade dos gaúchos, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realiza no primeiro sábado de cada mês a campanha Sábado Solidário, data que mobiliza voluntários e parceiros para arrecadar mais alimentos e juntos com os doadores oferecer mais saúde e esperança a mais de 900 instituições sociais e famílias atendidas pelos Bancos de Alimentos no Estado.
Somente em 2023, a ação já arrecadou 150 toneladas de alimentos.
O Sábado Solidário, que ocorre em frente a supermercados parceiros, acontecerá no próximo sábado em 20 cidades e envolverá os Bancos de Alimentos de Alegrete, Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio) e Viamão.
A Rede de Bancos de Alimentos do RS, organização sem fins lucrativos, reúne esforços de toda a sociedade para erradicar a fome, combater o desperdício e a má nutrição, trabalhando em prol da segurança alimentar.
O Banco de Alimentos promove o Sábado Solidário, com o objetivo de angariar doações destinadas às pessoas atendidas em creches, asilos, lares de excepcionais, casas de passagens, associações, clubes de mães entre outras ONGs.
Somente em 2022 foram arrecadados mais de 400 mil quilos de alimentos nas ações do Sábado Solidário, o que mostra que com um pouquinho de cada um, os gaúchos estão conseguindo minimizar o grave problema da fome no Rio Grande do Sul.
Voluntários devidamente uniformizados com o jaleco do Banco de Alimentos arrecadarão doações em mais de 100 supermercados participantes do Sábado Solidário. O Banco de Alimentos contará com a ajuda de voluntários de clubes de Rotary e Lions, escoteiros, universitários, funcionários de empresas e sindicatos, entre tantas outras pessoas que desejam fazer o bem.
Apoio e parcerias
Para realização da campanha, a Rede de Bancos de Alimentos RS conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (SETCERGS), responsável pelo gerenciamento logístico.
Os Bancos de Alimentos atuam como gerenciadores de desperdícios administrando três operações: coleta, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos.
Em 22 anos, a Rede de Bancos de Alimentos RS arrecadou e distribuiu mais de 70 milhões de quilos de alimentos. Juntos, os Bancos de Alimentos beneficiam 964 instituições no Estado, doando uma média de 400 mil quilos de alimentos por mês.
Doações também podem ser feitas on-line, pelo site: www.doealimentos.com.br
Policial
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças

A Polícia Federal (PF) decidiu arquivar o inquérito que investigava as circunstâncias de um vídeo em que o prefeito de Canoas, Airton Souza (PL), aparece retirando um maço de dinheiro de dentro das calças. No registro, feito durante a campanha eleitoral de 2024, ele entrega o valor em espécie a uma pessoa dentro de um carro.
O arquivamento se tornou público na segunda-feira, 14. De acordo com a PF, não foram identificados indícios de crime eleitoral.
Segundo o advogado de Airton, Ricardo Breier, os R$ 10 mil mostrados no vídeo seriam referentes ao pagamento de um empréstimo pessoal feito no início do ano. Conforme a defesa, a dívida vinha sendo quitada em parcelas mensais desde março, ou seja, antes do início oficial da campanha. Em outubro, o prefeito teria optado por quitar o valor restante de uma só vez.
“Isso não tem relação com financiamento de campanha nem com questões políticas. Trata-se de um assunto estritamente pessoal, o que foi comprovado com os comprovantes de depósito que anexamos ao processo”, explicou Breier.
O inquérito foi aberto a pedido do Ministério Público (MP), que ainda pode concordar com a decisão da PF ou solicitar novas investigações.
O vídeo foi gravado em 18 de outubro de 2024, entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, próximo ao comitê de campanha de Airton. A gravação foi feita pela própria pessoa que recebeu o dinheiro, sem que o político percebesse. No vídeo, o prefeito aparece usando uma camiseta com o número 22, referência ao seu partido, o PL. A campanha havia começado oficialmente em agosto.
Airton Souza prestou depoimento à Polícia Federal em novembro, em Porto Alegre. Durante aproximadamente 30 minutos, ele apresentou sua versão dos fatos e reafirmou que o valor entregue se referia a uma dívida pessoal.
Comunidade
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre

Será inaugurado nesta terça-feira, 15, o Espaço Palestino, que pretende ser a casa dos lutadores e apoiadores do povo palestino em Porto Alegre.
O Espaço Palestino está localizado no Centro Histórico da capital gaúcha e o evento de inauguração está marcado para as 18h30. Ele é uma iniciativa do vereador Pedro Ruas (PSOL).
“Diante do genocídio sofrido pelo povo palestino, que continua neste exato momento, nosso papel é se manifestar em cada lugar onde estivermos, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance”, diz o vereador. “Após a vitória de Donald Trump nos EUA, tornou-se ainda mais importante que, no mundo todo, nos parlamentos, nas universidades, nos sindicatos, nos manifestemos em solidariedade ao sofrimento e à tragédia do povo palestino.”
Na ocasião, haverá também a cerimônia de instalação da Frente Parlamentar Brasil-Palestina, outra iniciativa de Ruas na Câmara Municipal. Ela é a primeira frente destinada à integração dos parlamentares brasileiros com a Palestina criada em Porto Alegre, mas já está influenciando outras iniciativas análogas em outras cidades do Rio Grande do Sul.
Como parte do grande evento de inauguração do Espaço Palestino, Ruas também entregará à Fepal um quadro com a fotografia (foto acima) em tamanho ampliado de seu encontro com o líder histórico da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat. A foto foi tirada quando da viagem de Ruas a Lisboa, em 2000, representando Leonel Brizola, que não pôde comparecer devido a uma cirurgia.
“Minha ligação com a Causa Palestina é muito antiga e minha amizade sempre foi muito intensa e verdadeira”, conta o vereador, que está em seu 8° mandato. “Sempre fui muito ligado aos palestinos, há mais de 35 anos, e foi uma grande honra poder encontrar pessoalmente o comandante Arafat.”
O evento de inauguração do Espaço Palestino é aberto ao público e o próprio Espaço, em si, também estará disponível para as organizações e movimentos populares que queiram realizar atividades em apoio ao povo palestino em Porto Alegre.
Serviço
- O quê? Inauguração do Espaço Palestino e instalação da Frente Brasil-Palestina da Câmara de Porto Alegre
- Quando? Terça (15), às 18h30
- Onde? Espaço Palestino (Av. Borges de Medeiros, 328 sala 74 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Geral
Canoas recebe encontro voltado à inovação na CICs na terça-feiram 15

Os empresários, startups, Poder Público, entidades e líderes inovadores de Canoas estarão reunidos no 1º Conexão da Inovação de Canoas – Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação Municipal, que acontecerá na terça-feira, 15, das 10 às 12h30, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), localizada na Rua Ipiranga, 95, Centro – 8º andar.
O encontro é uma iniciativa da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o InovaRS, um programa do Governo Estadual, com objetivo de transformar municípios gaúchos em polos de inovação. Segundo a Secretária da SMDEI, Patrícia Augsten,
“o objetivo é estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação da cidade, buscar investidores e interessados em empreender em Canoas. Queremos construir juntos uma cidade mais conectada, tecnológica e que proporcione oportunidades para a população”.
Para participar, os interessados devem entrar em contato com o Diretor de Inovação, Flávio Camillis, pelo WhatsApp: (51) 99155-0562.
- Educação1 semana atrás
EMEF Castelo Branco não terá aulas na quinta e sexta-feira, 10 e 11 de abril
- Geral1 semana atrás
BRDE Labs RS 2025 será lançado durante o South Summit
- Comunidade3 dias atrás
Espaço Palestino será inaugurado nesta terça-feira no centro de Porto Alegre
- Policial3 dias atrás
PF arquiva inquérito sobre vídeo que mostra o prefeito de Canoas, Airton Souza, retirando dinheiro das calças
- Empresas & Negócios1 semana atrás
Com premiação de R$ 245 mil, BRDE Labs RS 2025 está com inscrições abertas
- Serviços4 dias atrás
Corsan instala válvulas e bairros de Canoas podem ficar sem água nesta semana; confira
- Política4 dias atrás
Câmara de Vereadores de Canoas cassa mandato do vereador Giovanni Rocha (PSD)
- Geral1 semana atrás
Adaptação às mudanças climáticas exige conscientização, aponta presidente do BRDE