Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

15/10/2026
 

Geral

Alunos de escolas de Canoas participam de pesquisa mundial sobre obesidade infantil

Redação

Publicado

em

Alunos de escolas de Canoas participam de pesquisa mundial sobre obesidade infantil - Foto: Guilherme Pereira

Alunos de escolas de Educação Infantil de Canoas participam da segunda etapa de um estudo mundial que pretende mapear fatores que levam ao sobrepeso e obesidade entre crianças.

O projeto Sunrise é desenvolvido em 60 países e tem como objetivo avaliar o chamado comportamento de movimento de 24 horas, que contempla a rotina diária de crianças de 3 e 4 anos em relação ao nível de atividade física, sono e tempo de tela.

Na segunda-feira, 22, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estiveram na EMEI Professora Idara Rocha para realizar avaliações.

Devido aos altos índices de sobrepeso e obesidade na região sul do Brasil, a professora Anelise Reis Gaya e sua aluna de doutorado Letícia de Borba Schneiders, da UFRGS, buscam identificar como esses comportamentos afetam no desenvolvimento integral da criança, nas habilidades motoras e cognitivas e, consequentemente, contribuem para o desencadeamento da obesidade.

“As crianças passarão por reavaliações ao longo dos anos com o intuito de mapear esses fatores e contribuir para a criação de estratégias de saúde pública para a prevenção da obesidade infantil”, explicou Letícia. A pesquisa recebe apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ).

Primeira etapa do projeto

O projeto selecionou crianças de zonas urbanas e rurais do Rio Grande do Sul, que serão avaliadas, simultaneamente, durante três anos. A primeira etapa ocorreu em agosto de 2022. Conforme um dos pesquisadores que acompanhavam as atividades em Canoas, o trabalho acompanha os níveis de cognição, obesidade e atividades diárias, além da qualidade do sono.

“Esse é um estudo muito completo, para que a gente consiga traçar o perfil que as crianças da nossa atualidade têm quanto a esses indicadores”, comentou Mauro Castro Ignácio.

Leia também: Supermercado UniSuper abre seleção de vagas de emprego em Canoas

Para a diretora interina da EMEI, Itamara Oliveira da Cunha, é gratificante receber o projeto piloto. “É muito prazeroso pra gente receber esse projeto aqui. Ficamos imensamente felizes, e a comunidade recebeu muito bem. A equipe soube explicar muito bem o projeto e como ele será feito, então isso fez a diferença para que eles participassem”, destacou.

Os pais e responsáveis recebem os resultados das avaliações e recomendações para a saúde de suas crianças e, para isso, o projeto conta com o apoio das secretarias de Educação, de Esporte e Lazer e da direção da escola.

“Eu acho que o fato dessa pesquisa ser feita ao longo de três anos, é muito importante para acompanhar o desenvolvimento deles. Os pesquisadores têm sido bem respeitosos com as crianças, então não é nada invasivo. Toda pesquisa vem para qualificar a nossa sociedade, o retorno vem com benefícios para nós”, destacou Marisa Mendonça Musskopf, 36 anos, moradora do bairro Mato Grande e mãe da Emily Musskopf Fontela, que está participando das avaliações.

Como participar

Os pais que tiverem interesse em inscrever seus filhos para participar do estudo podem entrar em contato pelo telefone (51) 99538-5292.

Policial

Polícia investiga suspeita de xenofobia contra juiz sergipano em restaurante de Porto Alegre

Avatar

Publicado

em

Foto: Amepe/Divulgação

A Polícia Civil investiga uma suspeita de ataque xenofóbico contra um juiz natural de Aracaju, em Sergipe, durante uma visita a um restaurante em Porto Alegre. O caso teria ocorrido no bairro Praia de Belas e envolve relatos de ofensas relacionadas à origem nordestina do magistrado.

Segundo o relato do juiz Francisco Tojal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o episódio começou quando ele pediu informações sobre o prato à la minuta, tradicional no Rio Grande do Sul. Ao demonstrar que não conhecia a refeição pelo nome, ele teria sido alvo de comentários debochados e xingamentos feitos por um homem que estava em uma mesa próxima.

Conforme o magistrado, as ofensas teriam sido motivadas por seu sotaque e sua origem regional. O homem também teria feito referências políticas durante a discussão.

Investigação policial

A ocorrência foi registrada em 8 de outubro. A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância solicitou as imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, além da identificação do suspeito e de duas testemunhas.

Até a publicação das informações, o restaurante ainda não havia respondido à solicitação, e o suspeito não havia se manifestado à polícia nem apresentado advogado.

Juiz estava em Porto Alegre para palestra

Francisco Tojal estava na Capital gaúcha para ministrar uma palestra sobre violência de gênero na infância e na adolescência.

O caso é investigado como uma possível prática de discriminação por origem regional. A apuração busca esclarecer as circunstâncias do episódio e identificar os envolvidos.

Atos de discriminação contra pessoas em razão de sua origem regional podem ser enquadrados na legislação antirracismo, conforme as circunstâncias do caso.

Continuar a ler

Policial

Pastor de 53 anos é morto a tiros dentro de igreja em São Leopoldo

Avatar

Publicado

em

Foto: Arquivo/Pessoal

Um pastor de 53 anos foi morto a tiros dentro de uma igreja na noite de segunda-feira, 12, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Igreja Esperança em Jesus Cristo, localizada na Rua Eva Moreira dos Santos, na comunidade Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga.

A vítima foi identificada como Cláudio Roberto da Silva. Ele teria sido abordado nas proximidades de casa e levado até a igreja por dois homens encapuzados.

No local, os suspeitos efetuaram disparos contra o pastor e fugiram em seguida. Cláudio foi atingido no tórax e morreu no local.

Polícia investiga o homicídio

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de São Leopoldo. Até a publicação das informações, os suspeitos não haviam sido identificados e ninguém havia sido preso.

A investigação busca esclarecer as circunstâncias do crime e identificar os responsáveis pela morte do pastor.

Velório e sepultamento

O velório de Cláudio estava previsto para terça-feira, 13, a partir das 20h. O sepultamento foi marcado para quarta-feira, 14, às 10h, no Cemitério da Feitoria, em São Leopoldo.

Continuar a ler

Geral

Prefeitura de Gravataí vai publicar chamamento para Mercado Público a partir da próxima terça-feira

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Gravataí publicará, no dia 13 de outubro, o chamamento público para selecionar os permissionários que ocuparão os espaços do Mercado Público. As inscrições ficarão abertas até 13 de novembro, e os selecionados devem ser divulgados até o fim do mês.

A inauguração do espaço está prevista para 25 de março de 2027, durante a realização da Feira do Peixe.

A formalização dos contratos com os permissionários está programada para a primeira semana de dezembro. Depois disso, cada estabelecimento deverá apresentar seu projeto, que será analisado pela Prefeitura até 24 de dezembro. O município também realizará licitações para contratar os serviços necessários ao funcionamento do Mercado.

A administração municipal assumirá temporariamente a gestão do espaço enquanto prepara a abertura ao público. A medida foi adotada após a atual concessionária não comprovar o cumprimento das obrigações previstas no contrato, no edital e em seus anexos. Em setembro, a Prefeitura iniciou os procedimentos para rescindir o contrato.

O município pretende concluir a seleção dos permissionários, a contratação dos serviços e a preparação da estrutura para abrir o Mercado Público em março de 2027.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto