Esporte
Gauchão Feminino tem equipes definidas e ausência do time de Canoas frustra

Foram definidas ontem, 18 de maio, durante reunião do Conselho Técnico da Federação Gaúcha de Futebol, as equipes participantes do Gauchão Feminino 2023. O time de Canoas, Feras do Oriente não está relacionado como nos anos anteriores.
O que diz o Oriente
Conversamos nesta manhã com o presidente do S.C. Oriente, Jorge Correia, que respondeu que o motivo para a ausência do clube seria financeiro. “Não conseguimos arcar com os custos e não conseguimos apoio, tanto privado quanto público, então preferimos adiar para ver se conseguimos nos preparar financeiramente pra voltar o ano que vem. Ficamos muito tristes com isso, mas não foi possível”, explicou.
Preparador físico Anderson Carpes no Futuro Craque Podcast (por Marcelo Mendes)
Equipes confirmadas
Guarani de Bagé, Elite de Ijuí, Flamengo de São Pedro, E.C. Futebol Com Vida de Viamão, Vidal Pro de Porto Alegre, Juventude de Caxias do Sul, Brasil de Farroupilha e o E.C. Cruzeiro da Cachoeirinha são os participantes da 1ª fase do Gauchão. A dupla Grenal entra na 2ª fase.
A competição terá início em 30/7 e término previsto para 10/12.
Canoenses no Cruzeiro
Ex-Oriente, o diretor de Relações Esportivas do E.C. Cruzeiro, Marco Maia, lamentou a ausência do time canoense: “É uma pena para Canoas ficar sem disputar o Gauchão após uma longa história de sucesso na competição pelo Sport Club Oriente”.
Grande parte das atletas que hoje fazem parte do elenco do Cruzeiro jogavam no Oriente. As Gurias Estreladas, como são chamadas, estão treinando em Canoas, Porto Alegre e no Arena Cruzeiro, e também realizando jogos-treinos preparatório.
“Queremos fazer um excelente campeonato e conquistar a comunidade de Cachoeirinha e de municípios próximos para prestigiar o Cruzeiro, clube com 110 anos”, conclui Maia.
Esporte
Vagas extras para a Corrida da União e do Cuidado em Canoas

Foi liberada vagas extras para se inscrever na Corrida da União e do Cuidado “Correndo por elas e por eles”. As inscrições, que haviam se encerrado no dia 28 de outubro, serão reabertas nesta terça-feira, 4, a partir das 12h.
Link para inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfip6zYkwbB0KOthX6iMTXT1TZlq2JyMCSwi3WEKmB_B2V7XA/viewform?fbclid=PAZnRzaAN29GFleHRuA2FlbQIxMQABp2TWWOTs2dnDkJFUVhxtDnaFJVolDKIkJvQJCEG4YGYAJ3zAgXICuI97-bhR_aem_ZgFHutWuq-fGRxxDKJdqMg
O evento está marcado para o dia 14 de novembro, com largada às 20h, na Praça da Emancipação, em Canoas. Os participantes poderão escolher entre os percursos de 3 km e 6 km. A corrida faz parte das ações conjuntas do Outubro Rosa e Novembro Azul, com o objetivo de reforçar a importância da prevenção aos cânceres de mama e de próstata. A entrega dos kits ocorrerá no mesmo dia da prova, em frente à Prefeitura, a partir das 12h. A escolha das camisetas nas cores rosa ou azul será feita por ordem de retirada.
A programação também inclui food trucks no local, a partir das 18h, oferecendo opções gastronômicas para quem quiser chegar mais cedo e aproveitar o ambiente antes da largada.
Esporte
Atletas de Canoas conquistam ouro no Mundial e na Copa América de Taekwondo

O Rio Grande do Sul teve um final de semana de muitas conquistas no cenário esportivo internacional. Jovens atletas de Canoas brilharam no Campeonato Mundial e na 17ª Copa América Open de Taekwondo, realizados entre os dias 9 e 12 de outubro, em Arujá, São Paulo. Os eventos foram promovidos pela Liga Nacional de Taekwondo com a chancela da Federação Mundial de Taekwondo pela Paz.
Representando o Centro de Treinamento Sírius, de Canoas, os atletas gaúchos subiram ao lugar mais alto do pódio em ambas as competições, destacando-se entre mais de 2.000 participantes de 12 países.
No Campeonato Mundial, os atletas faixas-pretas classificados previamente pelo Campeonato Brasileiro conquistaram o 1º lugar em suas categorias:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Willian Dias Almeida
Já na 17ª Copa América de Taekwondo, além dos faixas-pretas, outros atletas também brilharam, garantindo o 1º lugar:
Manuella Ribeiro Rodrigues
Raphaela Vieira Monteiro
Ryan Ramires Martins Oliveira
Erica Martins
Todos os jovens atletas competiram na modalidade de luta (kyorugui) e têm entre 11 e 15 anos de idade. Três deles são faixas-pretas — habilitados para o Mundial — enquanto os demais, ainda com faixas coloridas, participaram da Copa América.
Superação dentro e fora dos tatames
Mais do que talento, as conquistas também são resultado de muita dedicação e superação. Os atletas são moradores dos bairros Guajuviras e Estância Velha, em Canoas, e vêm de famílias de baixa renda. Para conseguir custear a viagem até São Paulo, eles passaram o ano inteiro promovendo ações como rifas, venda de água e paçoca em sinaleiras e parques, além de campanhas de doações.
O projeto onde treinam, o Centro de Treinamento Sírius, localizado no bairro Estância Velha, é uma iniciativa sem fins lucrativos que oferece aulas de Taekwondo a crianças e adolescentes da comunidade, promovendo inclusão social e oportunidades por meio do esporte.
Orgulho e esperança para o futuro
Com um ano repleto de vitórias em campeonatos e seletivas estaduais e nacionais, os jovens atletas e toda a equipe técnica comemoram mais esse marco no cenário esportivo internacional.
“Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho, dos nossos professores, técnicos e, principalmente, dos nossos atletas. Vamos continuar dando nosso melhor para que, no ano que vem, ainda mais crianças possam alcançar os mesmos resultados — e que esses jovens campeões possam repetir e ampliar suas conquistas”, destacaram os responsáveis pelo projeto.
Esporte
Canoense conquista ouro e prata na Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025

O atleta canoense Adriano Santos Monteiro conquistou, no final de setembro, as medalhas de ouro e prata na terceira etapa da Copa do Brasil de Paraciclismo Estrada de 2025, na Paraíba. Morador do bairro Rio Branco, o atleta paralímpico visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na quarta-feira, 8. Adriano é um dos atletas contemplado com o Auxílio Atleta Individual, iniciativa que contribui com o esporte de rendimento em Canoas e o desenvolvimento de competidores locais.
Adriano destacou a importância do apoio recebido, que tem possibilitado sua preparação para as próximas competições nacionais e internacionais.
“Esse incentivo é fundamental para que eu siga representando Canoas e o Estado em competições importantes. Estou me preparando para o calendário classificatório que definirá os três melhores atletas para o Mundial de 2027”, afirmou o paraciclista. Também participaram do encontro o diretor de Rendimento, Everaldo Santos, e o secretário adjunto, Natálio Nunes.
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, ressaltou que o investimento nos atletas locais reflete o compromisso do Município com o fortalecimento do esporte.
“Canoas tem grandes talentos e nosso papel é garantir que esses atletas tenham as condições necessárias para continuar evoluindo e levando o nome da cidade para o cenário nacional e internacional”, destacou.

Serviços3 dias atrásAbastecimento de água no Bairro São José e Brigadeira será retomado no final da noite, após conserto em tubulação de grande porte rompida

Saúde7 dias atrásUnidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Educação6 dias atrásEscola Sesi de Canoas abre inscrições para o Ensino Médio com bolsas de até 100%

Segurança7 dias atrásEmpresários de Canoas buscam soluções contra arrombamentos noturnos

Geral7 dias atrásCâmara de Canoas realiza homenagem ao Dia do Aviador e à Força Aérea Brasileira

Geral5 dias atrásAbastecimento de água em Canoas será normalizado no inicio da tarde de hoje

Saúde6 dias atrásUPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Policial6 dias atrásHomem é preso em Canoas pela GM após ser flagrado vendendo drogas no bairro Harmonia


































































