Geral
Trensurb participa de estudos de Metroplan e Granpal para qualificar mobilidade na região

A Direção da Trensurb recebeu representantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e da administração municipal de Porto Alegre para discussão de estudos e formas de qualificar a mobilidade urbana na Região Metropolitana.
Na reunião realizada na quarta-feira, 12, a Trensurb apresentou o estudo licitado pela empresa em 2022 e que está em execução, buscando qualificar a integração trem-ônibus ao longo de toda a linha atendida.
Ficou estabelecido um ambiente de cooperação entre todas as partes para aprimorar a integração metropolitana. O responsável pelo estudo contratado pela empresa metroviária é o Consórcio Qualifica Trensurb, formado por Gistran, STE e Matriarcal Engenharia Consultiva. O valor previsto de investimento é de R$ 4,6 milhões.
Diretor-presidente da Trensurb, Pedro Bisch Neto explica que as empresas integrantes do consórcio contratado “vão desenvolver um longo estudo para fazer um levantamento de origem e destino, potencialidades, levantamento de linhas e horários de todas as empresas que atendem a esses seis municípios [Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo], para saber de que maneira nós podemos promover uma integração com eles de forma mais rápida”.
Bisch afirma também que a empresa deve estudar a qualificação da integração com modais alternativos, como bicicletas e patinetes.
Participaram da reunião: Leonardo Pascoal, prefeito de Esteio e presidente da Granpal; Francisco Horbe, diretor-superintendente da Metroplan; Maria Cristina Ladeira, diretora geral da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.
Representaram a Trensurb, na ocasião: o diretor-presidente Pedro Bisch Neto; o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Diego Tarta; o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Francisco Schreinert; gestores e empregados da estatal.
Policial
Justiça decreta prisão preventiva de suspeito por desaparecimento da família Aguiar em Cachoeirinha

A Justiça decretou a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, apontado como principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado pela Polícia Civil na segunda-feira, 6.
Cristiano está detido desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Até então, a prisão era temporária e havia sido prorrogada, com término previsto para o fim desta semana. Com a decisão judicial, a detenção passa a não ter prazo determinado.
O suspeito é policial militar e está afastado das funções. Ele é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, desaparecida desde o dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69 anos, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, teriam ido até a casa da filha para procurá-la e também não foram mais vistos.
A Polícia Civil trata o caso como crime e afirma já ter indícios para indiciar Cristiano por feminicídio, no caso de Silvana, além de duplo homicídio e ocultação de cadáver das outras duas vítimas.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Anderson Spier, o inquérito está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias. A expectativa é de que o relatório seja encaminhado à Justiça até 16 de abril, dentro do prazo legal que se encerra no dia 20.
Policial
Operação Vem Diesel investiga suspeita de aumento abusivo no preço do gás de cozinha

A Polícia Federal e a Agência Nacional do Petróleo realizam, nesta quinta-feira, 9, uma operação para investigar possíveis irregularidades na comercialização de gás de cozinha.
Ao todo, 55 estabelecimentos em 24 cidades, distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal, estão sendo fiscalizados. A ação busca identificar práticas como aumento irregular de preços, formação de cartel entre empresas concorrentes e outras condutas consideradas abusivas contra o consumidor.
Caso sejam constatadas irregularidades, a Polícia Federal ficará responsável pela apuração de eventuais crimes.
A operação é a segunda fase da ação denominada “Vem Diesel”, que contou, na etapa anterior, com fiscalização em postos de combustíveis. A iniciativa também tem participação da Secretaria Nacional do Consumidor.
A fiscalização integra medidas adotadas para coibir aumentos considerados abusivos nos preços de combustíveis e derivados em meio ao cenário internacional recente envolvendo o Irã.
Policial
Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira grávida em Alegrete

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na quarta-feira, 8, suspeito de tentar matar a companheira, de 24 anos, em Alegrete, na Fronteira Oeste. A vítima relatou à Brigada Militar que está grávida de quatro meses. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Segundo a polícia, familiares acionaram a Patrulha Rural por volta das 17h30 após denúncias de agressão. Ao chegarem à propriedade, localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana, os policiais ouviram gritos e flagraram o suspeito nu tentando estuprar a vítima.
O homem foi detido no local e encaminhado às autoridades competentes. O caso é investigado.

Habitação1 semana atrásPrefeitura de Canoas divulga lista de candidatos para moradias do Minha Casa, Minha Vida

Canoas6 dias atrásInscrições para cursos voltados a afroempreendedores encerram em 10 de abril

Política1 semana atrásPresidente Lula (PT) confirma Geraldo Alckmin (PSB) como pré-candidato a vice-presidente

Sem categoria1 semana atrásCanoas abre inscrições para cursos gratuitos com bolsa de até R$ 1,5 mil

Política1 semana atrásPartido Missão promove evento de filiação em Porto Alegre com presença de Kim Kataguiri

Oportunidade1 semana atrásShopee anuncia centro de distribuição em Nova Santa Rita com cerca de 2 mil empregos

Saúde1 semana atrásUPA Rio Branco será fechada para reforma a partir de segunda-feira

Clima3 dias atrásCiclone extratropical e frente fria provocam temporais no RS, SC e Paraná nesta semana






















































