Saúde
8ª Conferência Municipal da Saúde de Canoas inicia nesta sexta-feira, no La Salle

Tendo como tema “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”, a 8ª Conferência Municipal da Saúde de Canoas começa nesta sexta-feira, 31, às 18h30, no Salão de Atos da Universidade La Salle (Av. Victor Barreto, 2288, Centro). Todos podem participar do evento, mas no sábado, dia 1º de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, poderão votar e se candidatar para a eleição dos delegados apenas os habilitados nas pré-conferências.
O evento tem como objetivo debater os problemas e soluções para a saúde do Município e volta a acontecer na cidade após quatro anos. Ao longo do último mês, quatro pré-conferências foram realizadas, reunindo um público total de 730 canoenses em todos os quatro quadrantes de Canoas. Ao final, 408 delegados foram habilitados para participarem da Conferência Municipal, que definirá os representantes da cidade para as conferências Estadual e Nacional.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Canoas, Mario Diehl, enfatizou sobre a importância dos encontros promovidos para o futuro da cidade. “Das pré-conferências são tiradas as diretrizes para a nossa Conferência Municipal, onde vão sair às deliberações para a Conferência Estadual e, depois, para a Nacional. As diretrizes serão usadas para a construção do nosso Plano Municipal de Saúde, norteando a atuação da Secretaria ao longo dos próximos quatro anos”, disse.
Saúde
Simers apresenta proposta de federalização do HU de Canoas à Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
UBS Mathias Velho em Canoas recebe equipamentos doados para melhorar estrutura de atendimento

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mathias Velho recebeu, na tarde de sexta-feira, 14, a doação de 14 aparelhos de ar-condicionado, cortinas blackout, um frigobar e um bebedouro. A entrega, realizada na própria unidade, ocorreu em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), Secretaria de Assistência Social, Conselho Local da UBS e a L’Oréal. Os equipamentos serão utilizados para aprimorar o ambiente de atendimento e as condições de trabalho das equipes.
O prefeito Airton Souza ressaltou o volume de atendimentos realizados na unidade.
“Aqui na UBS Mathias Velho são realizados atendimentos a cerca de 18 mil pessoas. Melhorar a qualidade dos serviços gera satisfação para os canoenses e oferece melhores condições de trabalho para nossos servidores. É um gesto que demonstra cuidado e atenção”, afirmou.
A enfermeira responsável pela UBS, Eliana Andrade, reforçou a relação entre estrutura física e atendimento.
“Nosso dia a dia é dedicado a fazer de cada atendimento um momento melhor para todos, seja por meio de um olhar atento ou de um serviço de qualidade”, disse.
O secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, comentou sobre o impacto da iniciativa.
“Nosso trabalho se resume em oferecer serviços de qualidade para a população de Canoas. Avançar na qualificação dos espaços e do atendimento é sempre o melhor caminho”, declarou.
A secretária municipal da Saúde, Ana Regina Boll, também destacou a parceria.
“Estamos muito contentes em receber os 14 ares-condicionados e as cortinas blackout, que vão melhorar o ambiente para todos os usuários. Essa sensibilidade da Assistência Social contribui diretamente para a qualificação dos serviços de saúde”, afirmou.
Saúde
Audiência pública debate crise no IPE-Saúde e cobra soluções urgentes

A crise no atendimento do IPE-Saúde foi tema de uma audiência pública realizada na manhã do dia 13 de novembro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A atividade foi proposta pelo deputado estadual Halley Lino (PT) e reuniu representantes de diversas entidades do funcionalismo, usuários do plano e parlamentares. Durante o encontro, servidores relataram dificuldades para acessar consultas, exames e procedimentos médicos devido à falta de credenciados, à escassez de especialistas em diversas regiões e aos atrasos nos repasses. Um dos momentos mais comoventes foi o depoimento de um pai que perdeu a filha de 11 meses após não conseguir atendimento adequado. Segundo ele, foram tentativas frustradas com vários pediatras tanto pelo IPE quanto pelo SUS. Participantes também destacaram a instabilidade na gestão do instituto, com cinco presidentes em pouco mais de um ano, como sinal da falta de prioridade dada ao tema. Houve críticas à desigualdade no acesso: enquanto a Região Metropolitana de Porto Alegre conta com mais opções de atendimento, o interior do estado enfrenta sérias limitações, mesmo com contribuições equivalentes dos usuários. Como encaminhamento, será solicitado um encontro com o atual presidente do IPE-Saúde, Paulo Rogério Silva dos Santos, para apresentação de um documento reunindo os relatos, críticas e propostas apresentadas durante a audiência.

Educação1 semana atrásInscrições para creches municipais de Canoas começam na próxima segunda-feira, 17

ENCHENTE RS1 semana atrásSegunda fase do Programa MEI RS Calamidades oferece apoio a microempreendedores atingidos pelas enchentes

Trânsito1 semana atrásTrecho da Rua Elizabeth Finkler terá interrupção temporária no trânsito nesta quinta-feira, 13

Educação1 semana atrásEstudantes de Direito da Unilasalle realizam visita técnica a Brasília

Geral1 semana atrásSAMU é homenageada na Câmara de Vereadores de Canoas pelos 20 anos de atuação na cidade

Cultura1 semana atrásCanoas inicia Semana da Igualdade Racial com seminários e exposições

Esporte3 dias atrásGrupo de atletas amadores mobilizam corrida noturna em Canoas

Saúde1 semana atrásRS registra avanço nos casos de câncer de próstata e reforça alerta do Novembro Azul
























































