Conecte-se conosco

header-top







 

13/11/2025
 

Saúde

AUMENTO DE CASOS DA COVID – HU e HNSG suspendem visitas a pacientes

Redação

Publicado

em

De acordo com o Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas, a partir desta quarta-feira, 30, está suspensa a entrada de visitantes a pacientes internados no Hospital Universitário de Canoas (HU). A medida também vale para acompanhantes de pacientes que acessam o hospital para consultas ou exames, com exceção para os casos conforme previsto em lei, como por exemplo: gestantes, pessoas com necessidade especiais, idosos a partir de 60 anos e crianças e adolescentes até 14 anos.

Segundo a nota, a decisão foi tomada em reunião do Grupo Técnico formado por profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Serviço Epidemiológico, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), entre outros setores. O encontro, que aconteceu nesta terça-feira, 29, buscou traçar algumas ações de cuidado para prevenir a transmissão da covid-19 em razão do aumento do número de casos registrados na última semana.

Atento ao avanço da BQ.1, subvariante originária da Ômicron, o Hospital Universitário de Canoas (HU) desde o dia 16 de novembro vem realizando uma repescagem para colocar em dia a vacinação contra a Covid-19 dos funcionários que ainda precisam completar o esquema vacinal. Além disso, os colaboradores que atuam na recepção, com atendimento direto aos diferentes pacientes e familiares, já receberam protetores faciais e máscaras N95.

HU reforça necessidade de cuidados contra a Covid

A Prefeitura de Canoas pede à população que reforce os cuidados contra a Covid, como o uso de máscaras em locais fechados, higienização das mãos e respeite o isolamento por sete dias das pessoas com diagnóstico confirmado. Conforme os integrantes do Comitê de Intervenção e Direção do HU, será monitorado, diariamente, os casos positivos de pacientes e funcionários. Todas as medidas de prevenção contra o coronavírus estão sendo reforçadas e o HU estará vigilante para novas ações que possam precisar ser adotadas.

“A BQ.1 mostra um importante contágio, com maior capacidade de transmissão, levando a um aumento do número de diagnósticos positivos de covid nos últimos dias. O quadro reforça a necessidade da população completar o esquema vacinal e voltar a usar a máscara”, pontua o enfermeiro e especialista em Epidemiologia e Vigilâncias em Saúde no HU, Pedro Guilherme Propodolski.

Graças altera rotina de cuidados aos pacientes em razão dos novos casos de covid-19

O Hospital Nossa Senhora das Graças, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) informa alterações na rotina dos cuidados aos pacientes, em virtude do aumento do número de casos de covid-19 observados ao redor do mundo e, consequentemente, em Canoas e na instituição. A partir desta terça-feira, 29 de novembro, as visitas estão proibidas e a presença de acompanhantes, restrita.

Haverá exceção apenas para os casos de pacientes que necessitam de acompanhante permanente, seja pelo fato de serem idosos, dependentes dos cuidados de outro, acamados ou portadores de  doenças neurológicas e psiquiátricas. Esses acompanhantes, no entanto, devem ter o esquema vacinal completo.

Somente um familiar/acompanhante terá o direito de permanecer com o paciente no Hospital e não poderá ser substituído, exceto em situação excepcional. Quando não houver familiar ou acompanhante que possua esquema vacinal completo, a família deverá providenciar algum cuidador que contemple este pré-requisito. Caso contrário, o paciente ficará sob cuidados da equipe de Enfermagem.

“Todos os casos serão serão analisados pelo SCIH durante a semana, em horário comercial, e pelo plantão administrativo, em horários não-comerciais. A subvariante BQ1, isolada em pacientes que apresentam a doença recentemente, é originária da variante Ômicron, já conhecida da comunidade científica. Esta subvariante tem como característica o fato de ter uma transmissibilidade maior se comparada com aquelas que já conhecemos. Com ainda não se sabe se esta subvariante tem um poder maior ou não de causar quadros clínicos graves e desfechos desfavoráveis, essas medidas são necessárias e urgentes”, concluiu a nota.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

UPAs de Canoas registram mais de 3 mil atendimentos na primeira semana sob nova gestão, afirma IMAS

Redação

Publicado

em

Foto: Vinicius Medeiros

De acordo com a gestão municipal, na primeira semana após a troca de gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, foram registrados 3.228 atendimentos nas três unidades administradas pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS). Os dados referem-se ao período entre 25 de outubro e 2 de novembro.
De acordo com o levantamento do IMAS, a UPA Guajuviras contabilizou 1.302 atendimentos, sendo 1.046 adultos e 256 pediátricos. A UPA Rio Branco recebeu 974 pacientes (713 adultos e 261 crianças), enquanto a UPA Liberty Dick Conter registrou 952 atendimentos (707 adultos e 245 pediátricos).

Ainda de acordo com as informações, os tempos médios de espera ficaram abaixo dos limites determinados pelos protocolos de classificação de risco. Para pacientes com ficha amarela, a média foi de 19 minutos (protocolo: até 60 minutos); para ficha verde, 40 minutos (protocolo: até 120 minutos); e para ficha azul, 61 minutos (protocolo: até 240 minutos).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a nova gestão retomou o funcionamento integral das unidades, com atendimento 24 horas para adultos e crianças. A secretária Ana Boll afirmou que as medidas adotadas estão dentro das expectativas contratuais e operacionais.

Durante o mesmo período, as unidades receberam novos enxovais e materiais hospitalares, incluindo 360 lençóis, 300 cobertores, 120 hampers e 360 peças de uniformes destinadas aos profissionais. O IMAS informou ainda que está realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.

Continuar a ler

Saúde

Unidade Caic passa a funcionar até às 22h sem fechar ao meio-dia

Redação

Publicado

em

A Unidade de Saúde Caic, no bairro Guajuviras, em Canoas, passou a funcionar com horário ampliado. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Fundação de Saúde de Canoas.

A partir de agora, a unidade realiza atendimentos eletivos de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, sem interrupção ao meio-dia. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, acompanhamento de gestantes e crianças, além de atendimentos voltados a hipertensos e diabéticos e coleta de citopatológico.

Conforme a Secretaria, 70% dos atendimentos no período estendido serão feitos por agendamento, enquanto 30% ficarão reservados para demanda espontânea. O agendamento pode ser realizado diretamente na unidade, localizada na Avenida 17 de Abril, nº 241, no Guajuviras.

A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, afirmou que a ampliação busca facilitar o acesso da população aos serviços.

“O turno estendido facilita o acesso aos serviços de saúde para trabalhadores, mães e pessoas que não conseguem chegar às unidades em horário comercial”, disse.

Já a presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, destacou que a mudança faz parte das ações voltadas à Atenção Primária. Segundo ela,

“A ampliação facilita o acesso aos serviços para quem não consegue comparecer durante o horário comercial”.

A equipe da US Caic é formada por médico, cirurgião-dentista, auxiliar em saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepcionista.

Continuar a ler

Saúde

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

Redação

Publicado

em

Divas’s Associação de Mulheres promove curso gratuito de Cuidador de Idosos Básico, em Canoas

No sábado, 8 de novembro, a Associação Divas’s e a SEG – Escola Técnica Profissionalizante, realizarão o curso Básico de Cuidador de Idosos. A capacitação acontecerá na Igreja Fonte da Vida, localizada na Rua Humaitá, 1400, bairro Marechal Rondon, em Canoas, das 13h30 às 18 horas.

O curso é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado. Na ocasião, os participantes que quiserem poderão doar, de forma voluntária, um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a famílias da cidade.

“Essa é uma oportunidade para quem busca qualificação profissional em uma área cada vez mais requisitada, contribuindo também para o cuidado e bem-estar da população idosa”, explica a Vice-presidente da Divas’s, Naligia Alves.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques