Conecte-se conosco

header-top


 






 

14/12/2024
 

Geral

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA: Iniciada programação para debater igualdade étnico-racial e combate ao racismo

Redação

Publicado

em

A Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes vem realizando desde segunda-feira, 7, uma série de ações para celebrar o Mês da Consciência Negra em Canoas. A programação vai até o dia 29 e contemplará atividades voltadas à cultura, cidadania, conhecimento e empreendedorismo. O objetivo é promover a valorização da população afro, a igualdade étnico-racial e o combate ao racismo.

No dia 20 de novembro, celebra-se o Dia da Consciência Negra, instituído pela lei federal nº 12.519, de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares (1580-1710), e marca a luta do movimento negro pela equidade de direitos no país. 

“Tivemos avanços significativos, mas longe do ideal, pois ainda hoje sofremos discriminação pela cor da nossa pele. No Mês da Consciência Negra, promovemos ações afirmativas, como forma de ouvirem a nossa voz e de protesto contra a desigualdade de direitos e o racismo que se multiplica até hoje”, afirma a secretária adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes, Ednéa Paim, que recebeu, nesta quarta-feira, 16, o Prêmio Zumbi dos Palmares da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A distinção foi entregue por um grupo de deputados estaduais durante a sessão solene alusiva ao Dia Estadual da Consciência Negra, no Plenário 20 de Setembro.

Vencedora na categoria política, Ednea dividiu a honraria com a equipe da secretaria, fundamental para a implantação das ações em favor da igualdade racial em Canoas. Entre as políticas desenvolvidas, destaca-se a mobilização para criação da Lei nº 6.580, de 10 de agosto de 2022, que instituiu o Dia Municipal dos Lanceiros Negros na cidade, destacando a participação dos negros na Revolução Farroupilha. A partir da lei, houve o reconhecimento da tropa na Semana Farroupilha do município, que pela primeira vez contou com um piquete exclusivo e o desfile dos Lanceiros Negros.

Programação

19/11 – 13h às 18h – Feira de Afrobusiness e atrações musicais, na Casa dos Rosa, em parceria com o Conselho Municipal da Igualdade Racial (Compir).
Organização: Compir e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

21/11 – 9h – Atividades com apresentação de teatro e participação do rapper Du, palestra com a historiadora Gisele Vidal e exposição do artista João Máximo, na Antiga Estação de Trem.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes. 

24/11 – 14h30 – Contação de história com a historiadora Gisele Vidal sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata, e Momento Cultural, na Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic).
Organização: Adevic com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

25/11 – 14h – Encerramento e Formatura do Curso de Panificação para quilombolas e imigrantes, na Pecan.
Organização: Pecan e Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes.

26/11 – 14h às 17h – Portas Abertas 2ª edição especial do Mês da Consciência Negra e Momento Cultural, no Hangar Cultural.
Organização: Secretaria Municipal de Cultura com participação da Secretaria Adjunta de Igualdade
Racial e Imigrantes.

29/11 – 9h às 12h – Ações e serviços de saúde voltados à população negra, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania, no Calçadão do Centro.
Organização: Secretaria Adjunta de Igualdade Racial e Imigrantes com participação das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e Cidadania.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

12ª Parada Livre de Canoas acontece domingo no Parque Eduardo Gomes

Redação

Publicado

em

12ª Parada Livre de Canoas

A 12ª edição da Parada Livre de Canoas ocorre no domingo, 15, a partir das 15 horas, no Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima). Na programação do evento, apresentações artísticas e musicais, além das performances de drag queens. O local receberá praça de alimentação, com 15 food trucks, e feira de artesanato.

A Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição de preservativos e realizará autotestes de HIV, além de distribuir material informativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorre mesmo com chuva.

Segundo o secretário da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Israel Valladas, a Parada Livre deste ano tem como tema “Unidos na reconstrução”.

“É uma frase que traduz perfeitamente o momento que vivemos. Após a enchente devastadora de maio, nossa cidade foi desafiada a se reerguer, a cuidar uns dos outros e a construir juntos um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma.

Valladas acrescenta que a parada deste ano também é um convite à reflexão sobre o papel da diversidade na recuperação da cidade.

“Cada um de nós, com nossas diferenças e histórias de vida, traz uma perspectiva única para os desafios que enfrentamos. Reconstruir não é apenas sobre tijolos e cimento; é sobre reconstruir laços, fortalecer nossas conexões e garantir que ninguém fique para trás, especialmente aqueles que historicamente têm sido marginalizados”, considera.

O secretário entende que eventos como a Parada Livre são cruciais para conscientizar sobre a luta por direitos e igualdade.

“Apesar de muitos avanços, ainda enfrentamos preconceito, violência e exclusão. Este é um espaço para visibilidade, para dizer que estamos aqui, somos parte da cidade e queremos contribuir para torná-la um lugar mais justo para todos”, reforça.

Continuar a ler

Comunidade

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

Redação

Publicado

em

Aberto prazo para cadastro de instituições que atendem idosos de Canoas

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Canoas (Comdi) abriu prazo para que entidades que desenvolvam atividades com maiores de 60 anos atualizem seu cadastro junto ao órgão. A medida vale para grupos de terceira idade, instituições de longa permanência e associações.

O objetivo é certificar as organizações que trabalhem em prol do envelhecimento, bem como, instruir a captação de recursos via Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Documentação

As instituições já cadastradas, assim como as novas, devem enviar toda a documentação exigida no edital, publicado na edição do dia 10 de dezembro de 2024 do Diário Oficial do Município de Canoas. O cadastro deve ser feito pelo e-mail camila.ferreira@canoas.rs.gov.br, com o assunto Atualização Cadastral ou Inscrição no Comdi.

As entidades que têm inscrição no Comdi devem enviar por e-mail a documentação e como resposta receberão a informação de que seu credenciamento está válido até março de 2025.

As entidades que já enviaram suas documentações até 1º de dezembro terão sua avaliação realizada até o fim do ano. Uma comissão formada por três conselheiros fará a pré-avaliação da certificação, bem como a designação de conselheiros para realização da visita.

Cabe destacar que é exigência dos órgãos de controle a inscrição no Comdi, bem como, pré-requisito para as organizações sociais, sem finalidade lucrativa, apresentarem propostas de financiamento de projetos com o Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Continuar a ler

Geral

Papai Noel dos Correios: campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul  

Redação

Publicado

em

Papai Noel dos Correios campanha é prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul  
As pessoas que quiserem contribuir com o Natal de milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social terão mais uma semana para participar da Campanha Papai Noel dos Correios. A ação solidária foi prorrogada até o dia 13 de dezembro no Rio Grande do Sul.
Assim, as mais de 1.500 cartinhas que ainda aguardam madrinhas e padrinhos no Estado vão ter mais uma chance de serem adotadas. Também há mais tempo para as pessoas entregarem os presentes nas agências dos 41 municípios participantes.
Depois da adoção, é fundamental que os padrinhos e madrinhas que estão adotando as cartas não esqueçam de levar os presentes nas agências dos Correios.
A etapa de entrega do presente na agência é muito importante para efetivar a adoção da carta e a criança receber o pedido que fez ao Papai Noel. Ainda são aguardados mais de 8 mil presentes serem entregues nos Correios nos próximos dias.

Como adotar uma cartinha:

Em Porto Alegre, a adoção dos pedidos pode ser feita pelo blognoel.correios.com.br ou de forma presencial, em cinco agências participantes:
  • Agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555)
  • Agência Ipanema (avenida Eduardo Prado, 2165)
  • Agência São João (rua Vinte e Cinco de Julho, 46)
  • Agência Vila Jardim (avenida Protásio Alves, 5718)
  • Agência Correios Empresa (avenida Sertório, 4222)
Já em Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo a adoção das cartinhas pode ser feita pelo blognoel.correios.com.br ou de forma presencial, na agência central de cada município.
Nas demais cidades que realizam a campanha, a adoção das cartas é feita exclusivamente de forma presencial na agência central de cada município.
Como entregar o presente:
Depois da adoção, é só levar o presente na mesma agência em que a carta foi adotada ou na unidade indicada no site (no caso de quem fez a adoção on-line). O novo prazo para entrega é o dia 13 de dezembro.
Vale lembrar que o presente deve estar acondicionado em embalagem reforçada com o código da carta escrito no pacote de forma visível e legível, para que os Correios possam identificar o destinatário corretamente.
Todo mundo pode ser Noel, seja você também!

Municípios participantes no RS em 2024:

Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Gramado, Guaíba, Guaporé, Feliz, Ijuí, Não-Me-Toque, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Viamão, Taquara e Teutônia.

Campanha acontece em todo o Brasil

Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente de solidariedade, que há 35 anos une empresa, empregados, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado. Em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças em todo o país.
Foram 270 mil cartinhas adotadas ― cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.  
Todas as informações oficiais sobre a campanha estão disponíveis no endereço blognoel.correios.com.br.
Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm