Conecte-se conosco

header-top







 

10/01/2026
 

Política

ELEIÇÕES: Candidato a governador Edegar Pretto (PT) visita Canoas e região

Redação

Publicado

em

Conforme assessoria de comunicação do candidato ao Governo do Rio Grande do Sul pela coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede), Edegar Pretto (PT), no sábado, 24, uma caminhada com apoiadores passou por quatro cidades da região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale do Sinos.

As primeiras mobilizações ocorreram em Canoas. Cerca de 500 militantes e apoiadores, carregando bandeiras, ocuparam as ruas do bairro Mathias Velho, um dos mais populosos do município. Na ocasião, Edegar conversou com moradores e comerciantes, e entregou a eles material com as suas principais propostas para o RS.

O líder petista lembrou que falta apenas uma semana para as eleições e que este período é decisivo para potencializar a sua candidatura rumo ao segundo turno. Neste sentido, estimulou as pessoas a intensificaram as conversas com vizinhos, amigos e familiares.

“Sejam a minha voz. Digam às pessoas que, se eu for governador, nenhum pai e nenhuma mãe vão dormir preocupados se terão comida para os seus filhos no dia seguinte, porque comigo vai ser fome zero, dinheiro no bolso e povo feliz outra vez. Acreditem, assim como um trabalhador metalúrgico e uma mulher foram eleitos presidentes, alguém que veio do cabo da enxada, como eu, também pode ser governador deste estado”, argumentou.

Depois, o candidato esteve em Esteio, para mais uma caminhada com apoiadores e militantes pelas ruas do Loteamento Pôr do Sol, Vila Nova e São José. Ele lembrou que o município recebeu muitos recursos dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Só na área da habitação, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, foram construídas 1.170 moradias.

Edegar participou ainda de outra caminhada, no calçadão de Sapucaia do Sul. Lá, ele destacou que, no seu governo, os trabalhadores da educação serão tratados com respeito e que vai melhorar a qualidade da merenda escolar. “Quando a criança chegar na escola, ela terá café da manhã, almoço e todas as refeições necessárias. Nós vamos comprar da agricultura familiar e dar aos estudantes alimentação com sinônimo de saúde, porque ninguém aprende de barriga vazia”, ressaltou.

A última caminhada do dia ocorreu em São Leopoldo, no Vale do Sinos, onde Edegar, na sexta-feira, 23, à noite, também participou do comício da candidatura de Marcel Frison a deputado federal. Durante a agenda de hoje na Vila Brás, ele afirmou que vai investir 12% do orçamento do Estado em saúde, para diminuir as filas de espera por uma consulta, um exame ou uma cirurgia. Ainda reforçou o seu compromisso com o combate à fome. “No meu governo, o churrasco dos gaúchos não vai mais ser artigo de luxo, porque o churrasco para nós não é só uma comida boa. É cultura, é encontro com a família. Eu quero ver o povo trabalhador se alimentar com diversidade e dignidade”, completou.

Todas as caminhadas de Edegar, apoiadores e militares dos partidos da Frente da Esperança foram acompanhadas por lideranças locais e candidatos e candidatas que concorrem a uma vaga à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente Lula veta projeto que reduziria punição aos envolvidos no ato de 8 de janeiro

Redação

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quinta-feira, 8, o Projeto de Lei nº 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. A proposta havia sido aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro e previa mudanças no cálculo das penas aplicadas a crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo a tentativa de golpe de Estado.

O veto foi anunciado durante cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em referência aos três anos dos ataques de 8 de janeiro, quando apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro invadiram as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra o resultado das eleições de 2022.

Durante o evento, Lula afirmou que os condenados pelos atos antidemocráticos tiveram direito à ampla defesa e foram julgados com base em provas. Segundo o presidente, as decisões judiciais seguiram critérios legais e foram conduzidas com transparência.

Lula também destacou a atuação do Supremo Tribunal Federal no julgamento dos envolvidos. De acordo com ele, a Corte agiu dentro dos limites da lei e manteve sua independência diante de pressões externas.

Ao encerrar o discurso, o presidente citou o filósofo George Santayana, ressaltando a importância de preservar a memória histórica para evitar a repetição de episódios que atentem contra a democracia. Lula afirmou ainda que o país rejeita qualquer forma de ditadura, seja civil ou militar, e defendeu a democracia como expressão da vontade popular.

Com o veto presidencial, o projeto retorna ao Congresso Nacional, que poderá analisar a decisão e decidir pela manutenção ou derrubada do veto.

Entenda o projeto

O PL da Dosimetria propunha alterações na forma de cálculo das penas para os crimes de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado. Pelo texto, quando os dois crimes fossem cometidos no mesmo contexto, seria aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma das penalidades.

A proposta também previa a redução dos tempos mínimos para progressão de regime, do fechado para o semiaberto ou aberto. As mudanças poderiam beneficiar pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes do alto escalão do governo anterior, como Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno.

Continuar a ler

Política

Felipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Redação

Publicado

em

O advogado e gestor público Luís Felipe Mahfuz Martini foi nomeado secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Adjunto do Rio Grande do Sul. Atual presidente municipal do Podemos em Canoas, ele passa a integrar a equipe do governo estadual em uma área considerada estratégica da administração pública.

A nomeação marca o retorno de Canoas à estrutura do governo estadual, com representação em uma secretaria de Estado, fato que não ocorria há décadas. Martini está entre os poucos canoenses a assumir um cargo de primeiro escalão no Executivo estadual.

Com trajetória ligada à gestão pública, Martini já atuou em diferentes áreas, tanto no âmbito municipal quanto estadual, com foco em políticas públicas, governança e atendimento direto à população.

Entre os cargos ocupados, foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas em 2017, diretor executivo do Procon RS em 2019, secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia em 2021 e secretário municipal de Saúde em 2023.

“É uma honra assumir essa missão e integrar o governo do Estado em uma área tão relevante. Agradeço ao governador pela confiança e ao Podemos pela oportunidade de seguir contribuindo com politicas publicas que promovam justiça, cidadania e direitos humanos”, afirmou.

Continuar a ler

Política

Thiago Moyses deixa a Secretaria de Mobilidade Urbana de Canoas e Marcos Junior Melchior assume o cargo

Redação

Publicado

em

O Prefeito de Canoas, Airton Souza, em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 5, anunciou que o secretário de Mobilidade Urbana de Canoas, Thiago Moyses, deixou o cargo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município ainda nesta segunda-feira.
Segundo o secretário, está deixando o cargo para novos desafios profissionais e cuidar de sua saúde.

“Minha saída tem dois motivos claros: cuidar da saúde e retomar a advocacia, profissão que moldou quem eu sou. Encerro esse ciclo com a certeza do dever cumprido. Foi trabalho de verdade, daqueles que não apresentam só números, mas que deixam a semente plantada para o futuro.”

No lugar de Moyses, assume o cargo Marcos Junior Melchior, que atuava como assessor do gabinete do prefeito.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques