Editorial: “É justamente na força da sua comunidade que mora sua fortaleza”

Emancipação Política

Em 27 de junho de 1939 era formalizada a criação da cidade de Canoas com a assinatura de um decreto estadual. Era o ato anterior a instalação de fato do município, que se daria meio ano depois em 15 de janeiro próximo.

Mas foi o ápice de um movimento político maior, que durou anos e envolveu centenas de ilustres cidadãos que escolheram esta localidade para viver e entendiam que sua gente necessitava ter as rédeas de seu futuro, gerenciando e administrando seus próprios recursos.

Foi decisivo para este momento crucial para a comunidade a reunião de pensadores, políticos, empresários e militares do recém criado 3º Regimento de Aviação Militar em torno do mesmo objetivo.
Em todas as vezes que a cidade cresceu e se desenvolveu, foi a união de propósitos daqueles que a amam a mola propulsora. Naquele momento, há 83 anos, Canoas tinha pouco mais de 40 mil habitantes. 

Hoje conta com dez vezes mais moradores e sofre as dores deste crescimento. Porém, se é desafiador se tornar uma grande cidade, é justamente na força da sua comunidade que mora sua fortaleza.
Canoas sempre foi uma cidade acolhedora, que recebe gente de todos os cantos do mundo para aqui formar o lar. Que possamos saudar esta terra que a todos recebe com o sentimento e compromisso de, por ela, fazer o nosso melhor. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here