Saúde
COVID-19: pessoas entre os 50 e 59 anos podem tomar 4ª dose da vacina

Apesar da quarta dose (D4), também chamada de dose de reforço, para pessoas entre os 50 e 59 anos estar disponível em Canoas, a maioria dos canoenses nesta faixa etária ainda não a fez. De um público estimado de 41 mil pessoas, 36 mil estão com o esquema vacinal incompleto. A Secretaria Municipal da Saúde faz um chamado especial para estas pessoas, para que compareçam nas unidades de saúde e façam a D4, protegendo a sua saúde e ajudando a conter o avanço da pandemia na cidade.
A recomendação é de que esta dose seja recebida quatro meses após o primeiro reforço (D3). Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá intensificar a proteção contra o vírus, realizando o segundo reforço. Quem tem 18 anos ou mais deverá receber o segundo reforço quatro meses após o primeiro.
O secretário Municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, explica que é importante as pessoas se vacinarem nos períodos correspondentes da sua idade, para que a ampliação da faixa etária aconteça de maneira mais dinâmica. “Precisamos que um público se vacine, para que possamos ampliar as idades da vacinação, pois o número de doses que recebemos do Estado vêm de acordo com a quantidade de pessoas da população em questão. Se um público não se vacinar e ampliarmos a idade, corremos o risco de ficarmos sem imunizantes.”
Aristeu reforça a importância de cada indivíduo realizar todas as doses recomendadas. “É preciso que as pessoas tenham a compreensão que as doses de reforço fazem parte da manutenção de seu esquema vacinal, conforme orientação do Ministério da Saúde. E, que já existe a autorização para que os municípios passem para o grupo a partir dos 40 anos. Mas isto somente poderá ocorrer se a maioria dos adultos de 50 anos ou mais fizerem a sua parte”.
As doses de reforço, bem como as demais da vacina da Covid, estão disponíveis em nove unidades de saúde. Confira abaixo os endereços e horários de atendimento.
Onde fazer a vacina
Central de Vacinas
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (distribuição de fichas até 18h45)
Sábados, das 8h às 17h (distribuição de fichas até 16h45)
Estação Canoas da Trensurb (Av. Guilherme Schell, 5670, Centro)
Unidades de Saúde
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (com distribuição de fichas até 15h45)
CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
Concoban – Rua Fernando Ferrari, 2674, Bairro Niterói
Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Estância Velha
Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
São José – Rua João Pessoa s/n.°, São José
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial4 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































