Saúde
COVID-19: pessoas entre os 50 e 59 anos podem tomar 4ª dose da vacina

Apesar da quarta dose (D4), também chamada de dose de reforço, para pessoas entre os 50 e 59 anos estar disponível em Canoas, a maioria dos canoenses nesta faixa etária ainda não a fez. De um público estimado de 41 mil pessoas, 36 mil estão com o esquema vacinal incompleto. A Secretaria Municipal da Saúde faz um chamado especial para estas pessoas, para que compareçam nas unidades de saúde e façam a D4, protegendo a sua saúde e ajudando a conter o avanço da pandemia na cidade.
A recomendação é de que esta dose seja recebida quatro meses após o primeiro reforço (D3). Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá intensificar a proteção contra o vírus, realizando o segundo reforço. Quem tem 18 anos ou mais deverá receber o segundo reforço quatro meses após o primeiro.
O secretário Municipal da Saúde, Aristeu Ismailow, explica que é importante as pessoas se vacinarem nos períodos correspondentes da sua idade, para que a ampliação da faixa etária aconteça de maneira mais dinâmica. “Precisamos que um público se vacine, para que possamos ampliar as idades da vacinação, pois o número de doses que recebemos do Estado vêm de acordo com a quantidade de pessoas da população em questão. Se um público não se vacinar e ampliarmos a idade, corremos o risco de ficarmos sem imunizantes.”
Aristeu reforça a importância de cada indivíduo realizar todas as doses recomendadas. “É preciso que as pessoas tenham a compreensão que as doses de reforço fazem parte da manutenção de seu esquema vacinal, conforme orientação do Ministério da Saúde. E, que já existe a autorização para que os municípios passem para o grupo a partir dos 40 anos. Mas isto somente poderá ocorrer se a maioria dos adultos de 50 anos ou mais fizerem a sua parte”.
As doses de reforço, bem como as demais da vacina da Covid, estão disponíveis em nove unidades de saúde. Confira abaixo os endereços e horários de atendimento.
Onde fazer a vacina
Central de Vacinas
Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (distribuição de fichas até 18h45)
Sábados, das 8h às 17h (distribuição de fichas até 16h45)
Estação Canoas da Trensurb (Av. Guilherme Schell, 5670, Centro)
Unidades de Saúde
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (com distribuição de fichas até 15h45)
CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
Concoban – Rua Fernando Ferrari, 2674, Bairro Niterói
Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Estância Velha
Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco
Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
São José – Rua João Pessoa s/n.°, São José
Saúde
Nova unidade de saúde é inaugurada no bairro Niterói, em Canoas

Foi inaugurada na manhã do sábado, 13, a Unidade de Saúde João-de-Barro, localizada na Rua Itamar de Mattos, nº 1300, no bairro Niterói, em Canoas. A obra teve investimento de R$ 2,78 milhões e começou a ser construída em 2023.
A nova unidade substitui a antiga Unidade de Saúde Concoban e visa ampliar o acesso ao atendimento básico de saúde para moradores da região. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a nova localização, próxima ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sudeste, deve facilitar o acesso de um número maior de usuários, especialmente de famílias que ainda não estavam cadastradas.
A unidade contará com três equipes da Estratégia de Saúde da Família, uma equipe odontológica e oito agentes comunitários de saúde, responsáveis por visitas domiciliares e acompanhamento da população. Além disso, três agentes de endemias atuarão na prevenção e controle de doenças no território. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Durante a cerimônia de inauguração, autoridades municipais destacaram a importância do novo equipamento público para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. O prefeito Airton Souza afirmou que a unidade foi planejada para oferecer um atendimento mais humanizado à população. Já o vice-prefeito Rodrigo Busato mencionou que a entrega da unidade ocorre em um momento de reconstrução da cidade após a enchente.
A Fundação Municipal de Saúde informou que a nova sede representa uma melhoria em relação ao antigo espaço, que era adaptado. A expectativa é de que a estrutura atual ofereça um ambiente mais adequado para os atendimentos.
Moradores da região também comentaram a importância da nova unidade. A dona de casa Eloá de Lima, de 60 anos, moradora vizinha à nova US, afirmou que a proximidade facilitará o acesso, especialmente para os idosos.
Saúde
Prefeitura de Canoas firma contrato com FMSC e lança telemedicina em escolas

A Prefeitura de Canoas anunciou duas importantes iniciativas na área da saúde pública no município. Na quarta-feira, 10, foi firmado um novo contrato com a Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), assegurando a continuidade dos serviços médicos na Atenção Primária. No dia seguinte, quinta-feira, 11, foi lançado o serviço de telemedicina em escolas da rede municipal, integrando saúde e educação.
O novo contrato com a FMSC tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período. Cerca de 80 médicos vinculados à fundação seguirão atuando nas unidades de saúde da cidade. A assinatura do acordo aconteceu na sede da Prefeitura e contou com a presença de representantes da administração municipal, da FMSC, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e de outros sindicatos da área da saúde.
Para o diretor do Simers, Alexandre Silveira, a formalização do contrato representa um avanço nas negociações e oferece estabilidade ao atendimento prestado à população. Ele destacou o papel do diálogo entre o sindicato, a Prefeitura e a fundação como fundamental para o desfecho positivo.
Já na quinta-feira, 11, o Executivo municipal lançou o serviço de telemedicina nas escolas, com cerimônia realizada na EMEF João Paulo I, no bairro Harmonia. A iniciativa começa em 10 escolas da rede municipal, oferecendo atendimento médico e de enfermagem diretamente no ambiente escolar para estudantes que apresentarem sintomas leves, como febre, gripe, dor de garganta ou pequenas lesões.
A proposta visa agilizar o cuidado com a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar por questões médicas e proporcionar maior tranquilidade às famílias, ao evitar deslocamentos desnecessários às unidades de saúde.
Saúde
Setembro Amarelo: Sistema FIERGS promove ações de cuidado com a saúde mental e valorização da vida

Apoio do Centro de Valorização da Vida
- Cultura3 dias atrás
31ª Semana Farroupilha inicia programação no Parque Eduardo Gomes a partir desta sexta; confira programação
- Justiça6 dias atrás
2ª Turma do STF forma maioria a favor de Airton Souza em recurso contra condenação de improbidade administrativa
- Eventos5 dias atrás
Semana Farroupilha terá programação especial no Parque Eduardo Gomes
- Habitação3 dias atrás
Caixa divulga lista de cem canoenses contemplados no programa Compra Assistida
- Oportunidade6 dias atrás
Inscrições para concurso do BRDE com salário inicial de R$ 10,1 mil para nível superior terminam quinta-feira, 11
- Cultura3 dias atrás
Conheça a programação do 3º Festival de Cinema de Canoas
- Geral4 dias atrás
Bazar Amigos da Casa abre vagas de voluntariado intergeracional
- Eventos3 dias atrás
40ª Feira do Livro de Canoas homenageia Érico Veríssimo e terá presença de Tiago Lacerda