Saúde
LIMINAR DA JUSTIÇA: Após afastamento imediato de dirigentes, Estado assume gestão do Pronto Socorro

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve reunida com o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, na tarde desta quinta-feira, 7. No encontro, a secretária apresentou as duas profissionais interventoras – designadas pela Justiça – para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas, a médica Eleonora Gehlen Walcher e a gestora financeira, Suelen Arduin. “Todos os pontos da decisão judicial serão cumpridos e diante do princípio de transparência e da boa relação é importante essa parceria entre estado e município”, destacou Arita.
Na noite desta quarta-feira, 6, a Justiça determinou liminarmente que o Estado do Rio Grande do Sul deverá assumir imediatamente a gestão do Hospital de Pronto Socorro pelo prazo de até 120 dias, prorrogável se necessário, até que haja condições de que a gestão do Hospital seja retomada.
O município de Canoas é referência em urgência e emergência para atendimento de mais de 150 municípios do Estado. Arita reforçou o papel da rede de saúde municipal que faz gestão plena e recebe custeio com recursos federais, municipais e uma fatia de incentivos estaduais. Segundo a secretária, os atendimentos no Hospital de Pronto Socorro serão mantidos e os demais serviços de referência do município tem papel primordial para o atendimento adequado de pacientes que necessitem ser encaminhados.
Também participaram do encontro a setorial da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Aline Paulitsch, o secretário municipal de saúde, Eloir Vial, a adjunta Ana Macedo, e o procuraror geral do município, Cesar Palma.
Nesta sexta-feira, 8, às 8 horas, as duas interventoras iniciam as atividades junto a instituição hospitalar.
Operação Copa Livre
No dia 31 de março, o MPRS desencadeou a operação Copa Livre, em que seis pessoas foram afastadas de seus cargos na prefeitura de Canoas: o prefeito Jairo Jorge, um assessor direto do gabinete dele, o secretário de Planejamento e Gestão – Fábio Cannas, o secretário de Saúde – Maicon Lemos -, e dois servidores. Ao todo, foram cumpridas 81 medidas cautelares contra 24 pessoas físicas e 15 empresas. Sete dessas empresas foram proibidas de contratar com o poder público.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































