Saúde
Uso de máscaras é flexibilizado em locais fechados em Canoas

Foi publicado na manhã desta terça-feira, 5, pela Prefeitura de Canoas um decreto que torna facultativo o uso de máscara em locais fechados como supermercados, shoppings, cinemas, templos religiosos, bares e comércios. As novas orientações entraram em vigor a partir da publicação.
O uso do acessório permanece obrigatório em equipamentos de saúde, como hospitais, consultórios e farmácias, no transporte público e nas escolas de educação infantil e ensino fundamental, sejam elas públicas e privadas.
Na matéria, o prefeito Nedy de Vargas Marques explica que a decisão está fundamentada nos índices municipais, que apresentaram redução significativa no número de casos da doença e, consequentemente, das internações e mortes. “A queda da contaminação e o avanço da vacinação na nossa cidade permitem retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras. Mesmo assim, a pandemia ainda não acabou e recomendamos que a população continue vacinando e se cuidando. Todas as ações em relação à pandemia foram tomadas com responsabilidade e segurança sanitária, com base no equilíbrio entre saúde e economia”, enfatiza.
Reforça, porém, que é necessário seguir com alguns cuidados como a higienização constante das mãos, evitar aglomerações em ambientes fechados e, havendo sintomas da Covid, se dirigir a uma das Centrais de Testagem para realizar o teste. Observa que o vírus ainda está circulando e precisamos estar atentos e, em casos positivos da doença, as recomendações de isolamento continuam.
Nas escolas uso é obrigatório
O prefeito explica que até o momento, 58,31% das crianças com idades entre 5 e 11 anos, estão vacinadas. “O que justifica a manutenção da obrigatoriedade nas escolas de ensino infantil e fundamental, pois este índice ainda está aquém do esperado.”
Vacinação segue na cidade
Para que a cidade não volte a registrar altos números de contaminação, como aconteceu em janeiro deste ano, quando tivemos 14.148 casos, o maior de toda pandemia, é preciso continuar vacinando. Fique atento aos horários e locais de vacinação e mantenha seu calendário vacinal em dia.
Canoas e a pandemia
Desde o início da pandemia Canoas registrou 73.407 casos da doença e 1.795 óbitos. Já foram realizados 267.630 testes para detecção da doença e atualmente 9 pacientes estão internados em leitos de enfermaria e 7 na ala de UTI Covid. Ao todo, 80,70% da população está com o esquema vacinal completo.
Saúde
Simers diz que Centro Obstétrico do HU de Canoas suspendeu atendimentos por falta de médicos até 19h desta terça-feira, 11
Saúde
Rede Básica de Saúde de Canoas passa a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuito

A partir do dia 23 de fevereiro, a rede de atenção básica à saúde de Canoas começará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. O método é considerado um dos mais confiáveis, com índice de falha de apenas 0,05%, superando até procedimentos como laqueadura e vasectomia.
O implante poderá ser usado por meninas e mulheres entre 14 e 49 anos. Para receber o serviço, é necessário agendar a colocação na Unidade Básica de Saúde de referência, após avaliação médica.
Além de prevenir a gravidez, o Implanon auxilia no tratamento de endometriose, adenomiose, miomas e sangramentos uterinos irregulares. Também contribui para reduzir cólicas e sintomas de TPM. O dispositivo pode ser removido a qualquer momento, e a fertilidade retorna rapidamente após a retirada.
Saúde
HU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Saúde1 semana atrásHU de Canoas passa a integrar programa federal que amplia cirurgias especializadas pelo SUS

Policial3 dias atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Cultura1 semana atrásSemana do Cinema começa nesta quinta-feira, 5, em Canoas com ingressos a R$ 10 e R$ 12

Geral1 semana atrásPrazo é de 90 dias para tirar título, regularizar situação ou transferir domicílio eleitoral
Geral1 semana atrásCorsan diz que abastecimento de água aos bairros Igara, São José e Brigadeira deve ser restabelecido até o final da manhã

Saúde1 semana atrásMinistério da Saúde passa a adotar o CPF como identificador único do Cartão SUS

Habitação1 semana atrásCanoas inicia fase de pós-mutirão para regularização de imóveis da Cohab em fevereiro

Política1 semana atrásVice-Prefeito Rodrigo Busato se reúne com Associação Comunidade 5 Colônias, criada pós-enchente























































