Saúde
Escola de Saúde La Salle | Santa Casa oferece bolsas de estudos para área da saúde
A Escola de Saúde La Salle | Santa Casa de Porto Alegre está oferecendo bolsas socioeconômicas integrais para todos os seus cursos de Especialização e MBA, ofertados em 2022/1. São oportunidades para 14 cursos de Especialização e MBA, no modelo semipresencial com prática profissional individualizada e na modalidade de educação a distância – EaD.
Os candidatos precisam ter concluído o curso de graduação e possuir renda familiar mensal per capita que não exceda o valor de até 1 (um) salário-mínimo e 1/2 (meio), até a apresentação da documentação.
As oportunidades são nos cursos abaixo:
- Semipresenciais
- Especialização em Fisioterapia Hospitalar e Intensivismo
- Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência – Adulto
- Especialização em Enfermagem em Acessos Vasculares e Terapia Infusional
- Especialização em Serviço Social na Área Hospitalar
- Especialização em Psicologia Hospitalar
- Especialização em Microbiologia Clínica
- Especialização em Enfermagem em Cardiologia Clínica e Intervencionista
- Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de
- Material e Esterilização
- Especialização em Nutrição em Pediatria
- Especialização em Enfermagem em Cirurgia Robótica
- Especialização em Farmácia Hospitalar e Clínica
- MBA em Gestão em Saúde
A distância (EaD)
- Especialização em Pesquisa Clínica: Gestão e Operação
- MBA em Gestão, Inovação e Auditoria em Serviços de Saúde
Inscrições: https://escoladesaude.org/
O Diretor de Extensão e Pós-graduação Lato Sensu da Universidade La Salle, Prof. Me.Cássio Cassel explica que a oportunidade tem como foco a formação de profissionais humanizados: “Quando, em fevereiro de 2020, a Escola de Saúde ainda era uma ideia da Universidade La Salle e da Santa Casa de Porto Alegre, sonhávamos em fazer a diferença para a comunidade na qual nos inserimos e queríamos formar profissionais humanizados, com experiência prática e atuação sustentada na ciência, qualificando ainda mais o atendimento ofertado pelo SUS, como também prestado por convênios e instituições privadas. Estamos fazendo isso e com a oferta de bolsas socioeconômicas, buscamos ir além, proporcionando que profissionais com menos condições financeiras, neste momento de escassez, siga acreditando na educação e se especializando.
Saúde
Mutirão de mamografias em Canoas reduz em 65% a fila de espera pelo exame
Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período.
Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.
“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira, 22, no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão.
O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão.
“Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.
Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes.
“Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.”
Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia.
“Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”
Saúde
Prefeitura anuncia nomes dos diretores técnicos dos hospitais de Canoas
Hospital Nossa Senhora das Graças
Hospital de Pronto Socorro
Hospital Universitário
Saúde
Prefeito, secretários e vereadores vistoriam reforma do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas
Na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito de Canoas, Airton Souza, o vice-prefeito Rodrigo Busato, secretários municipais e vereadores da cidade visitaram as obras de reforma do Hospital de Pronto-Socorro, no bairro Mathias Velho.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo da visita foi verificar o andamento dos reparos e a expectativa de conclusão do serviço. O hospital teve o primeiro andar totalmente alagado na enchente de maio de 2024.
Andamento da obra
Airton defendeu que é preciso agilizar a execução da obra e disse estar frustrado com o andamento do serviço, especialmente porque enquanto o prédio é reformado o Hospital de Pronto-Socorro vem realizando os seus atendimentos dentro da estrutura física do Hospital Nossa Senhora das Graças.
“Existe uma expectativa de conclusão e a obra andou muito pouco”, declarou o prefeito. “Queremos clareza na execução da obra e queremos que o prazo seja cumprido.”
O vice-prefeito Rodrigo Busato disse destacou que a administração municipal não tem foco apenas em levantar os problemas, mas principalmente em encontrar soluções que resultem em melhorias para a população.
O contrato para a reforma, assinado ainda na administração passada, prevê que os trabalhos durem 120 dias, com a conclusão, portanto, prevista para meados do mês de abril. Mas o andamento dos serviços indica que poderá ser necessário estender o prazo.
O diretor da Elmo Eletro Montagens, responsável pela obra, André Sant’Ana, disse que problemas não previstos no projeto original foram encontrados durante as obras e será necessário lidar com eles para que a reforma possa ser concluída.
“Estamos reavaliando o projeto por causa dessas questões”, explicou Sant’Ana, dando como exemplo danos na rede elétrica do prédio que só foram revelados quando a obra começou de fato.
O secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez, explicou que a expectativa de reabertura do Hospital de Pronto-Socorro depende do andamento e da conclusão da reforma.
O diretor do hospital, Sérgio Ruffini, adiantou que, com a reforma, será possível efetuar mudanças na disposição das estruturas internas da casa de saúde, de modo a racionalizar os processos de atendimento e oferecer mais qualidade e conforto aos pacientes.
- Clima1 semana atrás
Sala de Situação e Defesa Civil do RS orientam para de temperaturas altas e baixa umidade relativa do ar
- Luto1 semana atrás
Diretor do Hospital Universitário de Canoas, Edemar da Costa morre em acidente de carro
- Emprego1 semana atrás
Câmara de Canoas abre seleção para estagiários com inscrições até 3 de fevereiro
- Comunidade1 semana atrás
Restaurante Popular de Canoas passa a funcionar aos sábados e feriados
- Saúde1 semana atrás
Prefeitura de Canoas e Governo do Estado discutem situação da Saúde no município
- Enchente 2024 Canoas1 semana atrás
Prefeitura publica lista de beneficiados do Aluguel Social Canoense Reconstrução
- Opinião1 semana atrás
“Oportunidades perdidas!” (Por Carlos Marun – ex-Ministro)
- Serviços1 semana atrás
Queda de energia elétrica interrompe abastecimento de água em Canoas