Conecte-se conosco

header-top



 




 

25/04/2024
 

Saúde

CARNAVAL SEGURO: Campanha de vacinação para adultos e crianças mira feriadão festivo

Redação

Publicado

em

O Carnaval está chegando e, mesmo sem os tradicionais bailes e desfiles dos blocos e escolas de samba, muitas pessoas aproveitarão o feriado com familiares e amigos. Sendo assim, é importante estar vacinado, manter a higienização constante das mãos, usar álcool em gel e evitar aglomerações.

Procure um dos locais de vacinação existentes no município e mantenha em dia seu esquema vacinal. A vacinação também é muito importante para os pequenos foliões, com idades entre 5 e 11 anos. Com a imunização, você evita desenvolver a forma mais grave da doença, caso seja contaminado, além de proteger a sua saúde e a das pessoas que ama.

Segundo informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, (Cevs) as pessoas com 20 anos ou mais que tomaram as duas doses ou a dose única da vacina, entre agosto e novembro de 2021, reduziram em 87% o risco de morte pelo coronavírus. Entre os idosos, a vacinação de reforço, por sua vez, foi capaz de diminuir em 95% a incidência de óbito no período.

O secretário da Saúde, Maicon Lemos, reforça que a vacina é a forma mais efetiva para a população se proteger. Enfatiza que todas as vacinas, independente do laboratório, são seguras e autorizadas por instituições científicas nacionais e internacionais.

Canoas tem ampla rede de combate ao vírus

O Município dispõe de uma grande rede de atenção voltada ao combate e tratamento de Covid-19. Com a testagem em massa é possível rastrear os casos da doença, iniciando as medidas de isolamento e monitoramento dos pacientes, evitando que a doença se alastre.

O teste antígeno pode ser feito em uma das centrais de testagem, localizadas nos bairros
Centro, Mathias Velho, Guajuviras, Niterói e Rio Branco.

Em casos de sintomas como dores de cabeça, coriza e sensação de febre, o canoense encontra atendimento especializado em uma das quatro Clínicas Covid. Localizadas nos bairros Guajuviras, Rio Branco, Harmonia e Niterói, os espaços oferecem atendimento de enfermagem e consulta médica e, havendo a necessidade, também realizam o teste antígeno.

Para casos graves, como febre alta, tosse e falta de ar, por exemplo, o indicado é buscar atendimento na UPA Hugo Simões Lagranha, no bairro Rio Branco, ou na Tenda Covid, localizada ao lado da UPA Carlos Giacomazzi, no bairro Guajuviras.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospitais indicam que atendimentos eletivos pelo IPE podem ser suspensos

Redação

Publicado

em

A desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), determinou o restabelecimento das instruções normativas do IPE Saúde que autorizam novas tabelas de remuneração para atendimentos mediados pela instituição.

A decisão, com data de terça-feira, 23, derruba liminar de um grupo de hospitais que suspendeu a vigência das novas faixas de pagamento, que trariam prejuízo financeiro às casas de saúde. As 13 instituições incluem a Rede Divina Providência, o Hospital São Lucas da PUCRS e a Santa Casa, que atendem cerca de 60% da demanda do IPE Saúde no RS.

Em comunicado ao jornal Correio do Povo, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) afirmou que, apesar de não tomar nenhuma medida imediata, há o indicativo de que sejam suspensos os atendimentos eletivos pelo plano, que contempla funcionários públicos ativos e inativos, bem como seus dependentes.

“Os hospitais, evidentemente, precisam se manter de alguma forma, e garantir as condições assistenciais para assistir os pacientes do IPE”, comentou Júlio Lemos, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre. Ele também apontou que hoje, 180 pacientes internados são usuários do sistema estadual. Caso se mantenham as novas tabelas, a casa de saúde deve suspender novos atendimentos também nestas modalidades.

Atendimentos eletivos

Atendimentos médicos podem ser classificados em três categorias: emergência, urgência e eletivos. Saiba a diferença abaixo:

  • Emergência – Casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, com necessidade de tratamento médico imediato;
  • Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento;
  • Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.
Continuar a ler

Saúde

NOVO SALTO: casos confirmados de dengue em Canoas chegam a 3.434

Redação

Publicado

em

A situação da dengue em Canoas continua a escalar, mesmo com novas medidas anunciadas pelo governo municipal, como o hospital de campanha na UPA Boqueirão e os novos agentes de endemias. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 24, o número de casos da doença desde o começo do ano chegou a 3.434. São 653 novas ocorrências, o que representa um aumento de 23,48% desde a semana passada.

O número de casos importados segue o mesmo da última contagem, o que aponta para o contínuo crescimento da epidemia dentro do município. São 3.424 casos autóctones (contraídos em Canoas) e apenas 10 importados, com pessoas sendo picadas pelo Aedes aegypti fora da cidade.

Um a cada 101 canoenses já teve dengue em 2024.

Nos bairros, o Estância Velha, onde o surto começou em Canoas, ultrapassou a marca dos mil casos, com 1.101 ocorrências (32,06% do total). O Guajuviras tem 644 confirmações (18,75%). Mathias Velho, Harmonia, Niterói e Nossa Senhora das Graças todos têm mais de 200 casos. O Olaria já tinha mais de cem ocorrências no último boletim, e agora Rio Branco e Igara chegaram ao mesmo patamar.

Casos por bairro

  • Estância Velha: 1101 casos
  • Guajuviras: 644 casos autóctones e 2 importados
  • Mathias Velho: 283 casos
  • Harmonia: 268 casos
  • Niteroi: 231 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 256 casos autóctones e 2 casos importados
  • Rio Branco: 145 casos
  • Olaria: 142 casos
  • Igara: 107 casos
  • Marechal Rondon: 63 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 49 casos autóctones e 1 importado
  • Mato Grande: 47 casos
  • Fátima: 37 casos
  • Centro: 34 casos autóctone e 1 importado
  • São Luís: 12 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão entra em funcionamento no sábado

Redação

Publicado

em

O hospital de campanha que atenderá junto à UPA Boqueirão começa a receber pacientes a partir das 7 horas de sábado, 27. A estrutura, que começou a ser montada nesta terça-feira, 23, irá atender exclusivamente casos de sintomas compatíveis com a dengue, tais como:

  • Febre alta, acima dos 38,5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar.

Dessa forma, espera-se que usuários do SUS esperem menos tempo do que nas UPAs, e que esses locais sejam desafogados em vista da atual epidemia de dengue que também atinge Canoas, com mais de 2,7 mil casos já registrados em 2024.

A estrutura terá um funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda. O local fará o acolhimento e triagem dos pacientes, e foi escolhido para diminuir a a quantidade de atendimentos na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. Após a abertura, o hospital de campanha funcionará por 90 dias.

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a medida é uma importante resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. “O Hospital de Campanha é uma medida fundamental. Também já foram colocadas em prática outras ações, como aumento de equipes médicas e ampliação das ações de pulverização, para garantir uma resposta efetiva contra a dengue”, frisou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm