Conecte-se conosco

header-top







 

11/04/2026
 

Geral

Pestalozzi de Canoas promove seminário sobre pessoas com deficiência intelectual

Redação

Publicado

em

A Associação Pestalozzi de Canoas realiza, de 14 a 18 de fevereiro, o Seminário “A Inserção da Pessoa com Deficiência Intelectual na Perspectiva dos Direitos Humanos na cidade de Canoas/RS”.

O evento terá a participação de especialistas nas áreas de educação, saúde, direito, assistência social e mercado de trabalho para pessoas com deficiência (PCD).

O seminário é presencial e gratuito, porém necessita de prévio cadastramento por meio do link: https://forms.gle/mv6FwjECwn986sSt7. Haverá atividades nos períodos da manhã e tarde, com intervalos para coffee break na própria instituição, e 90 minutos de pausa para almoço externo, com indicações de vários restaurantes próximos à Pestalozzi.

O encontro será realizado em espaço aberto, com distanciamento adequado entre as cadeiras. Para participar é necessário utilizar máscara e manter o distanciamento demarcado no local.

Para Edna Alegro, presidente da Pestalozzi de Canoas, o adiamento do seminário por conta da pandemia, acabou sendo positivo. “Quando falamos em inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade, no trabalho, na educação, em locais de lazer e transporte público, estamos falando de direitos adquiridos por meio dos movimentos sociais em prol das pessoas com deficiência. Mas a pandemia trouxe a necessidade de um outro debate, o da inclusão da pessoa com deficiência apesar da pandemia, apesar do distanciamento, além do desemprego que abalou muitas famílias e o suporte e acompanhamento médico, para além das questões da pandemia”.

A programação tem início no dia 14, segunda-feira, às 8h, com recepção e credenciamento, seguida dos abertura oficial, que contará com a presença da deputada federal pelo Rio Grande do Sul, Maria do Rosário, autora da emenda parlamentar que viabilizou a iniciativa da FENAPESTALOZZI – Federação Nacional das Associações Pestalozzi e Associação Pestalozzi de Canoas, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Também participarão como palestrantes/debatedores Maurício Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Panoeiro, secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mariana Neris, secretária nacional de Proteção Global, Maria Yvelonia dos Santos Barbosa, secretária nacional de Assistência Social e Linair Moura Barros Martins, diretora de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC); assim como o grupo de Autodefensores Nacionais, formado por jovens com deficiência todo o país, que tem como lema “Nada sobre nós, sem nós”.

O seminário tem como público-alvo profissionais e estudantes das áreas citadas acima, pessoas com deficiência (PCDs), além de pais e cuidadores de PCDs e toda a comunidade canoense. Os participantes receberão certificado de participação com pelo menos 75% de comparecimento.

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO

Para mais informações e a programação completa acesse: encurtador.com.br/jzOP1.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Justiça decreta prisão preventiva de suspeito por desaparecimento da família Aguiar em Cachoeirinha

Redação

Publicado

em

A Justiça decretou a prisão preventiva de Cristiano Domingues Francisco, de 39 anos, apontado como principal suspeito pelo desaparecimento da família Aguiar, em Cachoeirinha. O pedido foi encaminhado pela Polícia Civil na segunda-feira, 6.

Cristiano está detido desde 10 de fevereiro no Batalhão de Operações Especiais (BOE), em Porto Alegre. Até então, a prisão era temporária e havia sido prorrogada, com término previsto para o fim desta semana. Com a decisão judicial, a detenção passa a não ter prazo determinado.

O suspeito é policial militar e está afastado das funções. Ele é ex-companheiro de Silvana Germann de Aguiar, de 48 anos, desaparecida desde o dia 24 de janeiro. Os pais dela, Isail Vieira de Aguiar, de 69 anos, e Dalmira Germann de Aguiar, de 70, teriam ido até a casa da filha para procurá-la e também não foram mais vistos.

A Polícia Civil trata o caso como crime e afirma já ter indícios para indiciar Cristiano por feminicídio, no caso de Silvana, além de duplo homicídio e ocultação de cadáver das outras duas vítimas.

De acordo com o delegado responsável pela investigação, Anderson Spier, o inquérito está em fase final e deve ser concluído nos próximos dias. A expectativa é de que o relatório seja encaminhado à Justiça até 16 de abril, dentro do prazo legal que se encerra no dia 20.

Continuar a ler

Policial

Operação Vem Diesel investiga suspeita de aumento abusivo no preço do gás de cozinha

Redação

Publicado

em

A Polícia Federal e a Agência Nacional do Petróleo realizam, nesta quinta-feira, 9, uma operação para investigar possíveis irregularidades na comercialização de gás de cozinha.

Ao todo, 55 estabelecimentos em 24 cidades, distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal, estão sendo fiscalizados. A ação busca identificar práticas como aumento irregular de preços, formação de cartel entre empresas concorrentes e outras condutas consideradas abusivas contra o consumidor.

Caso sejam constatadas irregularidades, a Polícia Federal ficará responsável pela apuração de eventuais crimes.

A operação é a segunda fase da ação denominada “Vem Diesel”, que contou, na etapa anterior, com fiscalização em postos de combustíveis. A iniciativa também tem participação da Secretaria Nacional do Consumidor.

A fiscalização integra medidas adotadas para coibir aumentos considerados abusivos nos preços de combustíveis e derivados em meio ao cenário internacional recente envolvendo o Irã.

Continuar a ler

Policial

Homem é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira grávida em Alegrete

Redação

Publicado

em

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na quarta-feira, 8, suspeito de tentar matar a companheira, de 24 anos, em Alegrete, na Fronteira Oeste. A vítima relatou à Brigada Militar que está grávida de quatro meses. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Segundo a polícia, familiares acionaram a Patrulha Rural por volta das 17h30 após denúncias de agressão. Ao chegarem à propriedade, localizada a cerca de 40 quilômetros da área urbana, os policiais ouviram gritos e flagraram o suspeito nu tentando estuprar a vítima.

O homem foi detido no local e encaminhado às autoridades competentes. O caso é investigado.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques