Conecte-se conosco

header-top







 

20/03/2026
 

Geral

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Acolhimento de mulheres com risco de morte aumentou 50% no último ano

Redação

Publicado

em

Veja lista com o primeiro lote dos beneficiários do Aluguel Social Canoense

Os casos de violência doméstica duplicaram durante o período da pandemia, conforme levantamento de atendimentos realizado pela Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria de Mulheres da cidade. O mais preocupante é que além do número de atendimentos ter aumentado, as mulheres passaram a correr maior risco de morte e precisaram ser acolhidas como forma de proteção a vida delas.

Reconhecida como referência para o estado do Rio Grande do Sul, a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres de Canoas acolheu, ao longo de todo o ano de 2021, 64 mulheres que, mesmo com a medida protetiva em vigor, corriam risco iminente de morte. Mais do que o dobro do registrado no ano anterior, quando o espaço recebeu 30 mulheres.

Todas essas canoenses são acolhidas em um alojamento temporário, em endereço sigiloso, com proteção e atendimento integral, podendo estar acompanhadas de seus filhos até 18 anos. O objetivo da casa é garantir a integridade física e psicológica da vítima de violência doméstica, além de oferecer suporte para que ela recomece a vida de maneira segura.

Além do aumento no abrigamento de mulheres, o Centro de Referência para Atendimento a Mulheres Patrícia Esber também registrou aumento nos números de denúncias. Em 2021, 603 mulheres procuraram ajuda no local, que é composto por uma equipe técnica com psicóloga, assistente social e advogada.

Aumento na pandemia

O contexto de pandemia é visto como o principal motivo para esse aumento de violência de gênero. “A violência contra a mulher é um desafio milenar que ainda precisa ser muito debatido. O isolamento social, em virtude do Coronavírus, acabou aproximando muitas vítimas de maus tratos dos seus abusadores, muitos homens e mulheres foram obrigados a trabalhar em homeoffice ou até mesmo perderam seus empregos. São situações que geram uma alta carga de estresse, já que há muitas pessoas em casa e com menos dinheiro, gerando raiva e frustração”, alertou Vani.

Coordenadoria de Mulheres
Endereço: Rua Siqueira Campos, 321 – Centro
Telefone: (51) 98255.1507

Confira todos os locais de assistência à mulher em situação de violência em matéria completa em nosso site.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Jovens aprendizes do Senac mobilizam campanha de arrecadação de tampinhas plásticas

Redação

Publicado

em

Uma iniciativa solidária está mobilizando a comunidade de Canoas. A turma de Aprendizagem 6684 do Senac Canoas lançou o Projeto Tampinha Solidária com a meta de arrecadar 50 mil tampinhas plásticas, unindo conscientização ambiental e apoio a instituições sociais.

A ação é orientada pela docente Nayara Fernandes e envolve alunos em uma proposta que vai além da sala de aula, incentivando o engajamento social por meio de pequenas atitudes do dia a dia.

Todo o material arrecadado será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ao Instituto do Câncer Infantil. Nessas entidades, a venda das tampinhas é revertida em recursos para manutenção de projetos, atendimentos e suporte a famílias atendidas.

Além do impacto social, o projeto também reforça a importância da sustentabilidade, ao estimular o reaproveitamento de resíduos plásticos que seriam descartados.

Para facilitar a participação da comunidade, o Senac Canoas funciona como ponto de coleta. Podem ser doadas tampinhas de garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza, alimentos e outros recipientes plásticos. A unidade fica na Rua Mathias Velho, 255, no Centro de Canoas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3376-6640.

Continuar a ler

Geral

Procon Canoas fiscaliza postos de combustíveis após denúncias de aumento de preços

Redação

Publicado

em

Foto: Divulgação/PMC

O Procon Canoas realizou, na última sexta-feira, 13, uma operação de fiscalização em postos de combustíveis no município de Canoas. Ao todo, 11 estabelecimentos foram vistoriados pelos fiscais do órgão, que verificaram documentos relacionados à comercialização de combustíveis. 

Durante a ação, todos os postos foram notificados a apresentar o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), documento obrigatório que registra a entrada e a saída dos produtos, além das três últimas notas fiscais de compra. Os estabelecimentos têm prazo de até 20 dias úteis, a partir do recebimento da notificação, para encaminhar a documentação ao órgão para análise. 

Já na segunda-feira, 16, o Procon realizou uma nova fiscalização em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A operação ocorreu em três postos da cidade e avaliou aspectos como a qualidade dos combustíveis e a aferição da quantidade fornecida pelas bombas. 

Segundo o Procon, os testes realizados apresentaram resultados satisfatórios e os postos fiscalizados estavam em conformidade com as normas, sem necessidade de autuações. 

As ações fazem parte do trabalho contínuo de fiscalização do órgão, que busca garantir transparência nas relações de consumo e assegurar que os consumidores recebam combustíveis dentro dos padrões de qualidade e quantidade previstos na legislação. 

Continuar a ler

Geral

Unidade móvel da Corsan atende moradores em cinco bairros de Canoas

Redação

Publicado

em

A Corsan realiza, entre os dias 16 e 20 de março, atendimentos por meio de uma unidade móvel em diferentes bairros de Canoas. A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços comerciais da companhia.

Durante o período, moradores poderão solicitar serviços como troca de titularidade da conta, informações sobre tarifas, adesão à tarifa social, esclarecimentos sobre faturas e pedidos de ligação à rede de abastecimento.

O atendimento será realizado por ordem de chegada. Para alguns serviços, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Programação

16 de março – Praça da Brigada, bairro Guajuviras, das 9h às 17h
17 de março – Rua São Gabriel, esquina com a Rua Rio Grande do Sul, bairro Mathias Velho, das 13h às 17h
18 de março – Rua Fernando Ferrari, em frente ao campo do Iraí, bairro Niterói, das 9h às 17h
19 de março – Rua Nazaré, esquina com a rótula, bairro Nossa Senhora das Graças, das 9h às 17h
20 de março – Rua Professora Dona Sara, em frente à Escola Max Oderich, bairro Harmonia, das 9h às 17h.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques