Conecte-se conosco

header-top



 




 

25/04/2024
 

Saúde

Orientações do Estado: Canoas reduz prazo de isolamento para pessoas com Covid-19

Redação

Publicado

em

Um informe divulgado pelo Escritório de Comunicação da Prefeitura diz que Canoas passará a adotar as novas orientações do Governo do Estado quanto ao isolamento de pessoas com Covid-19. A partir de agora, o prazo, que era de dez dias, pode ser reduzido para, no mínimo, cinco dias, dependendo dos sintomas apresentados e da situação vacinal da pessoa. A medida, anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde, é baseada nos últimos estudos sobre a doença, divulgados internacionalmente.

Para pessoas com o diagnóstico para Covid-19 e que não tenham o esquema vacinal completo, o isolamento domiciliar continua em dez dias, contados a partir do início dos sintomas. Se a pessoa está com a vacinação em dia, o prazo será determinado após avaliação dos sintomas, sendo cinco dias para quem não apresentar febre e sete dias para quem teve febre.

Houve mudanças, também, nas condutas previstas para as demais pessoas que residam com alguém que está positivo para Covid. Se as pessoas que convivem com quem está doente estiverem sem nenhum sintoma, não precisam mais permanecer juntas em isolamento. Fica isolado apenas o familiar positivado.

Em caso de sintomas gripais leves é importante procurar um dos cinco centros de testagem e fazer o exame que detecta a doença (veja endereços abaixo). Para sintomas fortes, como febre alta, tosse seca e dores fortes de cabeça e no corpo, dirija-se para UPA Hugo Simões Lagranha, no Bairro Rio Branco, ou para a Tenda Covid, erguida ao lado da UPA Carlos Giacomazzi, na Avenida Boqueirão.

Pessoas com esquema vacinal incompleto
– Isolamento domiciliar de dez dias (a contar do início dos sintomas)
– Procurar novamente atendimento se houver febre persistente
– Reforçar o uso de máscaras.
– Familiares que residem com quem está positivo e que estejam assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.

Pessoa com esquema vacinal completo e que não apresentou febre (ou assintomática)
– Isolamento domiciliar de cinco dias.
– Procurar atendimento se apresentar febre no quarto ou quinto dia de isolamento.
– Reforçar o uso de máscaras, em especial por dez dias.
– Familiares que residem com quem está positivo e que estejam assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.

Pessoa com esquema vacinal completo que apresentou febre
– Isolamento domiciliar de sete dias (a contar do início dos sintomas).
– Procurar atendimento se apresentar febre no sexto ou sétimo dia de isolamento.
– Reforçar o uso de máscaras, em especial por dez dias.
– Familiares que residem com quem está positivo e que estejam assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento.

Confira os endereços das cinco centrais de testagem para Covid-19:

Central de Testagem Centro
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Estação Canoas, da Trensurb, junto à Central de Vacinas, com tenda para a triagem nas proximidades do local, na Praça da Bandeira, em frente à igreja matriz São Luís Gonzaga.

Demais centros de testagem
De segunda a sexta, das 8h às 17h

Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, no Bairro Rio Branco

Espaço Contêiner
Rua Primeiro de Maio, 534, Bairro Niterói

Subprefeitura Nordeste
Av. Boqueirão, 3166, Bairro Guajuviras

EMEF Prof. Thiago Würth
Rua São Lourenço, ao lado da Escola Infantil Vó Sara, Bairro Mathias Velho

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Hospitais indicam que atendimentos eletivos pelo IPE podem ser suspensos

Redação

Publicado

em

A desembargadora Laura Louzada Jaccottet, da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), determinou o restabelecimento das instruções normativas do IPE Saúde que autorizam novas tabelas de remuneração para atendimentos mediados pela instituição.

A decisão, com data de terça-feira, 23, derruba liminar de um grupo de hospitais que suspendeu a vigência das novas faixas de pagamento, que trariam prejuízo financeiro às casas de saúde. As 13 instituições incluem a Rede Divina Providência, o Hospital São Lucas da PUCRS e a Santa Casa, que atendem cerca de 60% da demanda do IPE Saúde no RS.

Em comunicado ao jornal Correio do Povo, a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) afirmou que, apesar de não tomar nenhuma medida imediata, há o indicativo de que sejam suspensos os atendimentos eletivos pelo plano, que contempla funcionários públicos ativos e inativos, bem como seus dependentes.

“Os hospitais, evidentemente, precisam se manter de alguma forma, e garantir as condições assistenciais para assistir os pacientes do IPE”, comentou Júlio Lemos, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre. Ele também apontou que hoje, 180 pacientes internados são usuários do sistema estadual. Caso se mantenham as novas tabelas, a casa de saúde deve suspender novos atendimentos também nestas modalidades.

Atendimentos eletivos

Atendimentos médicos podem ser classificados em três categorias: emergência, urgência e eletivos. Saiba a diferença abaixo:

  • Emergência – Casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, com necessidade de tratamento médico imediato;
  • Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento;
  • Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.
Continuar a ler

Saúde

NOVO SALTO: casos confirmados de dengue em Canoas chegam a 3.434

Redação

Publicado

em

A situação da dengue em Canoas continua a escalar, mesmo com novas medidas anunciadas pelo governo municipal, como o hospital de campanha na UPA Boqueirão e os novos agentes de endemias. Em relatório divulgado nesta quarta-feira, 24, o número de casos da doença desde o começo do ano chegou a 3.434. São 653 novas ocorrências, o que representa um aumento de 23,48% desde a semana passada.

O número de casos importados segue o mesmo da última contagem, o que aponta para o contínuo crescimento da epidemia dentro do município. São 3.424 casos autóctones (contraídos em Canoas) e apenas 10 importados, com pessoas sendo picadas pelo Aedes aegypti fora da cidade.

Um a cada 101 canoenses já teve dengue em 2024.

Nos bairros, o Estância Velha, onde o surto começou em Canoas, ultrapassou a marca dos mil casos, com 1.101 ocorrências (32,06% do total). O Guajuviras tem 644 confirmações (18,75%). Mathias Velho, Harmonia, Niterói e Nossa Senhora das Graças todos têm mais de 200 casos. O Olaria já tinha mais de cem ocorrências no último boletim, e agora Rio Branco e Igara chegaram ao mesmo patamar.

Casos por bairro

  • Estância Velha: 1101 casos
  • Guajuviras: 644 casos autóctones e 2 importados
  • Mathias Velho: 283 casos
  • Harmonia: 268 casos
  • Niteroi: 231 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 256 casos autóctones e 2 casos importados
  • Rio Branco: 145 casos
  • Olaria: 142 casos
  • Igara: 107 casos
  • Marechal Rondon: 63 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 49 casos autóctones e 1 importado
  • Mato Grande: 47 casos
  • Fátima: 37 casos
  • Centro: 34 casos autóctone e 1 importado
  • São Luís: 12 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Hospital de campanha anexo à UPA Boqueirão entra em funcionamento no sábado

Redação

Publicado

em

O hospital de campanha que atenderá junto à UPA Boqueirão começa a receber pacientes a partir das 7 horas de sábado, 27. A estrutura, que começou a ser montada nesta terça-feira, 23, irá atender exclusivamente casos de sintomas compatíveis com a dengue, tais como:

  • Febre alta, acima dos 38,5ºC;
  • Dores musculares intensas;
  • Dor ao movimentar os olhos;
  • Mal estar.

Dessa forma, espera-se que usuários do SUS esperem menos tempo do que nas UPAs, e que esses locais sejam desafogados em vista da atual epidemia de dengue que também atinge Canoas, com mais de 2,7 mil casos já registrados em 2024.

A estrutura terá um funcionamento semelhante ao das UPAs, operando 24h por dia, de segunda a segunda. O local fará o acolhimento e triagem dos pacientes, e foi escolhido para diminuir a a quantidade de atendimentos na região que registra o maior número de casos de dengue em Canoas. Após a abertura, o hospital de campanha funcionará por 90 dias.

Para o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a medida é uma importante resposta para o grande número de casos de dengue na cidade. “O Hospital de Campanha é uma medida fundamental. Também já foram colocadas em prática outras ações, como aumento de equipes médicas e ampliação das ações de pulverização, para garantir uma resposta efetiva contra a dengue”, frisou.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm