Conecte-se conosco

header-top



 




 

19/04/2024
 

Saúde

População canoense é chamada para fazer a vacina da influenza

Redação

Publicado

em

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Canoas, a atenção e os cuidados dispensados para a pandemia da Covid-19 fizeram com que parte da população canoense não tenha se vacinado contra o vírus da influenza (H1N1). Desde abril de 2021, início da campanha de vacinação da gripe em Canoas, foram aplicadas 103.713 doses, o que representa 29% da população vacinável. Diante do baixo índice e da chegada ao Rio Grande do Sul de casos de influenza, em especial da A-H3N2, a secretaria municipal de Saúde alerta a população para buscar a imunização.

As vacinas da gripe estão disponíveis em todas as unidades de saúde, exceto a Primeiro de Maio (confira os endereços abaixo). Para se vacinar, basta comparecer na unidade mais próxima de sua residência, portando documento com foto, CPF, comprovante de residência e carteira de vacinação. Para imunossuprimidos é necessário apresentar também o laudo médico.

As orientações do Ministério da Saúde é para que as vacinas autorizadas para 2021 continuem sendo aplicadas em 2022, até que os novos lotes de imunizantes, estes já com a fórmula voltada também para o H3N2, sejam distribuídos. “A vacina atual tem um percentual de imunização suficiente para vencer este vírus.”

Explica que os sintomas da influenza e da Covid são similares e que, exames que foram feitos nas últimas semanas no Estado, apontaram mais casos de influenza do que de Covid. “Isso quer dizer que a influenza está ganhando espaço. Como já tivemos surtos no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e em outros estados, temos que ficar atentos para que essa situação não se repita aqui no Rio Grande do Sul. Portanto, tomar a vacina e manter cuidados de higiene e distanciamento são nossas melhores armas.”

Vacina da influenza x Vacina da Covid

As vacinas da influenza e da Covid são diferentes, pois combatem vírus diferentes. Sendo assim, é importante que a população receba os dois imunizantes. As duas vacinas podem, inclusive, ser aplicadas no mesmo dia, não havendo mais necessidade de aguardar o intervalo de 14 dias entre uma aplicação e outra.

Testagem

Em caso de sintomas gripais, a comunidade pode procurar um dos centros de testagem da cidade para realizar o teste da Covid-19 (veja endereços abaixo). O exame auxilia a identificar se o caso é de Covid ou de influenza, e ajuda a monitorar os casos das duas doenças.

É importante ressaltar que é o médico quem define a necessidade de análise genômica, para identificar se a gripe é H3N2 ou se a Covid é o Ômicron. Esta análise não é feita pelo Município, mas sim, pelo laboratório do Estado.

Centros de Testagem

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Centro de Testagem Móvel – Praça do Avião, Centro
UBS CAIC – R. Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
UBS União – R. São Borja, 395, Mathias Velho
UBS Nova Niterói –R. Quaraí s/n°, Niterói
Subprefeitura Sudoeste – Rua Edgar Fritz Müller, 430, Rio Branco

Unidades de Saúde

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (distribuição de fichas até 16h45)
CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras
Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras
Igara – Rua Dr. Alfredo ngelo Filho, 68, Igara
Santa Isabel – Rua Frei Orlando, 141, Centro
São José – Rua João Pessoa s/n°, São José
Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia
Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne
São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis
União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho
Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne
Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia
Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
São Vicente – Rua Walter de Oliveira Ilha, 90, Olaria
Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria
Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park
Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande
Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói
Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói
Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói
Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

País

Projeto que acelera a pesquisa de novos medicamentos será analisado pelo Senado

Redação

Publicado

em

Um projeto de lei que promete simplificar os procedimentos para a pesquisa de novos medicamentos no Brasil será analisado em regime de urgência pelo Senado Federal.

O texto, aprovado na Câmara no fim do ano passado, cria regras para testagem em seres humanos. Além disso, a proposta deve estipular um conjunto de boas práticas clínicas, regulados por meio de comitês de ética em pesquisa.

Relator do projeto na Câmara, o deputado Pedro Westphalen (Progressistas-RS) acredita que, com a aprovação da lei, a liberação de pesquisas clínicas será mais rápida e mais segura aos pacientes. “Vai beneficiar pacientes de doenças como câncer, Alzheimer e Parkinson, por exemplo, que terão uma nova esperança a partir de medicamentos mais modernos”, destaca.

O requerimento de urgência para o projeto foi apresentado na quarta-feira, 17, no Plenário pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça. O projeto é de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) e foi aprovado na Câmara no fim do ano passado, sob a relatoria de Westphalen.

Atualmente, o processo de liberação para uma pesquisa no país leva cerca de 215 dias e precisa do aval de dois órgãos. Com a mudança proposta, o prazo deverá ser reduzido para 90 dias.

Com a aprovação do requerimento de urgência, o texto deixará de passar pela Comissão de Ciência e Tecnologia e pela Comissão de Assuntos Sociais. Dessa forma, iria direto para o plenário.

Continuar a ler

Saúde

Estância Velha e Guajuviras concentram mais da metade dos casos de dengue no ano em Canoas

Redação

Publicado

em

A Secretaria da Saúde de Canoas emitiu um novo boletim epidemiológico com os números atualizados da dengue no município. Desde o começo de 2024, já são 2.781 casos, um aumento de 22,57% em relação à semana anterior.

Um a cada 125 canoenses já contraiu a doença apenas neste ano. Os casos seguem em concentração em dois bairros: Estância Velha, com 958 ocorrências (34,45% do total) e Guajuviras, com 529 (19,02%). Juntos, eles somam 53,47%, mais da metade dos casos.

Além disso, outros três bairros ultrapassaram, desde o último relatório, do dia 10 de abril, a marca de 200 casos. São eles o Nossa Senhora das Graças (221, ou 7,95% do total), o Harmonia (216, ou 7,77%) e Mathias Velho (208, ou 7,48%). Juntos, esses três bairros já concentram 23,2%, ou cerca de um a cada quatro ocorrências.

Os cinco bairros citados formam o cerne da epidemia de dengue em Canoas, pois somam 76,67%. Três a cada quatro casos de dengue na cidade vêm de uma dessas localidades.

O bairro Olaria também ultrapassou a centena de casos da doença, chegando a 109 ocorrências (3,92%).

Números da dengue em Canoas

Em 2024, são 2781 casos de dengue, sendo 2771 autóctones, contraídos dentro do município, e 10 importados, ocorridos fora da cidade.

  • Estância Velha: 958 casos
  • Guajuviras: 527 casos autóctones e 2 importados
  • Nossa Senhora das Graças: 219 casos autóctones e 2 importados
  • Harmonia: 216 casos
  • Mathias Velho: 208 casos
  • Niteroi: 178 casos autóctones e 2 importados
  • Olaria: 109 casos
  • Rio Branco: 98 casos
  • Igara: 70 casos
  • Marechal Rondon: 51 casos autóctones e 2 importados
  • São José: 35 casos autóctones e 1 caso importado
  • Mato Grande: 34 casos
  • Fátima: 29 casos
  • Centro: 25 casos autóctones e 1 importado
  • São Luís: 9 casos
  • Brigadeira: 5 casos
Continuar a ler

Saúde

Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas tem novo endereço

Redação

Publicado

em

O Centro de Referência em Saúde da Mulher de Canoas passa a atender na avenida Guilherme Schell, nº 6.184, onde funcionava o Centro de Atenção à Saúde da Criança.

De acordo com a prefeitura, o novo local oferece melhor estrutura, com um ambiente mais acolhedor e humanizado para pacientes e funcionários.

O foco do espaço são os cuidados ginecológicos e o planejamento familiar. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As consultas e procedimentos são encaminhados através das Unidades de Saúde. Maiores esclarecimentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3463-5881.

Continuar a ler
publicidade

Destaques

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm