Canoas monitora dez pessoas da mesma família com possíveis casos de Ômicron

Foto: Tony Capellão

De acordo com o site da Prefeitura, Canoas está monitorando dez pessoas que podem estar infectadas pela variante Ômicron da Covid-19. São cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 23 e 56 anos, todos do mesmo convívio familiar. Até o momento, uma testou positivo para Covid e está assintomática.

Uma das pessoas do grupo teve contato com um paciente de Porto Alegre que está contaminado pela variante Ômicron. “Estamos cumprindo os protocolos do Ministério da Saúde que determina a coleta de material para a testagem da cepa, as pessoas estão em isolamento e sendo acompanhadas pela equipe de saúde”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Maicon Lemos.

O município aguarda o resultado dos testes, que estão em análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A expectativa é de que sejam concluídos no início da próxima semana.

O secretário enfatiza a importância da vacinação e pede que a comunidade busque completar seu esquema vacinal. “A vacina é o caminho para conter a pandemia”. Reforça ainda que a utilização de máscaras, álcool em gel e respeitar o distanciamento não devem ser deixados de lado.

Apesar de não ter estudos concluídos sobre esta nova cepa, observações preliminares realizadas em diversos países do mundo mostram que a Ômicron é mais contagiosa, porém, menos letal. Os principais sintomas são tosse seca, febre, suores noturnos, dores musculares e cansaço.

Em Canoas, 5 centrais de testagens realizam os testes rápido e PCR. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereços das centrais de testagens
Centro de Testagem do Avião – R. Teixeira de Freitas, 1 – Centro
Centro de Testagem CAIC – Av. Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras
Centro de Testagem UNIÃO – R. São Borja, 595 – Mathias Velho
Centro de Testagem Subprefeitura RIO BRANCO – R. Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco
Centro de Testagem NOVA NITERÓI – R. Quaraí, 401 – Niterói

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here