Conecte-se conosco

header-top







 

08/10/2025
 

Esporte

Integrantes do Sport Club Oriente visitam Estúdio otPlay e relatam difícil realidade

Redação

Publicado

em

por Simone Dutra

Foi numa terça-feira chuvosa no meio de dezembro que recebi para um papo reto no Estúdio otPlay, plataforma audiovisual do Grupo O Timoneiro de Comunicação, o Diretor do Dptº de Futebol Feminino do Sport Club Oriente, Marco Maia, e a atacante do Oriente, Dany Gonçalves, que marcou o primeiro gol da história do time.

Logo uma bandeira foi estendida na mesa sobre a qual nos debruçamos com relatos da difícil trajetória dos times de futebol de campo amador jogados por mulheres. No seu escudo, a data de fundação do clube mais antigo que a própria cidade de Canoas, como nos contou orgulhoso o Marco: 1932.

Realidade

A dupla fez um balanço sobre o ano que passou, contando por alto as dificuldades aumentadas pela pandemia, que paralisou ainda mais o que já é escasso, a oportunidade de participar de competições. “Em um ano, 365 dias, jogamos apenas duas vezes, amistosos, sempre tirando dinheiro do próprio bolso”, relatou Maia.

Dany também manifestou a indignação com a falta de incentivo financeiro dos órgãos responsáveis e da iniciativa privada: “Deem uma olhadinha para a gente, pois queremos o nosso espaço. A gente nunca desistiu, e temos como gás as meninas que através da parceria do clube com a Sogipa fazem faculdade, e ainda sonhamos com categorias de base”, destacou a jogadora, dentre outras coisas.

Gauchão

Maia e Dany contaram que por uma confusão junto à Federação Gaúcha acabaram ficando de fora do Gauchão feminino de 2021, e lamentaram a chance perdida de jogar o evento que neste ano pagou todas as despesas. Por falta de campeonatos, a equipe teve de competir em torneio de Futebol 7, para que as atletas não perdessem ritmo.

Bate-papo

Ainda conversamos sobre a desproporcionalidade entre a dupla Gre-Nal com as demais, que disputam os mesmos torneios, mas com realidades diferentes; a criação de uma liga independente na Região Metropolitana; e o amor que nasce da união dentro de um clube, criando uma família que chora, ri e, principalmente, luta unida pela mudança para melhor na realidade da modalidade.

Confere esta conversa na íntegra através do canal do Estúdio otPlay, no Youtube, clicando aqui. Ou ainda apontando a câmera do seu celular para o QR Code abaixo:

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

Redação

Publicado

em

Inscrições para 1ª Taça Social de Futsal - Um Gol pela Inclusão estão abertas em Canoas

As inscrições para a primeira 1ª Taça Social de Futsal – Um Gol pela Inclusão já estão abertas e seguem até o dia 15 de outubro. A competição é destinada a crianças e jovens de Canoas, com categorias Sub-13 e Sub-15, tanto no masculino quanto no feminino, e promete movimentar os distritos do município com jogos classificatórios até a fase final em um ginásio central.

A ação promovida pela Secretária de Esportes e Lazer (SMEL), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), tem como objetivo fomentar a inclusão social, fortalecer valores de convivência e atuar na prevenção da violência por meio do futsal. 1O objetivo da Taça Social é usar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade, além de incentivar a prática esportiva como espaço de convivência e fortalecimento da comunidade

“A Prefeitura de Canoas tem investido cada vez mais no esporte como ferramenta de transformação social. A Taça Social de Futsal é um exemplo disso: além de incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens, promove a inclusão, fortalece valores de cidadania e ajuda a afastar nossos jovens da violência. É uma iniciativa que reforça o papel do esporte como um dos principais instrumentos de desenvolvimento humano e comunitário”, destacou o secretário municipal de Esporte Luciano Oliveira

Link para as inscrições

Continuar a ler

Esporte

Encontro de Corrida “Corre Canoas” tem inscrições abertas

Redação

Publicado

em

Encontro de Corrida “Corre Canoas” tem inscrições abertas

As corridas de rua cresceram 29% em 2024 no Brasil, segundo levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor e da agência de Relações Públicas Esporte & Negócio. Esse ‘boom’ no esporte também é confirmado pelo Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava, que afirma que a corrida foi o esporte mais praticado pelos brasileiros em 2024.

E para quem quer começar os treinos ou correr na companhia de outros atletas, existem encontros de corrida como o Corre Canoas, que terá uma etapa realizada no Canoas Shopping. Será no dia 5 de outubro, com concentração a partir das 7 horas e largada prevista para às 8 horas no estacionamento do Shopping.

O encontro contempla percursos de 3km para caminhada e 4,5km para corrida, que serão realizados em ruas do entorno. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo perfil @ocorrecanoas.

No mesmo dia e local, ocorre também o Correzinho, o primeiro evento kids do Corre Canoas. A largada está prevista para às 10 horas e o percurso é de 300 metros. Podem participar crianças de 4  a 12 anos.

Apoiam o evento as lojas Dr. Shape, Engenharia do Corpo, World Tennis, Espaçolaser e Casa Villagio.

Serviço:

  • Encontro de Corrida – Corre Canoas
  • Data:5/10
  • Concentração: 7h
  • Largada: 8h adulto / 10h infantil
  • Local: Estacionamento do Canoas Shopping
  • 3km caminhada
  • 4,5km corrida
  • 300 metros (infantil)
  • Inscrições gratuitas

Link incrição: AQUI

Continuar a ler

Esporte

Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega em Novo Hamburgo

Redação

Publicado

em

Caravana do Futebol Feminino Petrobras chega em Novo Hamburgo

A Petrobras vai promover a popularização do futebol feminino em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A companhia está trazendo para a cidade a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, uma exposição itinerante que estará entre os dias 29 de setembro a 5 de outubro na Praça do Imigrante.

A visitação é gratuita, conta com um caminhão estilizado e diversas atividades para o público, como ativações digitais e presenciais, ações de comunicação digital e iniciativas em escolas, praças e projetos sociais.

Até dezembro de 2025, o projeto itinerante percorrerá 24 municípios, em 12 estados e no Distrito Federal, promovendo o esporte com atividades digitais e presenciais por onde passar. A ideia é mobilizar a população para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, propagar o futebol feminino, aproximando o público dessa modalidade e incentivando as meninas a se inserirem no esporte.

A Petrobras é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. A Caravana contempla passagens pelas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília, onde está previsto o encerramento em dezembro. A previsão é impactar mais de 30 mil pessoas presencialmente.

Sob o lema Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe, a Caravana leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte. Em cada parada haverá eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras.

“O futebol feminino brasileiro tem uma história riquíssima que está acontecendo agora. A Petrobras acredita que aproximar o público do esporte e das atletas é essencial para posicionar o futebol feminino brasileiro no patamar que ele deve ocupar. A Copa do Mundo de 2027 será, sem dúvida, um impulsionador importante, mas entendemos que a verdadeira transformação virá com a formação de uma nova geração de torcedores apaixonados, que acompanham as jogadoras e os campeonatos. Estamos investindo nessa conexão emocional, de forma a contribuir com um destaque ainda maior da modalidade no país”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.

Para dar ainda mais visibilidade ao esporte, o projeto será recebido em cada cidade por atletas e influenciadoras locais. A ideia é celebrar a diversidade e mobilizar pais, educadores, moradores e a sociedade em geral em prol da força do futebol feminino brasileiro, incentivando meninas a participarem do mundo do futebol e inspirando as que já vivem do esporte ou as que um dia sonham entrar em campo.

Um grande atrativo da Caravana do Futebol Feminino Petrobras é a estrutura tecnológica e interativa, desenvolvida pela SuperUber, empresa que mistura arte, tecnologia, arquitetura e design, oferecendo experiências imersivas e educativas para todos os públicos.

Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.

Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.

Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.

Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.

Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.

Futebol feminino na mídia

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), por meio da TV Brasil, soma forças à Caravana do Futebol Feminino Petrobras como parceira estratégica de comunicação.

Reconhecida por sua atuação na valorização do esporte nacional e na democratização do acesso à informação, a TV Brasil apoia a Caravana na amplificação de sua mensagem e na cobertura de suas ações, reforçando o compromisso de levar ao público de todo o país o protagonismo do futebol feminino e a importância de incentivar novas gerações de atletas.

A Petrobras está ampliando seu apoio ao futebol para mulheres, para que a modalidade continue ganhando espaço dentro e fora de campo. A companhia é líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. Além da Caravana do Futebol Feminino Petrobras, a companhia possui outros projetos de incentivo à modalidade, como a maior parceria já firmada na história do futebol feminino paulista e o fantasy game Cartola Feminino Petrobras.

As iniciativas da companhia contribuem para o fortalecimento da modalidade, a formação de novas atletas, a melhoria de infraestrutura e a realização de ações de conscientização contra o preconceito, promovendo o empoderamento feminino. Esse esforço reflete a crença da Petrobras na importância de criar oportunidades e construir um futuro mais inclusivo dentro e fora dos campos.

Caravana em Novo Hamburgo

  • Data: 29 de setembro a 5 de outubro
  • Local: Praça do Imigrante – Centro, Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul, 93320-006, situada entre as avenidas Pedro Adams Filho e 1° de março. Bairro Centro Novo Hamburgo.
  • Horário: 09h às 19h. | segunda-feira a partir de 12h, domingo até às 12h
  • Entrada: Gratuita
Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques