Esporte
Integrantes do Sport Club Oriente visitam Estúdio otPlay e relatam difícil realidade

por Simone Dutra
Foi numa terça-feira chuvosa no meio de dezembro que recebi para um papo reto no Estúdio otPlay, plataforma audiovisual do Grupo O Timoneiro de Comunicação, o Diretor do Dptº de Futebol Feminino do Sport Club Oriente, Marco Maia, e a atacante do Oriente, Dany Gonçalves, que marcou o primeiro gol da história do time.
Logo uma bandeira foi estendida na mesa sobre a qual nos debruçamos com relatos da difícil trajetória dos times de futebol de campo amador jogados por mulheres. No seu escudo, a data de fundação do clube mais antigo que a própria cidade de Canoas, como nos contou orgulhoso o Marco: 1932.
Realidade
A dupla fez um balanço sobre o ano que passou, contando por alto as dificuldades aumentadas pela pandemia, que paralisou ainda mais o que já é escasso, a oportunidade de participar de competições. “Em um ano, 365 dias, jogamos apenas duas vezes, amistosos, sempre tirando dinheiro do próprio bolso”, relatou Maia.
Dany também manifestou a indignação com a falta de incentivo financeiro dos órgãos responsáveis e da iniciativa privada: “Deem uma olhadinha para a gente, pois queremos o nosso espaço. A gente nunca desistiu, e temos como gás as meninas que através da parceria do clube com a Sogipa fazem faculdade, e ainda sonhamos com categorias de base”, destacou a jogadora, dentre outras coisas.
Gauchão
Maia e Dany contaram que por uma confusão junto à Federação Gaúcha acabaram ficando de fora do Gauchão feminino de 2021, e lamentaram a chance perdida de jogar o evento que neste ano pagou todas as despesas. Por falta de campeonatos, a equipe teve de competir em torneio de Futebol 7, para que as atletas não perdessem ritmo.
Bate-papo
Ainda conversamos sobre a desproporcionalidade entre a dupla Gre-Nal com as demais, que disputam os mesmos torneios, mas com realidades diferentes; a criação de uma liga independente na Região Metropolitana; e o amor que nasce da união dentro de um clube, criando uma família que chora, ri e, principalmente, luta unida pela mudança para melhor na realidade da modalidade.
Confere esta conversa na íntegra através do canal do Estúdio otPlay, no Youtube, clicando aqui. Ou ainda apontando a câmera do seu celular para o QR Code abaixo:

Esporte
Caminhada e amistoso de rugby marcam encerramento da semana de aniversário do Parque Eduardo Gomes

A semana de comemorações pelos 44 anos do Parque Eduardo Gomes, em Canoas, foi encerrada no sábado, 29, com uma caminhada que reuniu ex-coordenadores do espaço e frequentadores, além de um amistoso de rugby. A celebração incluiu ainda a apresentação da Banda da Base Aérea, o tradicional corte de bolo e o canto de “Parabéns a Você”. O aniversário do parque foi oficialmente na sexta-feira, 28.
Ao longo da semana, o parque recebeu uma série de atividades especiais, como jogos amistosos, aulão de ritmos, yoga dance e tai chi chuan. De acordo com a coordenadora do parque, Nara Martins, a programação buscou valorizar o vínculo da comunidade com o espaço.
“Foi um momento muito bonito. A comunidade abraçou esse aniversário e já estamos pensando nos 45 anos”, afirmou.
O parque, que leva o nome de um ex-ministro da Aeronáutica, tem extensão de 283.805 metros quadrados e oferece estrutura para esporte e lazer e para a realização de eventos de grande porte, atraindo milhares e visitantes da cidade e de municípios vizinhos.
Segundo Nara, cerca de 20 mil pessoas passam mensalmente pelo parque. Ela destaca também o simbolismo do espaço, que já enfrentou enchentes e passou por restaurações.
“O parque é uma casa acolhedora de todos. Ele nos foi cedido em 1981 e desde então faz parte da vida da cidade”, disse.
Esporte
Projeto Primeiro Saque promove evento esportivo aberto à comunidade no Guajuviras
Esporte
Parque Eduardo Gomes celebra 44 anos com programação especial em Canoas

A semana de aniversário do Parque Eduardo Gomes, em Canoas, segue com ampla programação e boa adesão do público. Na quarta-feira, 26, a atividade da manhã foi um aulão de ritmos conduzido pela coordenadora do parque, Nara Martins. As ações continuam nesta quinta-feira, 27, com amistosos de câmbio e vôlei, pela manhã e tarde, respectivamente. Na sexta-feira, 28, às 9h, ocorre uma vivência de Yoga Dance. No sábado, 29, está prevista uma caminhada a partir das 8h.
O parque, que completa 44 anos na próxima sexta-feira, 28, possui 283.805 metros quadrados e é considerado um dos principais espaços de esporte, lazer e grandes eventos da cidade. O local atrai visitantes de Canoas e de municípios da região.
Nara destaca que o objetivo da programação é fortalecer o vínculo da comunidade com o espaço. Segundo ela, cerca de 20 mil pessoas utilizam o parque mensalmente. Já o diretor de Participação Paradesporto e Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, André Padilha, reforça a importância do parque como estrutura pública voltada à oferta de atividades e serviços.
Frequentadora assídua há 17 anos, a aposentada Egla Munhoz Bica Carlos, 69 anos, conta que iniciou caminhadas por recomendação médica e hoje participa de diversas atividades. Ela afirma que, além da prática esportiva, a convivência no parque contribui para seu bem-estar.

Animais7 dias atrásSenador Paulo Paim participa de audiência pública em Canoas sobre causa animal

Fazenda1 semana atrásIPTU e TCL 2026 pagamento em cota única com desconto vai de 24 de novembro a 5 de janeiro

Canoas1 semana atrásCorsan investiga instabilidade no abastecimento de água nos bairros São José e Igara

Animais1 semana atrásCanoas inicia nova edição do Programa Miau na Rua no bairro Rio Branco

Habitação6 dias atrásPrefeito assina em Brasília 1,5 mil novas moradias em Canoas

Cultura1 semana atrás13ª Parada Livre reúne cerca de 3 mil pessoas no Parque Eduardo Gomes, em Canoas

Obras1 semana atrásGoverno federal acompanha avanço das obras contra enchentes em Canoas

Emprego7 dias atrásCaravana de Empregos será realizada na quarta-feira, 26, no Calçadão de Canoas
























































