Conecte-se conosco

header-top







 

08/07/2026
 

Política

Juares Hoy acredita que “chegou a sua hora” de ser prefeito

Redação

Publicado

em

por Vanderlei Dutra Filho

Em entrevista ao canal Estúdio otPlay no Youtube, o vereador falou sobre seu futuro político, avaliou a gestão dos cinco prefeitos com quem trabalhou nestes sete mandatos no Legislativo canoense, falou sobre como estão os trabalhos na Câmara de Vereadores atualmente e ainda sobre Bolsonaro, Lula, STF e muito mais.

Ele chefiou quatro delegacias de polícia na cidade de Canoas e se elegeu vereador pela primeira vez em 1992. Sem papas na língua e de temperamento combativo, o comissário de polícia e vereador de sétimo mandato Juares Hoy (PTB) tem a segurança pública como pauta principal de sua atuação. Educação, saúde e serviços públicos são temas que ele também destaca, mas o trabalho das polícias e do judiciário estão sempre nas suas palavras.

Durante os 35 minutos de entrevista ao canal Estúdio otPlay, a atuação dos ministros do STF, do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram assuntos recorrentes.

Perfil dos últimos 5 prefeitos

Questionado sobre pontos fracos e fortes dos prefeitos com quem trabalhou nestes sete mandatos como vereador (Liberty Dick Conter, Hugo Lagranha, Marcos Ronchetti, Jairo Jorge e Luiz Carlos Busato), Hoy se ateve mais aos que tiveram maior sintonia. Relatou que fez a alteração do nome de Conter na identidade quando ele adicionou o apelido “Dick”, que era amigo pessoal de frequentar a casa do ex-prefeito Ronchetti e que com Busato a relação sempre foi muito aberta, “tête-à-tête”. Não exitou em eleger Busato como a melhor administração das analisadas, destacando o trabalho na reforma e construção de escolas e o enfrentamento dos problemas da saúde, segundo suas palavras “um caos”.

Prefeito Juares Hoy?

Ao ser questionado sobre seu futuro político nas eleições de 2022, Hoy disse que não tem definição se será candidato a deputado estadual ou federal nem se continuará no PTB. Mas foi enfático ao responder a última pergunta: “se depender de ti, teremos no futuro um prefeito Juares Hoy?”.

“Eu acho que chegou a minha hora. Acho que estou preparado. A sociedade me conhece. Eu quero o bem da cidade. E, exceto o Dick, os prefeitos de Canoas todos foram vereadores”, respondeu Hoy. E, na mensagem final, voltou ao assunto: “Fiz uma história na Polícia Civil, fiz uma história na Câmara até agora e, quiçá, daqui a três anos algum partido ou uma coligação forte leve de novo para o Poder Executivo um vereador e meu nome estará com certeza à disposição”, finalizou.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Frente Ampla da Esquerda realiza reunião em Canoas e anuncia comício em apoio a Juliana Brizola e Edegar Pretto

Redação

Publicado

em

Representantes de partidos que integram a Frente Ampla da Esquerda em Canoas realizaram uma reunião na tarde de terça-feira, 7, para discutir a organização política em apoio às candidaturas de Juliana Brizola e Edegar Pretto ao governo do Rio Grande do Sul.

O encontro reuniu integrantes do PT, PCdoB, PV, PSOL, PSB e PDT e teve como pauta a definição de estratégias de mobilização e a organização das atividades partidárias no município.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a realização de um comício no dia 30 de julho, às 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita. Segundo os organizadores, a atividade deverá contar com a presença de Juliana Brizola e reunir lideranças políticas, militantes e apoiadores.

De acordo com a Frente Ampla da Esquerda, novos encontros deverão ocorrer nas próximas semanas para dar continuidade à organização das ações políticas e da campanha eleitoral em Canoas.

Continuar a ler

Política

Ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge anuncia fim da carreira política e desiste de candidatura em 2026

Redação

Publicado

em

Na noite da última quinta-feira, 2, o ex-prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou que não disputará as eleições de outubro de 2026 e que está encerrando sua trajetória política, iniciada há mais de 40 anos.

O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais. Na gravação, Jairo Jorge informou que, após um período de reflexão, decidiu retirar sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual e deixar a vida política.

“Entendo que a minha missão está concluída na política. Te digo isso porque, ao final dessa jornada, eu estou certo que eu combati o bom combate e guardei a fé”, afirmou o ex-prefeito, atualmente filiado ao PSD.

Na publicação, Jairo Jorge informou que passará a se dedicar à profissão de jornalista e a atividades relacionadas à gestão pública. Apesar da decisão de não concorrer a cargos eletivos, afirmou que continuará atuando em defesa de Canoas.

“Eu deixo de concorrer, mas não deixarei jamais de lutar pela minha cidade, pela cidade de Canoas”, declarou.

Continuar a ler

Política

Partido Missão anuncia Aroldo Medina como pré-candidato a vice de Renan Santos

Redação

Publicado

em

O pré-candidato à Presidência da República do Partido Missão, Renan Santos, anunciou nesta quarta-feira, 1º, o gaúcho Aroldo Medina como candidato a vice-presidente na chapa que disputará as eleições de 2026. Medina é pré-candidato a vice e havia sido anteriormente lançado como pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. A definição foi feita durante agenda no Estado.

Com a escolha, Medina deixa a pré-candidatura ao Senado pelo Estado para integrar a disputa nacional.

Natural de Santana do Livramento, Medina tem 62 anos e mora em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele é ex-tenente-coronel da reserva da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com passagem também pela Força Aérea Brasileira. É jornalista e possui pós-graduação em Segurança Pública, além de especializações em Política e Estratégia de Governo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e em Defesa Civil.

Na trajetória política, já disputou diferentes cargos eletivos. Em 2002, concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo então PL. Em 2010, voltou a disputar o Palácio Piratini pelo PRP. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV. Em 2024, concorreu a vereador em Porto Alegre pelo PL.

O Partido Missão foi registrado no fim de 2025 no Tribunal Superior Eleitoral e participa pela primeira vez de uma eleição presidencial.

Fundador do Movimento Brasil Livre, Renan Santos também disputa pela primeira vez um cargo eletivo. A candidatura se apresenta no campo da direita liberal e tem como prioridades segurança pública, combate ao crime organizado, endurecimento da legislação penal, fortalecimento das forças de segurança e redução do tamanho do Estado.

Em declarações anteriores, Medina afirmou que o partido reúne uma “juventude idealista” e classificou Renan Santos como um nome preparado para representar um projeto político nacional. A convenção da legenda deve oficializar a chapa dentro do calendário da Justiça Eleitoral.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques