Conecte-se conosco

header-top







 

13/08/2025
 

Geral

Filmes canoenses estão na Mostra Sesc de Cinema: Panorama Estadual

Redação

Publicado

em

Resultado de um edital lançado para seleções de curtas, médias e longas-metragens nacionais, a Mostra Sesc de Cinema realiza em novembro o Panorama Estadual, com exibições de filmes do Rio Grande do Sul. Foram selecionados 19 curtas, que serão disponibilizados para visualização no site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br/mostrasescdecinema/) de 08 a 15 de novembro e apresentados ao público de forma presencial, de 08 a 21 de novembro, em 14 cidades gaúchas: Canoas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Miguel das Missões, Caxias do Sul, Gravataí, Carazinho, Passo Fundo, Ijuí, Lajeado, Uruguaiana e Viamão. Também serão realizados debates com os realizadores dos filmes, de 08 a 12 de novembro, sempre às 20h, no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs).

A mostra estadual contará com as obras “Além da fronteira”, “Amanhecendo Cicatrizes”, “Amarelo Cárcere”, “Bago Sujo”, “Cacicus”, “Corpo Mudo”, “Eu não sou um robô”, “Fica em casa, Rafael”, “Laços do ofício”, “Lacrimosa”, “Love do Amor”, “Minha aldeia, minha vida – Yvy poty rã – uva povo’a kuery”, “Noite macabra”, “Quando te avisto”, “Tá foda”, “Teko Mbaraete – Fortalecimento da vida”, “Um pedal”, “Vérnix” e “Visita íntima”. Para a seleção dos trabalhos, além dos aspectos técnicos e narrativos, foram levados em consideração elementos sociais, diversidades de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. Como resultado, a programação conta com realizadores de 10 cidades, três filmes com temáticas indígenas e obras dirigidas por 13 mulheres, 18 homens e duas pessoas não binárias.

Em 2021, a Mostra Sesc de Cinema chega à sua quarta edição, com o objetivo de incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Neste ano, foram inscritos mais de 1.900 filmes de todas as regiões do Brasil, com 31 selecionados para o Panorama Brasil – entre eles, o longa gaúcho “De Olhos Abertos”. No total, 338 obras foram selecionadas para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.

Mostra Sesc de Cinema – Panorama Estadual

Exibição Virtual

Data: 08 a 15/11

Onde assistir: no site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br)

Filmes:

ALÉM DA FRONTEIRA

Alexandre Mattos Meireles | 2021 | 22 min | Ficção | Pelotas

Sinopse: Edmilson perde a esposa e precisa enfrentar a difícil tarefa de criar sozinho a filha Clara. Desempregado e sem alternativas, a fragilidade da relação pai e filha se complica e a única saída parece ser recomeçar tudo de novo no Uruguai.

Classificação indicativa: Livre

AMANHECENDO CICATRIZES

Juarez Braga Zamberlan, Nelson Brauwers, Ivânio Dalagno e Valdinei Vargas | 2020 | 15 min | Documentário | Três Passos

Sinopse: Antônio Alberi Maffi continua jovem e idealista. É mais um sobrevivente. Resiste. Insiste. Não se entrega. As marcas causadas pela ditadura militar brasileira não se apagaram de sua memória. Pelo contrário, voltam ao presente através da democracia pela qual tanto lutou. Ainda sonha com o Brasil mais justo. Na poesia encontra conforto. Na vida, ainda espera justiça.

Classificação indicativa: Livre

AMARELO CÁRCERE

Pedro Mendes | 2020 | 8 min | Ficção | Porto Alegre

Sinopse: O curta-metragem traz à tona a opressão que permeia a vida das mulheres, do nascimento à morte. Com narrativa experimental, a obra borra as fronteiras entre cinema e vídeo arte, flertando com o cinema de gênero de horror e explorando uma estética onírica marcada por simbolismos imagéticos e edição fragmentada, bem como uma paisagem sonora orgânica e atmosférica. O ponto de partida para o projeto foi o emblemático conto de horror feminista, “The Yellow Wallpaper” de Charlotte Perkins Gilman, cuja temática assustadoramente atual inspirou os realizadores.

Classificação indicativa: 14 anos

BAGO SUJO

Giordanna Forte | 2021 | 15 min | Ficção | Porto Alegre

Sinopse: Baseado em uma história real, Bago Sujo aborda o primeiro dia de abstinência de um usuário de crack.

Classificação indicativa: 12 anos

CACICUS

Gabriela Dullius, Bruno Cabral Gassen | 2019 | 14 min | Ficção | Santa Cruz do Sul

Sinopse: Laura vive e trabalha com o pai em uma lavanderia à beira da falência. A troca de mensagens por bilhetes deixados nas roupas com Camila, uma cliente frequente, traz a possibilidade de fugir do mundo barulhento das máquinas de lavar funcionando 24 horas por dia para um momento de paz e silêncio.

Classificação indicativa: Livre

CORPO MUDO

Marcela Schild | 2020 | 13 min | Documentário | Santa Cruz do Sul

Sinopse: Diretora, que sonhava em ser astronauta na infância, visita o universo de outras mulheres para tentar entender o que criou um buraco negro em cada uma.

Classificação indicativa: 12 anos

EU NÃO SOU UM ROBÔ

Gabriela Lamas | 2021 | 16 min | Ficção | Canoas

Sinopse: O filme é uma experimentação sobre a solidão e o contato por meio do digital. Ao falhar incontáveis vezes em um teste CAPTCHA, que diferencia humanos de robôs, a personagem Tânia se pergunta sobre o real e anseia por qualquer tipo de contato presencial e físico, deliberando sobre a vida com a visita de uma Mosca.

Classificação indicativa: 16 anos

FICA EM CASA, RAFAEL

Wagner de Souza Antonio (Calixto Bento) | 2021 | 5 min | Documentário | Santa Maria

Sinopse: Durante a pandemia de Covid-19, Rafael ocupa a escadaria de uma casa abandonada em Santa Maria (RS) e faz dela sua moradia. Este documentário é a visão de um vizinho que acompanhou essa história.

Classificação indicativa: Livre

LAÇOS DO OFÍCIO

Fausto Prado | 2019 | 23 min | Documentário | Porto Alegre

Sinopse: “Laços do Ofício” é um documentário sobre as relações entre professores de música e arte e crianças em situação de vulnerabilidade social e deficientes intelectuais. Foram realizadas 16 oficinas com grupos de escolas e instituições das cidades de Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Canoas. Estas oficinas foram ministradas por quatro artistas de carreira que dedicam boa parte do seu tempo à educação de crianças nesta situação.

Classificação indicativa: Livre

LACRIMOSA

Matheus Heinz | 2020 | 11 min | Ficção | Porto Alegre

Sinopse: Assombrada pela memória do irmão falecido, menina revisita os acontecimentos que levaram seus pais a abandoná-la aos cuidados de sua avó. Da perspectiva de uma criança, a inocência e a culpa irão colidir em sua tentativa de chegar à verdade.

Classificação indicativa: 16 anos

LOVE DO AMOR

Fabrício Koltermann | 2019 |  9 min | Ficção | Restinga Seca

Sinopse: Um radialista no interior gaúcho luta contra o preconceito.

Classificação indicativa: Livre

MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY

Patrícia Para Yxapy Ferreira, Ariel Kuaray Ortega e Aldo Kuaray Ferreira | 2021 | 11 min | Documentário | São Miguel das Missões

Sinopse: O curta é composto de três partes, com imagens destinadas aos não indígenas da cidade. Cada mensagem foi produzida por um dos cineastas do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A felicidade das crianças no território, a presença da floresta e dos rios para aqueles que moram em edifícios. O cuidado, plantio e colheita no território. O trabalho das famílias Guarani que dependem do trabalho de sazonal de colheita da uva. Imagens que convidam os não indígenas a pensar em outras formas de viver durante esse período.

Classificação indicativa: Livre

NOITE MACABRA

Felipe Iesbick | 2020 | 20 min | Ficção | Porto Alegre

Sinopse: É noite. Durante uma transferência entre presídios, detentos de segurança máxima escapam e rumam para uma pequena cidade. As autoridades convocam os cidadãos para auxiliar na captura dos foragidos – através dos meios que forem necessários – oferecendo uma grande recompensa em dinheiro. Em meio ao caos que se desencadeia, um jovem casal em crise tenta se manter vivo.

Classificação indicativa: 16 anos

QUANDO TE AVISTO

Denise Copetti, Neli Mombelli | 2020 | 24 min | Documentário | Santa Maria

Sinopse: O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.

Classificação indicativa: Livre

TÁ FODA

Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar | 2020 | 4 min | Ficção | São Francisco de Paula

Sinopse: Sketches documentais sobre o futuro do Brasil.

Classificação indicativa: Livre

TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA

Vhera Xunu | 2021 | 10 min | Documentário | Viamão

Sinopse: Muitas famílias Mbyá Guarani que moram em aldeias próximas de centros urbanos, vendem artesanatos para sobreviver nos territórios em meio a cidade. O filme convida os não indígenas a conhecerem seu cotidiano através da produção do artesanato, do território, da plantação de milho, da opy. O filme é uma mensagem para não indígenas que passam cotidianamente por essas famílias, no centro da cidade, mas não entendem o que vem.

Classificação indicativa: Livre

UM PEDAL

Alexandre Derlam | 2020 | 20 min | Documentário | Canoas

Sinopse: Nicolas Berghan percorre estradas inóspitas, com um único pedal de sua inseparável bicicleta. Em suas viagens com ela, ele narra suas experiências, percepções de mundo, liberdade de escolha e inclusão. Independentemente das condições físicas ou distâncias, Nicolas é um viajante agradecido.

Classificação indicativa: 12 anos

VÉRNIX

Renata de Lélis | 2021 | 6 min | Ficção | Porto Alegre

Sinopse: Vérnix performa o colapso do corpo urbano capitalista. Um corpo exausto e infectado que transborda os limites da linguagem, manifestando-se em pulsão animal. No filme, sete performers encaram animalidades reprimidas potencializadas pela clausura e isolamento da pandemia. No corpo se manifesta o impacto da exploração dos recursos naturais.  Em um continuum vida-morte-vida, naturezas se misturam borrando fronteiras entre humanos e não-humanos.  Classificação indicativa: Livre

VISITA ÍNTIMA

Tatiana Sager, Renato Dornelles | 2020 |  26 min | Documentário | Porto Alegre

Sinopse: Elas enfrentam o estigma de “mulher de bandido”, passam noites e madrugadas nas filas de prisões e, durante as visitas, ainda têm libido sexual para manterem relações em locais precários e sem privacidade.

Classificação indicativa: 12 anos

Debates com os realizadores

Data: 08 a 12/11

Horário: 20h

Onde assistir: no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sesc/rs)

Programação:

08/11 (SEGUNDA-FEIRA)

Realizadores: Marcela Schild (Corpo Mudo), Tatiana Sager (Visita Íntima), Juarez Zamberlan (Amanhecendo Cicatrizes), Pedro Mendes (Amarelo Cárcere) e Matheus Heinz (Lacrimosa)

Mediação: Roger Lerina

09/11 (TERÇA-FEIRA)

Realizadores: Giordanna Forte (Bago Sujo), Fausto Prado (Laços do Ofício), Alexandre Derlam (Um Pedal)

Mediação: Daniel Rodrigues

10/11 (QUARTA-FEIRA)

Realizadores: Icaro Castello (Tá Foda), Gabriela Lamas (Eu não sou um Robô), Felipe Iesbick (Noite Macabra), Renata de Lélis (Vérnix), Calixto Bento (Fica em Casa, Rafael)

Mediação: Roger Lerina

11/11 (QUINTA-FEIRA)

Realizadores: Camila Marques (Love do Amor), Alexandre Mattos (Além da Fronteira), Gabriela Dullius (Cacicus)

Mediadora: Sofia Ferreira

12/11 (SEXTA-FEIRA)

Realizadores: Neli Mombelli (Quando Te Avisto), Aldo Ferreira (Minha Aldeia, Minha vida – Yvy poty rã – Uva povo’a kuery),  Vhera Xunu (Teko Mbaraete – Fortalecimento da Vida)

Mediação: Raquel Kubeo

PROGRAMAÇÂO UNIDADES (SESSÕES PRESECIAIS)

Canoas

Data / horário: 19/11/21 – 19h30min às 21h30min

Local: Teatro do Sesc Canoas

Filmes: UM PEDAL |  EU NÃO SOU UM ROBÔ | VÉRNIX  | BAGO SUJO | NOITE MACABRA  

Santa Rosa

Local: Teatro do Sesc Santa Rosa

Data / horário: 08/11 – 19h30

Filmes: AMANHECENDO CICATRIZES + DEBATE 

Data / horário: Dia 12/11 – 19h

Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY + DEBATE 

Santa Cruz do Sul

Data / horário: 08/11 – 19h30

Local: Cine Santa Cruz- Endereço: Av. Sen. Pasqualini, 18 – Centro ( Shopping Santa Cruz).

Filmes: CACICUS | CORPO MUDO | FICA EM CASA, RAFAEL || LOVE DO AMOR | EU NÃO SOU UM ROBÔ  

Pelotas

Data / horário: 09/11 – 20h

Local:

Filmes: TÁ FODA | ALÉM DA FRONTEIRA | LAÇOS DO OFÍCIO  

Santa Maria

Data / horário: 21/11 – 19h

Local: Brique da Vila Belga

Filmes: FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR | QUANDO TE AVISTO | TÁ FODA | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY 

São Miguel das Missões

Data / horário: 18/11

Local: Praça Guarany

Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY  

Caxias do Sul

Data / horário: 20/11 – 16h

Local: Teatro do Sesc

Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA | TÁ FODA 

Gravataí

Local: Teatro do Sesc Gravataí

Data / horário: 09/11- 14h

Filmes: UM PEDAL | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA 

Data / horário: 18/11- 19h30

Filmes: NOITE MACABRA | VÉRNIX – POA 

Carazinho

Local: Teatro Sesc Carazinho

Data / horário: 08/11 – 14h

Filmes: UM PEDAL | NOITE MACABRA | FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR  

Data / horário: 09/11 – 20h

Filmes: UM PEDAL | NOITE MACABRA | FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR 

Passo Fundo

Data / horário: 17/11 – 20h

Local: Teatro Sesc Passo Fundo

Filmes: AMARELO CÁRCERE | BAGO SUJO | EU NÃO SOU UM ROBÔ | CORPO MUDO 

Ijui

Data / horário: 11/11 14h e 19h

Local: Teatro Sesc Ijuí

Filmes: VISITA ÍNTIMA | CACICUS | LOVE DO AMOR | TÁ FODA

Lajeado

Data / horário: 08/11 – 19h

Local: Teatro Sesc Lajeado

Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA 

Uruguaiana

Local: Sala Cinema Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984

Data / horário: 11/11 às 19h

Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA 

Data / horário: 12/11 às 19h

Filmes: BAGO SUJO | LAÇOS DO OFÍCIO | UM PEDAL

Data / horário: 16/11 às 19h

Filmes: TÁ FODA | EU NÃO SOU UM ROBÔ | NOITE MACABRA | VÉRNIX | FICA EM CASA, RAFAEL 

Data / horário: 18/11 às 19h

Filmes: LOVE DO AMOR | ALÉM DA FRONTEIRA | CACICUS

Data / horário: 19/11 às 19h

Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA

Local: Vivenda das Artes – R. General Câmara, 1403

Data / horário: 13/11 às 16h

Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA 

Local: Vivenda das Artes – R. General Câmara, 1403

Data / horário: 13/11 às 19h

Filmes: BAGO SUJO | LAÇOS DO OFÍCIO | UM PEDAL  

Data / horário: 14/11 às 16h

Filmes: TÁ FODA | EU NÃO SOU UM ROBÔ | NOITE MACABRA | VÉRNIX | FICA EM CASA, RAFAEL  

Data / horário: 20/11 às 16h

Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA 

Data / horário: 20/11 às 19h

Filmes: LOVE DO AMOR | ALÉM DA FRONTEIRA | CACICUS

Viamão

Data / horário: 18/11 – 14h30 e 19h

Local: Sala de Cinema Sesc Viamão

Filmes: TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA

 

 

 

 

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

Redação

Publicado

em

Divulgado resultado preliminar do edital do RS Talentos voltado para universidades públicas

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) divulgou, na terça-feira, 12, o resultado preliminar do Programa RS Talentos voltado às universidades públicas. A partir de agora, as universidades têm cinco dias úteis de prazo para recursos.

O número definitivo de vagas para cada instituição será definido após este processo e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), juntamente com o resultado final do edital. Após a publicação, as universidades públicas selecionarão estudantes interessados em participar do programa.

O investimento total da iniciativa, com até 400 bolsas, será de R$ 21,6 milhões, com recursos oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Sobre o edital

Em 17 de junho, o governo do Estado lançou o Edital 05/2025, com até 200 bolsas para universidades públicas localizadas nos ecossistemas regionais de inovação diretamente afetados pelas enchentes de 2024 – Região Metropolitana e Litoral Norte, Região dos Vales, Região Sul, Região da Serra e Região Central.

As bolsas, de R$ 2 mil mensais pagas aos alunos por 18 meses, serão distribuídas entre os seguintes cursos: Ciência da Computação ou de Dados; Engenharia de Computação ou de Software; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica ou Eletrônica; Engenharia Mecânica; e Engenharia Química.

Anteriormente, o Estado, por meio da Sict, havia lançado o Edital RS Talentos 04/2025, que concedeu 200 bolsas para engenharias e ciência da computação em Instituições Comunitárias de Educação Superior (Ices). As bolsas consistem em R$ 2 mil em taxas administrativas, pagas às Ices, e R$ 2 mil, pagos ao aluno, pelo período de 18 meses.

Continuar a ler

Geral

Evento de arte no Guajuviras promove ressocialização de apenados

Redação

Publicado

em

Evento de arte no Guajuviras promove ressocialização de apenados

O Hangar Cultural Oli Borges (Estrada do Nazário, 3150 – Guajuviras) sedia a exposição Amostra de Arte que Liberta, que reúne produções artísticas de apenados do Complexo Prisional de Canoas e da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 1).

A mostra, que começou na terça-feira, 12, e vai até a quinta-feira, 14, conta com 50 peças, entre pinturas em tela, artesanato em madeira, patchwork, origami, trabalhos com palitos, materiais reciclados, amigurumi e biscuit, produzidas por 40 apenados.

Camila Herzog, diretora da Pecan 1, destacou a importância das doações feitas pela população para a realização das obras.

“Esse projeto existe desde 2016, em parceria com os assistentes sociais. É um trabalho que muda de enfoque com o tempo: já foi voltado à pintura, depois ao artesanato, à costura, entre outros. Também temos presos ligados à área de manutenção, que produzem muito na marcenaria. Tudo isso é pensado para que eles tenham ocupações produtivas”, comentou.

A assistente social do Complexo Prisional de Canoas Rosane Prates ressaltou o valor do trabalho prisional, especialmente o artístico, que pode se tornar uma fonte de renda para os familiares.

“Um dos presos me relatou, por meio de uma carta, o quanto a vida dele mudou após iniciar essas atividades. Ele está há quatro anos aqui, chegou muito calado. Primeiro, o envolvi com a costura, onde se saiu bem. Depois foi para o artesanato, com o qual se identificou ainda mais e ali revelou um talento maravilhoso.”

Rafael Silva, diretor da escola NEEJA Nelson Mandela, orgulha-se dos avanços educacionais dentro do sistema prisional.

“Já temos mais de 300 alunos matriculados e formamos mais de mil. Buscamos uma educação emancipadora, em que os conteúdos dialoguem com a realidade deles, permitindo que se reconheçam como sujeitos capazes de construir uma nova vida fora daqui.”

Continuar a ler

Geral

Projeto de produção sustentável no Bioma Pampa é finalista do GRI Awards 2025

Redação

Publicado

em

Projeto de produção sustentável no Bioma Pampa é finalista do GRI Awards 2025

Com foco em oferecer assistência técnica, incentivos e financiamento aos modelos que aliem maior produtividade para a agropecuária associados à conservação da biodiversidade do Bioma Pampa, o projeto Alianza Mais é finalista do GRI Awards Infrastructure Brazil 2025.

Trata-se e uma das principais premiações para reconhecer iniciativas que contribuam com o desenvolvimento sustentável no país e o projeto, que conta com a parceria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), concorre na categoria biodiversidade.

O Alianza Mais prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 44 milhões pela cotação atual) ao longo de cinco anos em favor de produtores, incluindo mulheres e jovens rurais, comprometidos na conservação dos campos nativos do Pampa e, desta maneira, contribuir com os desafios das mudanças climáticas. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM).

O projeto é uma iniciativa da Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil)/Alianza del Pastizal) e benéfica uma rede de 406 propriedades rurais já certificadas, compreendendo 278 mil hectares de pastagens nativas (com119 mil hectares efetivamente preservados). No trabalho realizado desde o ano passado, já houve o registro de 244 espécies de aves monitoradas, 15 delas ameaçadas de extinção.

Através do cofinanciamento da SAVE Brasil e do BRDE, ao longo do projeto será disponibilizado uma linha de crédito especial, com incentivo à fundo perdido (blended finance) para viabilizar investimentos em modelos de produção inovadores e sustentáveis, que irão ajudar a gerar maior renda para os produtores pecuários do bioma Pampa. Os recursos do FFEM terão a supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Na Expointer do ano passado, o banco celebrou os primeiros contratos de financiamento incentivos a fundo perdidos.

A premiação

Iniciativa do GRI Institute, um ecossistema global de tomadores de decisões sobre o setor de i8nfraestrutura, o prêmio reconhece os melhores programas, projetos e iniciativas nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais.

Os vencedores do GRI Awards 2025 serão conhecidos no próximo dia 5 de novembro, em evento marcado para São Paulo (SP). A votação é restrita aos membros do instituto.

Continuar a ler
publicidade
Graduação Lasalle

Destaques