Geral
Filmes canoenses estão na Mostra Sesc de Cinema: Panorama Estadual

Resultado de um edital lançado para seleções de curtas, médias e longas-metragens nacionais, a Mostra Sesc de Cinema realiza em novembro o Panorama Estadual, com exibições de filmes do Rio Grande do Sul. Foram selecionados 19 curtas, que serão disponibilizados para visualização no site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br/mostrasescdecinema/) de 08 a 15 de novembro e apresentados ao público de forma presencial, de 08 a 21 de novembro, em 14 cidades gaúchas: Canoas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Maria, São Miguel das Missões, Caxias do Sul, Gravataí, Carazinho, Passo Fundo, Ijuí, Lajeado, Uruguaiana e Viamão. Também serão realizados debates com os realizadores dos filmes, de 08 a 12 de novembro, sempre às 20h, no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sescrs).
A mostra estadual contará com as obras “Além da fronteira”, “Amanhecendo Cicatrizes”, “Amarelo Cárcere”, “Bago Sujo”, “Cacicus”, “Corpo Mudo”, “Eu não sou um robô”, “Fica em casa, Rafael”, “Laços do ofício”, “Lacrimosa”, “Love do Amor”, “Minha aldeia, minha vida – Yvy poty rã – uva povo’a kuery”, “Noite macabra”, “Quando te avisto”, “Tá foda”, “Teko Mbaraete – Fortalecimento da vida”, “Um pedal”, “Vérnix” e “Visita íntima”. Para a seleção dos trabalhos, além dos aspectos técnicos e narrativos, foram levados em consideração elementos sociais, diversidades de linguagens e representatividades de gênero, raça, cor e territórios. Como resultado, a programação conta com realizadores de 10 cidades, três filmes com temáticas indígenas e obras dirigidas por 13 mulheres, 18 homens e duas pessoas não binárias.
Em 2021, a Mostra Sesc de Cinema chega à sua quarta edição, com o objetivo de incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados à pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. Neste ano, foram inscritos mais de 1.900 filmes de todas as regiões do Brasil, com 31 selecionados para o Panorama Brasil – entre eles, o longa gaúcho “De Olhos Abertos”. No total, 338 obras foram selecionadas para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.
Mostra Sesc de Cinema – Panorama Estadual
Exibição Virtual
Data: 08 a 15/11
Onde assistir: no site do Sesc/RS (www.sesc-rs.com.br)
Filmes:
ALÉM DA FRONTEIRA
Alexandre Mattos Meireles | 2021 | 22 min | Ficção | Pelotas
Sinopse: Edmilson perde a esposa e precisa enfrentar a difícil tarefa de criar sozinho a filha Clara. Desempregado e sem alternativas, a fragilidade da relação pai e filha se complica e a única saída parece ser recomeçar tudo de novo no Uruguai.
Classificação indicativa: Livre
AMANHECENDO CICATRIZES
Juarez Braga Zamberlan, Nelson Brauwers, Ivânio Dalagno e Valdinei Vargas | 2020 | 15 min | Documentário | Três Passos
Sinopse: Antônio Alberi Maffi continua jovem e idealista. É mais um sobrevivente. Resiste. Insiste. Não se entrega. As marcas causadas pela ditadura militar brasileira não se apagaram de sua memória. Pelo contrário, voltam ao presente através da democracia pela qual tanto lutou. Ainda sonha com o Brasil mais justo. Na poesia encontra conforto. Na vida, ainda espera justiça.
Classificação indicativa: Livre
AMARELO CÁRCERE
Pedro Mendes | 2020 | 8 min | Ficção | Porto Alegre
Sinopse: O curta-metragem traz à tona a opressão que permeia a vida das mulheres, do nascimento à morte. Com narrativa experimental, a obra borra as fronteiras entre cinema e vídeo arte, flertando com o cinema de gênero de horror e explorando uma estética onírica marcada por simbolismos imagéticos e edição fragmentada, bem como uma paisagem sonora orgânica e atmosférica. O ponto de partida para o projeto foi o emblemático conto de horror feminista, “The Yellow Wallpaper” de Charlotte Perkins Gilman, cuja temática assustadoramente atual inspirou os realizadores.
Classificação indicativa: 14 anos
BAGO SUJO
Giordanna Forte | 2021 | 15 min | Ficção | Porto Alegre
Sinopse: Baseado em uma história real, Bago Sujo aborda o primeiro dia de abstinência de um usuário de crack.
Classificação indicativa: 12 anos
CACICUS
Gabriela Dullius, Bruno Cabral Gassen | 2019 | 14 min | Ficção | Santa Cruz do Sul
Sinopse: Laura vive e trabalha com o pai em uma lavanderia à beira da falência. A troca de mensagens por bilhetes deixados nas roupas com Camila, uma cliente frequente, traz a possibilidade de fugir do mundo barulhento das máquinas de lavar funcionando 24 horas por dia para um momento de paz e silêncio.
Classificação indicativa: Livre
CORPO MUDO
Marcela Schild | 2020 | 13 min | Documentário | Santa Cruz do Sul
Sinopse: Diretora, que sonhava em ser astronauta na infância, visita o universo de outras mulheres para tentar entender o que criou um buraco negro em cada uma.
Classificação indicativa: 12 anos
EU NÃO SOU UM ROBÔ
Gabriela Lamas | 2021 | 16 min | Ficção | Canoas
Sinopse: O filme é uma experimentação sobre a solidão e o contato por meio do digital. Ao falhar incontáveis vezes em um teste CAPTCHA, que diferencia humanos de robôs, a personagem Tânia se pergunta sobre o real e anseia por qualquer tipo de contato presencial e físico, deliberando sobre a vida com a visita de uma Mosca.
Classificação indicativa: 16 anos
FICA EM CASA, RAFAEL
Wagner de Souza Antonio (Calixto Bento) | 2021 | 5 min | Documentário | Santa Maria
Sinopse: Durante a pandemia de Covid-19, Rafael ocupa a escadaria de uma casa abandonada em Santa Maria (RS) e faz dela sua moradia. Este documentário é a visão de um vizinho que acompanhou essa história.
Classificação indicativa: Livre
LAÇOS DO OFÍCIO
Fausto Prado | 2019 | 23 min | Documentário | Porto Alegre
Sinopse: “Laços do Ofício” é um documentário sobre as relações entre professores de música e arte e crianças em situação de vulnerabilidade social e deficientes intelectuais. Foram realizadas 16 oficinas com grupos de escolas e instituições das cidades de Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Canoas. Estas oficinas foram ministradas por quatro artistas de carreira que dedicam boa parte do seu tempo à educação de crianças nesta situação.
Classificação indicativa: Livre
LACRIMOSA
Matheus Heinz | 2020 | 11 min | Ficção | Porto Alegre
Sinopse: Assombrada pela memória do irmão falecido, menina revisita os acontecimentos que levaram seus pais a abandoná-la aos cuidados de sua avó. Da perspectiva de uma criança, a inocência e a culpa irão colidir em sua tentativa de chegar à verdade.
Classificação indicativa: 16 anos
LOVE DO AMOR
Fabrício Koltermann | 2019 | 9 min | Ficção | Restinga Seca
Sinopse: Um radialista no interior gaúcho luta contra o preconceito.
Classificação indicativa: Livre
MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY
Patrícia Para Yxapy Ferreira, Ariel Kuaray Ortega e Aldo Kuaray Ferreira | 2021 | 11 min | Documentário | São Miguel das Missões
Sinopse: O curta é composto de três partes, com imagens destinadas aos não indígenas da cidade. Cada mensagem foi produzida por um dos cineastas do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. A felicidade das crianças no território, a presença da floresta e dos rios para aqueles que moram em edifícios. O cuidado, plantio e colheita no território. O trabalho das famílias Guarani que dependem do trabalho de sazonal de colheita da uva. Imagens que convidam os não indígenas a pensar em outras formas de viver durante esse período.
Classificação indicativa: Livre
NOITE MACABRA
Felipe Iesbick | 2020 | 20 min | Ficção | Porto Alegre
Sinopse: É noite. Durante uma transferência entre presídios, detentos de segurança máxima escapam e rumam para uma pequena cidade. As autoridades convocam os cidadãos para auxiliar na captura dos foragidos – através dos meios que forem necessários – oferecendo uma grande recompensa em dinheiro. Em meio ao caos que se desencadeia, um jovem casal em crise tenta se manter vivo.
Classificação indicativa: 16 anos
QUANDO TE AVISTO
Denise Copetti, Neli Mombelli | 2020 | 24 min | Documentário | Santa Maria
Sinopse: O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.
Classificação indicativa: Livre
TÁ FODA
Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar | 2020 | 4 min | Ficção | São Francisco de Paula
Sinopse: Sketches documentais sobre o futuro do Brasil.
Classificação indicativa: Livre
TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA
Vhera Xunu | 2021 | 10 min | Documentário | Viamão
Sinopse: Muitas famílias Mbyá Guarani que moram em aldeias próximas de centros urbanos, vendem artesanatos para sobreviver nos territórios em meio a cidade. O filme convida os não indígenas a conhecerem seu cotidiano através da produção do artesanato, do território, da plantação de milho, da opy. O filme é uma mensagem para não indígenas que passam cotidianamente por essas famílias, no centro da cidade, mas não entendem o que vem.
Classificação indicativa: Livre
UM PEDAL
Alexandre Derlam | 2020 | 20 min | Documentário | Canoas
Sinopse: Nicolas Berghan percorre estradas inóspitas, com um único pedal de sua inseparável bicicleta. Em suas viagens com ela, ele narra suas experiências, percepções de mundo, liberdade de escolha e inclusão. Independentemente das condições físicas ou distâncias, Nicolas é um viajante agradecido.
Classificação indicativa: 12 anos
VÉRNIX
Renata de Lélis | 2021 | 6 min | Ficção | Porto Alegre
Sinopse: Vérnix performa o colapso do corpo urbano capitalista. Um corpo exausto e infectado que transborda os limites da linguagem, manifestando-se em pulsão animal. No filme, sete performers encaram animalidades reprimidas potencializadas pela clausura e isolamento da pandemia. No corpo se manifesta o impacto da exploração dos recursos naturais. Em um continuum vida-morte-vida, naturezas se misturam borrando fronteiras entre humanos e não-humanos. Classificação indicativa: Livre
VISITA ÍNTIMA
Tatiana Sager, Renato Dornelles | 2020 | 26 min | Documentário | Porto Alegre
Sinopse: Elas enfrentam o estigma de “mulher de bandido”, passam noites e madrugadas nas filas de prisões e, durante as visitas, ainda têm libido sexual para manterem relações em locais precários e sem privacidade.
Classificação indicativa: 12 anos
Debates com os realizadores
Data: 08 a 12/11
Horário: 20h
Onde assistir: no canal do Sesc/RS no YouTube (www.youtube.com/sesc/rs)
Programação:
08/11 (SEGUNDA-FEIRA)
Realizadores: Marcela Schild (Corpo Mudo), Tatiana Sager (Visita Íntima), Juarez Zamberlan (Amanhecendo Cicatrizes), Pedro Mendes (Amarelo Cárcere) e Matheus Heinz (Lacrimosa)
Mediação: Roger Lerina
09/11 (TERÇA-FEIRA)
Realizadores: Giordanna Forte (Bago Sujo), Fausto Prado (Laços do Ofício), Alexandre Derlam (Um Pedal)
Mediação: Daniel Rodrigues
10/11 (QUARTA-FEIRA)
Realizadores: Icaro Castello (Tá Foda), Gabriela Lamas (Eu não sou um Robô), Felipe Iesbick (Noite Macabra), Renata de Lélis (Vérnix), Calixto Bento (Fica em Casa, Rafael)
Mediação: Roger Lerina
11/11 (QUINTA-FEIRA)
Realizadores: Camila Marques (Love do Amor), Alexandre Mattos (Além da Fronteira), Gabriela Dullius (Cacicus)
Mediadora: Sofia Ferreira
12/11 (SEXTA-FEIRA)
Realizadores: Neli Mombelli (Quando Te Avisto), Aldo Ferreira (Minha Aldeia, Minha vida – Yvy poty rã – Uva povo’a kuery), Vhera Xunu (Teko Mbaraete – Fortalecimento da Vida)
Mediação: Raquel Kubeo
PROGRAMAÇÂO UNIDADES (SESSÕES PRESECIAIS)
Canoas
Data / horário: 19/11/21 – 19h30min às 21h30min
Local: Teatro do Sesc Canoas
Filmes: UM PEDAL | EU NÃO SOU UM ROBÔ | VÉRNIX | BAGO SUJO | NOITE MACABRA
Santa Rosa
Local: Teatro do Sesc Santa Rosa
Data / horário: 08/11 – 19h30
Filmes: AMANHECENDO CICATRIZES + DEBATE
Data / horário: Dia 12/11 – 19h
Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY + DEBATE
Santa Cruz do Sul
Data / horário: 08/11 – 19h30
Local: Cine Santa Cruz- Endereço: Av. Sen. Pasqualini, 18 – Centro ( Shopping Santa Cruz).
Filmes: CACICUS | CORPO MUDO | FICA EM CASA, RAFAEL || LOVE DO AMOR | EU NÃO SOU UM ROBÔ
Pelotas
Data / horário: 09/11 – 20h
Local:
Filmes: TÁ FODA | ALÉM DA FRONTEIRA | LAÇOS DO OFÍCIO
Santa Maria
Data / horário: 21/11 – 19h
Local: Brique da Vila Belga
Filmes: FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR | QUANDO TE AVISTO | TÁ FODA | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY
São Miguel das Missões
Data / horário: 18/11
Local: Praça Guarany
Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY
Caxias do Sul
Data / horário: 20/11 – 16h
Local: Teatro do Sesc
Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA | TÁ FODA
Gravataí
Local: Teatro do Sesc Gravataí
Data / horário: 09/11- 14h
Filmes: UM PEDAL | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA
Data / horário: 18/11- 19h30
Filmes: NOITE MACABRA | VÉRNIX – POA
Carazinho
Local: Teatro Sesc Carazinho
Data / horário: 08/11 – 14h
Filmes: UM PEDAL | NOITE MACABRA | FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR
Data / horário: 09/11 – 20h
Filmes: UM PEDAL | NOITE MACABRA | FICA EM CASA, RAFAEL | LOVE DO AMOR
Passo Fundo
Data / horário: 17/11 – 20h
Local: Teatro Sesc Passo Fundo
Filmes: AMARELO CÁRCERE | BAGO SUJO | EU NÃO SOU UM ROBÔ | CORPO MUDO
Ijui
Data / horário: 11/11 14h e 19h
Local: Teatro Sesc Ijuí
Filmes: VISITA ÍNTIMA | CACICUS | LOVE DO AMOR | TÁ FODA
Lajeado
Data / horário: 08/11 – 19h
Local: Teatro Sesc Lajeado
Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA
Uruguaiana
Local: Sala Cinema Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984
Data / horário: 11/11 às 19h
Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA
Data / horário: 12/11 às 19h
Filmes: BAGO SUJO | LAÇOS DO OFÍCIO | UM PEDAL
Data / horário: 16/11 às 19h
Filmes: TÁ FODA | EU NÃO SOU UM ROBÔ | NOITE MACABRA | VÉRNIX | FICA EM CASA, RAFAEL
Data / horário: 18/11 às 19h
Filmes: LOVE DO AMOR | ALÉM DA FRONTEIRA | CACICUS
Data / horário: 19/11 às 19h
Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA
Local: Vivenda das Artes – R. General Câmara, 1403
Data / horário: 13/11 às 16h
Filmes: CORPO MUDO | VISITA ÍNTIMA | AMANHECENDO CICATRIZES | AMARELO CÁRCERE | LACRIMOSA
Local: Vivenda das Artes – R. General Câmara, 1403
Data / horário: 13/11 às 19h
Filmes: BAGO SUJO | LAÇOS DO OFÍCIO | UM PEDAL
Data / horário: 14/11 às 16h
Filmes: TÁ FODA | EU NÃO SOU UM ROBÔ | NOITE MACABRA | VÉRNIX | FICA EM CASA, RAFAEL
Data / horário: 20/11 às 16h
Filmes: QUANDO TE AVISTO | MINHA ALDEIA, MINHA VIDA – YVY POTY RÃ – UVA POVO’A KUERY | TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA
Data / horário: 20/11 às 19h
Filmes: LOVE DO AMOR | ALÉM DA FRONTEIRA | CACICUS
Viamão
Data / horário: 18/11 – 14h30 e 19h
Local: Sala de Cinema Sesc Viamão
Filmes: TEKO MBARAETE – FORTALECIMENTO DA VIDA
Geral
Jovens do Partiu Futuro Reconstrução desembarcam na Espanha para missão internacional

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas, do Partiu Futuro Reconstrução, chegaram nesta segunda-feira, 20, a Barcelona, na Espanha, para participar de uma missão Internacional para compartilhar experiências de reconstrução climática e social. O grupo representa os demais integrantes do programa, que foram diretamente impactados pelas enchentes de 2024 e, hoje, são protagonistas no processo de reconstrução das suas casas, comunidades e cidades.
Foram selecionados três de Porto Alegre e dois de Canoas, com base em critérios como desempenho escolar e participação no programa, considerando assiduidade, presença nas aulas teóricas e comportamento. Eles permanecerão em Barcelona até quinta-feira, 23, onde participarão de workshops, encontros e roteiros com foco em trocas culturais e de experiências de reconstrução social e climática.
Na sequência, entre os dias 24 e 28 de outubro, o grupo visitará Valência, onde conhecerá áreas afetadas pelo DANA (fenômeno climático extremo que atingiu a região em 2024) e o Plano Valenciano de Recuperação e Resiliência, voltado a políticas públicas e medidas de reconstrução. A agenda inclui encontros com lideranças políticas, conselharias (órgãos públicos locais) e ONGs envolvidas na recuperação social e ambiental da região.
O objetivo é fortalecer o processo de desenvolvimento de novas lideranças e conhecer a experiência espanhola de reconstrução social e climática. O intercâmbio é parte do projeto pedagógico do projeto, consolidando os conhecimentos construídos em sala de aula e nas experiências práticas.
Segundo o diretor da Demà, Vinícius Ribeiro, o intercâmbio representa um passo importante na formação integral dessa juventude.
“Essa missão internacional é uma oportunidade de aprendizado transformador. Ao conhecerem experiências de reconstrução em outros países, esses jovens fortalecem sua visão de mundo e se tornam protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. A educação, quando conectada à prática e ao diálogo global, gera impacto real nas comunidades”, destaca Ribeiro.
“A política pública tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, porque é por meio dela que conseguimos abrir caminhos concretos para o desenvolvimento pessoal e profissional. O Partiu Futuro é um exemplo disso: ao proporcionar experiências como o intercâmbio para a Espanha, mostramos que investir na juventude é investir na reconstrução do futuro do nosso Estado, com mais oportunidades, conhecimento e perspectivas reais de transformação”, ressalta o titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel.
Primeiras impressões
Chegando a Barcelona, os participantes demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.
Evelin Staczak de Oliveira, de 18 anos, de Porto Alegre: “Essa missão internacional representa a oportunidade de representarmos todos os jovens gaúchos afetados pelas enchentes e de compartilharmos experiências com os espanhóis”.
Lukas Scheibler Kalkmann, de 15 anos, da capital: “Essa viagem representa um marco em minha vida porque estamos representando todos os jovens gaúchos nesta missão”.
Monica Letícia da Rosa Schmidt, de 19 anos, de Canoas: “Essa viagem representa pra mim uma oportunidade de viver uma nova experiência”.
Nyara Victória Prudêncio Romero, de 17 anos, de Porto Alegre: “Eu sempre quis fazer intercâmbio, então o que estou vivendo é a realização de um sonho”.
Vitor Eduardo Moraes dos Santos, de 16 anos, de Canoas: “Minha expectativa é compartilhar conhecimentos com os jovens espanhóis e trazer aprendizados para o Rio Grande do Sul”.
Roteiro
20/10 – Chegada e acolhimento em Barcelona, com os primeiros contatos com europeus
21/10 – Imersão em workshops e diálogos com instituições da Catalunha, com temas de clima, juventude e políticas públicas
22/10 – Contato com a arte, a arquitetura e a cultura da Catalunha.
23/10 – Visita à Sagrada Família, ao Hospital de Sant Pau e a espaços urbanos inovadores
24/10 – Chegada a Valência e visita a um território que também sofreu uma tragédia climática
25/10 – Experiência no Bioparc e reflexões sobre biodiversidade e consciência ambiental
26/10 – Imersão na Cidade das Artes e das Ciências, com foco em inovação científica e tecnológica, além das mudanças climáticas
27/10 – Encontro com organizações comunitárias para compartilhar experiências de superação e reconstrução, entre eles, a Fundació Horta Sud (https://fundaciohortasud.org/
). 28/10 – Viagem de retorno ao Brasil
Sobre o Partiu Futuro Reconstrução
O programa Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, por meio da tecnologia social Demá Aprendiz.
Todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados e atividades são custeadas pela instituição. A Renapsi conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas. Além das aulas teóricas, desenvolvem atividades práticas atuando como aprendizes, com carteira assinada, em órgãos públicos municipais e estaduais.
Destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes de 2024, matriculados ou egressos da rede pública de ensino e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o projeto oferece formação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Comunidade
Canoas é um dos municípios selecionados para programa de implantação e custeio de cozinhas comunitárias

O governo do Estado publicou, nesta segunda-feira, 20, o resultado final dos municípios selecionados para o Programa Prato Gaúcho (PPG). A iniciativa é destinada à implantação de cozinhas comunitárias e apoio ao custeio de refeições para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social em municípios afetados pelas enchentes de abril e maio de 2024.
Foram selecionados 52 municípios, sendo 35 para a modalidade de implantação de cozinha comunitária sem espaço de refeitório e 17 para a modalidade que conta com refeitório no local.
O edital do PPG foi publicado em 23 de setembro pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). As prefeituras tiveram até 9 de outubro para encaminhar manifestação de interesse. A divulgação do resultado preliminar ocorreu no dia 14 de outubro.
Geral
Corsan destina R$ 162 mil para reconstrução de ONG atingida pela enchente

A Corsan destinou R$ 162 mil, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, para reconstruir a sede da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, destruída pela enchente de 2024. O investimento foi para compra do mobiliário do espaço restaurado e de equipamentos eletrônicos, como computadores.
A reinauguração do prédio, em seu endereço original, ocorreu na sexta-feira, 17, garantindo a retomada das atividades sociais para a população no local.
O analista de responsabilidade social da Corsan Jaison Belíssimo participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade.
“Essas ações sociais que a Corsan realiza são uma forma de gerar impacto positivo nas comunidades que a gente atende, para além do serviço de saneamento, que já é essencial”, destacou.
Esta é a quarta e última entrega realizada com aporte da Companhia ao Fundo Municipal do Idoso de Canoas, que recebeu o total de R$ 1 milhão em recursos para recuperação de ONGs atingidas pela enchente.
- Habitação1 dia atrás
Caixa divulga lista de 478 contemplados pelo programa Compra Assistida em Canoas
- Animais6 dias atrás
Aprovado por unanimidade projeto que cria o programa “TeleCio” em Canoas
- Sem categoria5 dias atrás
Canoas realiza Dia D de vacinação neste sábado,18 de outubro
- Educação5 dias atrás
Estudante da Ulbra representará o Brasil em Congresso Internacional de Neurologia nos EUA
- Gastronomia1 semana atrás
Inscrições abertas food trucks que irão participar da Corrida Outubro Rosa 2025
- Geral1 semana atrás
Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas
- Saúde6 dias atrás
Nova lei garante reconstrução mamária pelo SUS e Planos de Saúde
- Geral1 semana atrás
Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses