Conecte-se conosco

header-top







 

12/08/2026
 

Geral

Unidos do Guajuviras promove 1° Território Empreendedor neste sábado, 11

Redação

Publicado

em

O 1º Território Empreendedor está marcado para o próximo sábado, 11, abrindo a série de projetos destinados a fomentar a geração de renda desenvolvida pela Associação Beneficente Cultural Unidos do Guajuviras (Avenida 17 de Abril, 81, bairro Guajuviras, Canoas). A atividade na quadra da escola de samba em Canoas, ocorrerá das 14 horas às 18 horas, reunindo 17 expositores, que comercializarão roupas, perfumes, cosméticos, artesanato até artigos personalizados. Também será inaugurada a loja da escola, que venderá canecas, bonés, squeezes, toalhas, agenda, chinelos, moletons, camisetas, chaveiros, ecobags, comemorando os 30 anos de história da agremiação.

Uma tarde de compras, descontração, sorteios de brindes, música de altíssima qualidade e aprendizado com o workshop do Impulsiona RS, associação de profissionais de Porto Alegre voltada ao empreendedorismo social.  A feira respeita as regras sanitárias do município para conter o avanço da Covid-19, com acesso limitado para evitar aglomeração e com disponibilização de álcool em gel. Será obrigatório o uso de máscaras no espaço.

Foto: Divulgação

Mecanismos Sociocultural

De acordo com o presidente do Conselho Executivo da Unidos do Guajuviras, Márcio Rogério Rodrigues, a intenção é transformar a escola de samba em um mecanismo sociocultural tendo como foco o desenvolvimento da comunidade. “Estamos pensando além do carnaval. Com a pandemia, vimos que o pessoal da comunidade ficou vulnerável, inclusive os desfilandos. Então, todas as ações que estamos fazendo desde o início do ano na escola é para tentar amenizar a situação das famílias do bairro.”

A ideia é promover ações pelo menos uma vez por mês para auxiliar na complementação da renda. “Como temos muitos músicos no bairro, muitos artistas, muitos artesãos, pretendemos abrir a quadra da escola para eles mostrarem seu trabalho uma vez por mês”, reforça Rodrigues. E é dentro dessa proposta que o Território Empreendedor tem sua primeira edição no próximo sábado.

Atrações

Entre os destaques da iniciativa organizada pelo Departamento Cultural da Associação está o workshop voltado a quem já tem ou deseja abrir um negócio. O encontro com os profissionais da Impulsiona RS ocorrerá das 15 horas às 16 horas e abordará três temas: Desvendando a mentalidade empreendedora (psicóloga Débora Santos); O que é e-commerce e qual a importância para impulsionar seus negócios (Taís Pereira/TPCriativa); e Empreendendo com responsabilidade: Gestão de negócios/formas de tributação, tipos jurídicos mais comuns (contadora Karen Santos/KS Consultoria Empresarial).

Para animar a tarde de sábado, a cantora Leny Barcellos leva à quadra da escola de samba o suingue da música brasileira das 16h às 17h. MPB, samba, pagode estão no repertório da canoense que há sete anos escolheu fazer da música a sua parceira de vida. Acompanhada de sua guitarra sem distorção, que permite um som mais groovado, Leny promete uma mix de canções, incluindo um pouco de rock e reggae para embalar o público.

A coordenadora do evento, a professora e produtora cultural Graziela Pereira, confessou que está bastante otimista com o resultado da iniciativa.  “Este é o primeiro grande evento do segundo semestre. A ideia é manter o Território Empreendedor no calendário de ações da escola para auxiliar os empreendedores locais a alavancarem seus negócios”, reforça a coordenadora do Departamento Cultural da escola.

Ingresso

A entrada gratuita, com acesso limitado ao espaço em respeito às normas sanitárias de combate a Covid-19 do município de Canoas, ainda é obrigatório o uso de máscara e haverá disponibilização de álcool em gel.

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Energia começa a voltar após vendaval deixar Santa Vitória do Palmar e Chuí sem fornecimento por mais de 110 horas

Avatar

Publicado

em

Crédito: CEEE/Divulgação

O fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido em Santa Vitória do Palmar e no Chuí, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul, após mais de 110 horas de interrupção provocada pelos danos causados pelo vendaval que atingiu a região na quinta-feira, 6.

As equipes concluíram a instalação de estruturas emergenciais e realizaram uma manobra na subestação para iniciar a religação. O fornecimento voltou inicialmente em fase de testes e está sendo retomado de forma gradual, por localidades.

Segundo o secretário de Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, Daniel Cava, a energia foi restabelecida e permanece estável. Ele alerta, porém, que podem ocorrer oscilações nos próximos dias enquanto os trabalhos de recuperação da rede continuam.

O sistema emergencial utiliza duas torres de menor porte, instaladas provisoriamente para viabilizar o retorno do fornecimento de energia aos dois municípios.

Recuperação da rede continua

Apesar da religação, os trabalhos na rede de transmissão ainda não foram concluídos. As equipes devem continuar atuando, inclusive com apoio de helicóptero, na manutenção e reconstrução das 24 torres de grande porte derrubadas pelo vendaval.

As estruturas fazem parte do sistema de transmissão utilizado pelos parques eólicos da região. Com os danos, os parques do Extremo Sul permanecem sem geração de energia.

Município decretou situação de emergência

Santa Vitória do Palmar decretou situação de emergência nesta terça-feira, 11, devido aos danos provocados pelo vendaval. O decreto considera, entre outros fatores, o período superior a 110 horas sem energia elétrica e a interrupção do abastecimento de água por cerca de 24 horas.

A medida permanece vigente mesmo após o restabelecimento da eletricidade.

A Defesa Civil municipal também solicitou que os geradores utilizados durante o apagão permaneçam disponíveis por pelo menos 15 dias após a religação. O pedido foi encaminhado à Defesa Civil estadual e às concessionárias.

Durante o período sem energia, os equipamentos foram utilizados para manter serviços essenciais em funcionamento, incluindo unidades de saúde, Santa Casa, Prefeitura e sistemas de telefonia.

Continuar a ler

Policial

Temporal derruba árvore e causa morte de motociclista na ERS-124, em Montenegro

Avatar

Publicado

em

Crédito: Polícia Civil

Um motociclista de 33 anos morreu após ser atingido por uma árvore de grande porte durante o temporal que atingiu a região na noite de quinta-feira, 6, em Montenegro. O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 41 da ERS-124, próximo ao trevo de acesso à empresa Arauto, nas proximidades do viaduto da BR-386 e da divisa com Triunfo.

A vítima foi identificada como Maicon Veríssimo Milk, natural de São Jerônimo e morador da localidade de Boa Vista, em Triunfo.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Maicon trafegava em uma motocicleta Yamaha Lander XTZ250, com placas de Porto Alegre, no sentido Montenegro/Triunfo, quando uma árvore, que seria um eucalipto de grande porte, caiu sobre a pista e atingiu o veículo em razão dos fortes ventos provocados pelo temporal.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar atenderam a ocorrência, mas o motociclista morreu no local.

Na mesma rodovia, na altura do bairro Estação, outra queda de árvore atingiu um carro e bloqueou parcialmente a pista. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros realizaram a remoção da árvore e do veículo para a liberação do trânsito.

Continuar a ler

Geral

Agosto Lilás: Nova Santa Rita instala Bancos Vermelhos para alertar sobre a violência contra a mulher

Avatar

Publicado

em

O Coletivo Uma Mulher Ajuda a Outra iniciou a implantação de Bancos Vermelhos em espaços públicos de Nova Santa Rita como parte das ações da campanha Dia do Bem Fazer, promovida pelo Instituto Intercement e pelo CDC Comitê de Desenvolvimento Comunitário (Community Development Committee). A iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher por meio da instalação de bancos em locais de grande circulação, transformando esses espaços em pontos de reflexão sobre o tema.

A ação também integra a programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Em 2026, a mobilização coincide ainda com os 20 anos da Lei Maria da Penha, marco da legislação brasileira de proteção às mulheres em situação de violência.

Além da instalação dos bancos, estão sendo realizadas oficinas de pintura e rodas de conversa para discutir a prevenção da violência de gênero e divulgar informações sobre a rede de proteção às vítimas.

De acordo com os organizadores, até o momento foram instalados nove Bancos Vermelhos: três no Parque Olmiro Brandão e um em cada uma das praças localizadas nos bairros Califórnia, Centro, Vila Esperança, Pedreira, Maria José e Loteamento Popular.

A previsão é de que a iniciativa seja ampliada para as 19 escolas municipais e três escolas estaduais do município.

Segundo os dados informados pelo coletivo, o Rio Grande do Sul registra atualmente 43 casos de feminicídio. A proposta dos Bancos Vermelhos é contribuir para a sensibilização da população e reforçar o debate sobre a prevenção da violência contra as mulheres.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques