Saúde
Dia D para 2ª dose da CoronaVac ocorre nesta quinta-feira a vacinadas até 1º de julho

De acordo com a Prefeitura de Canoas, nesta quinta-feira, 29, será promovido o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 para aplicação de segundas doses da CoronaVac. A ação será destinada às pessoas vacinadas com o imunizante do Instituto Butantan até 1º de julho.
O que precisa levar
É necessário apresentar documento de identidade com foto e CPF e a carteira de vacinação com a data da primeira dose
Agenda
Quinta-feira (29/7)
Público: pessoas que receberam a primeira dose até o dia 1º de julho
– Locais: 10 UBSs
– Horário: 8h às 17h
Endereços:
- UBS Santa Isabel (Rua Coronel Vicente, 191, Centro)
- UBS Niterói (Rua Marechal Rondon, 132, Niterói)
- UBS Fernandes (Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói)
- UBS Estância Velha (Rua São Mateus s/n°, Estância Velha)
- UBS Igara (Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara)
- UBS Praça América (Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho)
- UBS Harmonia (Rua Machado de Assis, 201, Harmonia)
- UBS União (Rua São Borja, 395, Mathias Velho)
- UBS Mato Grande (Rua República, 460, Mato Grande)
- UBS Rio Branco (Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco)
Saúde
UTI Neonatal do Hospital Universitário opera com capacidade reduzida, em Canoas

A UTI Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Canoas funciona com capacidade reduzida em razão de dificuldades na composição das escalas médicas, associadas a atrasos recorrentes no pagamento dos profissionais. O cenário tem impactado a permanência de especialistas e a contratação de novos médicos.
O setor conta com 35 leitos, porém apenas 15 estavam ocupados na manhã desta quarta-feira, 14. O atendimento ocorria com um médico rotineiro e um plantonista. Em alguns turnos, há somente um médico especialista disponível, que também precisa atender o centro obstétrico. Atualmente, a UTI Neonatal não possui responsável técnico, profissional responsável por dar suporte às equipes e coordenar ações em situações de emergência.
Uma equipe do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve no local para verificar as condições de atendimento. A conselheira Denise Affonso conversou com os profissionais da unidade e com o diretor clínico do HU, Marcos André dos Santos, que também é diretor do Simers. Conforme os médicos, já houve solicitação de restrição nos atendimentos à direção do hospital e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), sem retorno até o momento.
“Se no turno em que estiver só um plantonista ou rotineiro na escala e ocorrer mais de uma intercorrência, ou for preciso prestar auxílio na obstetrícia, há risco iminente à vida”, afirmou Denise Affonso.
Marcos André dos Santos concordou com a avaliação e manifestou preocupação com a dificuldade do hospital em atrair profissionais, em razão da credibilidade abalada pela falta constante de pagamento.
Após a vistoria, representantes do Simers e o diretor clínico se reuniram com integrantes da direção do HU e da Medintegra, empresa responsável pela organização das escalas médicas. No encontro, foram expostos os riscos à assistência e reiterada a cobrança pela regularização dos honorários devidos aos profissionais.
Saúde
Grupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

O Grupo São Pietro confirmou a implantação de um Hospital de Olhos no município de Gravataí, ampliando sua atuação na Região Metropolitana. A nova unidade será especializada em oftalmologia, contará com centro cirúrgico completo e tem previsão de início das operações em 9 de fevereiro de 2026.
A apresentação oficial do Hospital de Olhos de Gravataí está marcada para o dia 9 de janeiro de 2026. Localizado no Centro da cidade, o hospital terá estrutura semelhante à do Hospital Banco de Olhos São Pietro (HBO), em Porto Alegre, com atendimento por meio de consultas particulares, convênios e também serviços gratuitos viabilizados por contrato com a prefeitura.
Com área construída de aproximadamente 800 metros quadrados, a unidade oferecerá consultas oftalmológicas eletivas e de emergência, além de procedimentos cirúrgicos. A estrutura inclui centro cirúrgico completo, sala de recuperação e área de processamento de materiais. A estimativa é realizar cerca de 8 mil consultas e 400 cirurgias por mês.
Segundo o sócio-fundador do Grupo São Pietro, Daniel Giaccheri, a expansão busca levar para outros municípios o modelo de atendimento já consolidado na capital.
“A ideia é expandir a expertise implementada no Hospital Banco de Olhos São Pietro para mais cidades da Região Metropolitana, oferecendo atendimento oftalmológico qualificado e reduzindo a necessidade de deslocamento até Porto Alegre”, afirmou.
Com a nova unidade em Gravataí, o Grupo São Pietro passa a estar presente em seis municípios com hospitais voltados às suas especialidades médicas, oftalmologia e urologia. Além das unidades em Porto Alegre, o grupo mantém atendimento em Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-Lá. A instituição também atua no segmento de sênior living, com modelo de cuidado especializado voltado ao público com mais de 60 anos.
Sobre o Grupo São Pietro
Com cuidado e transformação em seu DNA, o Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas destaca-se com atuação em hospitais especializados, em rede de clínicas de Oftalmologia e Urologia e no segmento de sênior living com a gestão do São Pietro Sênior já em operação. Possui em sua rede o Hospital Banco de olhos, o maior centro de ensino e cuidado de oftalmologia do sul do país, e o Prime Day Hospital especializado em múltiplas especialidades. O Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas conta com unidades em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Taquara e Xangri-lá, oferecendo à população serviços norteados pela sustentabilidade, qualidade e segurança, inovação e tecnologia, ética e respeito. Mais informações em: www.saopietro.com.br.
Saúde
Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de determinados lotes de fórmulas infantis da Nestlé devido ao risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira, 7.
Foram atingidos lotes das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a Anvisa, o consumo de alimentos contaminados pela toxina pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva e lentidão de movimentos e raciocínio.
A agência esclarece que a decisão tem caráter preventivo e que, até o momento, não há registros de casos de intoxicação associados aos produtos no Brasil ou em outros países. A Nestlé iniciou um recolhimento voluntário global (recall) após a identificação da toxina em itens produzidos em uma de suas fábricas na Holanda.
De acordo com a Anvisa, a cereulide foi detectada em um ingrediente fornecido por um fornecedor global terceirizado de óleos, o que motivou a necessidade do recolhimento. Mais de 30 países participam da ação preventiva.
Em nota, a Nestlé informou que a identificação ocorreu durante análises periódicas de controle de qualidade, que o fornecedor foi notificado e que a empresa atua em cooperação com as autoridades sanitárias para evitar impactos aos consumidores.
Especialistas alertam que o risco é maior em crianças pequenas, especialmente lactentes, devido à menor tolerância do organismo à toxina. Segundo o pediatra Albert Bousso, diretor do Hospital Infantil Darcy Vargas, o principal risco está na desidratação causada por vômitos e diarreia. O tratamento consiste, em geral, em suporte clínico e hidratação, com evolução favorável na maioria dos casos leves em até 24 horas.

Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina. — Foto: Anvisa

Anvisa proíbe lotes de fórmula infantil da Nestlé por risco de contaminação por toxina. — Foto: Anvisa
Orientação
A Anvisa orienta pais e responsáveis a conferirem o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis das marcas citadas na medida preventiva. Caso o produto pertença a um dos lotes recolhidos, ele não deve ser utilizado nem oferecido para consumo. Segundo a agência, os demais lotes não foram afetados.
Consumidores que possuírem unidades dos lotes atingidos devem entrar em contato com o Atendimento ao Consumidor da Nestlé para realizar a devolução do produto e solicitar reembolso integral. O atendimento está disponível pelos canais falecom@nestle.com.br ou pelo telefone 0800 761 2500, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Oportunidade7 dias atrásCâmara de Canoas abre inscrições para seleção de estagiários de nível médio, técnico e superior até 22 de janeiro

Educação1 semana atrásDivulgado o 1º chamamento de 2026 para matrícula na etapa creche, em Canoas
Geral1 semana atrásComeçam a valer a partir de hoje as novas regras para a CNH no Rio Grande do Sul

Educação1 semana atrásCanoas divulga lista de classificados do concurso para professores da rede municipal

Saúde7 dias atrásGrupo São Pietro anuncia Hospital de Olhos em Gravataí com início das atividades em fevereiro de 2026

Política1 semana atrásFelipe Martini assume como secretário adjunto de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS

Desenvolvimento1 semana atrásEstado efetua primeiro pagamento a famílias atendidas pelo Programa Família Gaúcha
Fazenda1 semana atrásIPTU 2026: hoje é o último dia para pagar cota única com desconto de até 15% em Canoas



















































