Farmácia Solidária é aprovada em Canoas

Foto: Brian Matheus

Nesta terça-feira, 6, foi aprovado, por unanimidade, o Projeto de Lei de autoria do vereador Duarte (Republicanos) que instaura a criação do Programa Farmácia Solidária no Município de Canoas. O programa incentiva doação de remédios não utilizados pela população e o recolhimento de remédios vencidos para descarte correto.

Os medicamentos recebidos em doação deverão passar por rigorosa triagem orientada e acompanhada por um profissional farmacêutico.

Medicação fora do prazo de validade ou sem condições de uso deverão ser encaminhados para o descarte adequado.

“O nosso projeto tem o objetivo de alcançar as pessoas que precisam de um tratamento e não conseguem comprar seus medicamentos. Segundo a mídia, os valores dos medicamentos podem subir nos próximos dias e chegar a um reajuste de 10%. Já há uma discussão no senado sobre esta situação”, disse o vereador.

Quanto à economia, o projeto vai trazer um grande beneficio para os cofres públicos, pois o executivo tem gastos com remédios para a farmácia municipal.

O programa funcionará como serviço complementar à assistência farmacêutica, sob coordenação do Gabinete do Prefeito e com apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cidadania e Meio Ambiente. Para se tornar Lei falta a aprovação do Executivo.

“Pelo tamanho de nossa cidade podemos ser uma referência para o Estado do Rio Grande do Sul, bem como para o nosso país” comentou. “E como legislador, é dever meu propor projetos que desenvolvam nossa cidade”, concluiu o vereador.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here