Conecte-se conosco

header-top

sulgas publicidade







 

20/10/2026
 

Saúde

Canoas em bandeira preta: veja o que muda a partir deste sábado, 27

Redação

Publicado

em

A partir deste sábado, 27, Canoas deverá seguir os protocolos de bandeira preta pelo menos até 7 de março.

As medidas foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, 25, diante do crescimento exponencial de contágio de coronavírus e do pico de internações em leitos hospitalares, o que já levou ao esgotamento de UTIs em algumas regiões.
A intenção da bandeira preta do Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países, mas impõe medidas mais rígidas para conter a circulação do vírus.
A suspensão geral de atividades das 20h às 5h, em todo o Estado, determinada na segunda-feira, 22, também será mantida pelo menos até as 5h do dia 2 de março. O governo do Estado ainda estuda a prorrogação da medida.

O que muda nas regiões em bandeira preta

A bandeira preta permite o ensino presencial em escolas de Ensino Infantil e em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota.

A exceção é o atendimento individualizado e sob agendamento para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão).

O decreto de segunda-feira também incluiu a autorização expressa de atividade presencial de equipe mínima de funcionários nos diferentes níveis de ensino exclusiva para a manutenção do acesso à educação (por ex.: entrega de material).

No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.

Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições – respeito a um distanciamento maior entre as pessoas.

O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados.

Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.

No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados.

As áreas comuns em condomínios prediais, residenciais e comerciais ficam fechadas. No caso de academias situadas em condomínios, o atendimento pode ser feito de forma individualizada ou entre coabitantes. Os serviços de manutenção predial, por exemplo, podem permanecer funcionando.

Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.

Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários.

No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Unidade de Saúde Olaria orienta moradores a atualizar cadastro para planejamento dos serviços no território

Avatar

Publicado

em

Foto: Alisson Moura/PMC

A Unidade de Saúde (US) Olaria orienta os moradores da região que ainda não possuem cadastro na unidade a comparecer ao local para realizar o registro. A medida busca ampliar e qualificar as informações sobre a população atendida, contribuindo para o planejamento dos serviços de saúde no território.

Com os dados atualizados, a unidade pode identificar com maior precisão o número de moradores da região e conhecer melhor as demandas da comunidade. Essas informações também servem de subsídio para o planejamento das ações de saúde e para a solicitação de recursos e de profissionais, conforme as necessidades identificadas.

A orientação é direcionada especialmente aos residentes de condomínios e conjuntos residenciais da área de abrangência da unidade que ainda não realizaram o cadastro.

Entre os locais contemplados estão Punta Arenas, Villaggio di Milano, Puerto Madero, Reserva do Bosque, Vida Nova Garden, Vivendas do Leste, Villaggio Ventura, Vivendas do Bosque,

Moradas do Leste, Villagio das Flores, Residencial São João, São João B, São João II A, São João C, My House, Santa Fé e Residencial Barolo.

Os moradores que ainda não estão cadastrados devem comparecer à Unidade de Saúde Olaria, localizada na Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A atualização dos registros permite que os serviços de saúde disponham de informações mais próximas da realidade demográfica da região, auxiliando na organização do atendimento e na identificação das necessidades dos moradores.

A unidade orienta que os residentes dos locais citados verifiquem sua situação cadastral e procurem o serviço caso ainda não estejam registrados.

Continuar a ler

Saúde

Dia D do Outubro Rosa terá todas as Unidades de Saúde abertas neste sábado em Canoas

Avatar

Publicado

em

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza neste sábado, 17, o Dia D do Outubro Rosa, com a abertura de todas as Unidades de Saúde do Município e do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), das 8h às 17h.

A iniciativa amplia o acesso das mulheres aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), com atendimentos e atividades voltados à prevenção e à promoção da saúde.

Nas Unidades de Saúde, serão oferecidos atendimentos de enfermagem, médicos e odontológicos. Serão feitos atendimentos de pacientes agendadas e também da demanda do dia. Também haverá Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nas unidades que contam com profissionais capacitados para a realização dessas atividades e aplicação de testes rápidos.

No Centro de Referência em Saúde da Mulher, a programação inclui atividades de nutrição e atendimentos com médicos ginecologistas, estes últimos para pacientes previamente agendadas, reforçando o cuidado integral à saúde feminina.

A mobilização integra a programação do Outubro Rosa em Canoas e busca conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero e do acompanhamento regular da saúde. A ação também tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres aos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

Continuar a ler

Saúde

Nova Santa Rita realiza Dia D de vacinação e coleta de preventivo neste sábado

Avatar

Publicado

em

Crédito: Rafael Rezende/PMNSR

A Prefeitura de Nova Santa Rita realiza neste sábado, 17 de outubro, o Dia D de Vacinação e Coleta de Preventivo. A mobilização ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 8h às 17h, com oferta de vacinas para pessoas de todas as idades e coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero.

A ação integra a programação do Outubro Rosa. Durante o atendimento, a população poderá atualizar a caderneta de vacinação conforme as recomendações do calendário vacinal. A orientação é verificar se há doses pendentes e procurar a UBS de referência.

Exame preventivo para mulheres

A mobilização também oferecerá a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido como Papanicolau. O público-alvo são mulheres de 25 a 64 anos.

O exame permite identificar alterações que podem exigir acompanhamento e tratamento, contribuindo para a prevenção e o diagnóstico precoce.

O prefeito Rodrigo Battistella destacou a importância da mobilização para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“Cuidar da saúde da nossa população é uma prioridade. O Dia D é uma oportunidade para que as famílias atualizem a vacinação e para que as mulheres realizem seus exames preventivos. Queremos que todos aproveitem essa mobilização e compreendam que a prevenção é fundamental para garantir mais qualidade de vida”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Brayan Freitas, também reforçou o convite para que a comunidade procure as unidades durante a ação.

“Nosso objetivo é ampliar o acesso aos serviços e reforçar a importância de manter a vacinação em dia e realizar os exames preventivos conforme as orientações de saúde. O Outubro Rosa nos lembra da importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, mas o cuidado e a prevenção precisam estar presentes durante todo o ano”, destacou o secretário.

Orientações para o atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as moradoras com dúvidas sobre a vacinação ou a realização do exame preventivo entrem em contato com a UBS de referência para obter informações sobre o atendimento.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques

Merdekawin hokitoto