Saúde
Com o agravamento da pandemia, Canoas abre 20 leitos de UTI Covid-19

Na última segunda-feira, 22, começaram a funcionar em Canoas, 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados, exclusivamente, à internação de pacientes graves da Covid-19. Os leitos foram abertos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e representam um alívio na pressão sobre a rede hospitalar do município nos últimos dias, que opera, atualmente, com taxa de ocupação acima dos 90%. No total, serão 94 leitos de terapia intensiva dedicados ao tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede SUS.
As enfermarias Covid-19 também foram ampliadas. No final de semana, ocorreu a abertura de 16 novos leitos – 10 no Hospital Universitário (HU) e seis no HNSG. Com esse acréscimo, o município passará a contar com 95 leitos clínicos. Está prevista para esta semana a inauguração de mais 20 leitos de enfermaria, todos no HU, e uma ala clínica no HNSG, até o final do mês, com previsão de 45 leitos clínicos, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.
Saúde
Farmácia Básica do CAIC retoma atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após reformas

A Farmácia Básica do CAIC, localizada na Avenida 17 de Abril, s/nº, no bairro Guajuviras, retomará o atendimento ao público nesta sexta-feira, 20, após permanecer fechada desde o último sábado, 14, para a realização de obras de melhoria na estrutura do prédio.
Durante o período de interrupção dos serviços, foram executadas intervenções como a substituição do piso nas áreas de recepção e depósito, reparos em infiltrações nas paredes e nova pintura do espaço interno.
O atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A Farmácia Básica integra a rede municipal de saúde e disponibiliza gratuitamente medicamentos considerados essenciais, incluindo remédios de uso contínuo.
O serviço conta com unidades distribuídas em diferentes bairros da cidade.
Saúde
Vacina contra bronquiolite; veja quem pode receber nas unidades básicas de saúde em Canoas

Desde dezembro de 2025, as unidades de saúde de Canoas começaram a oferecer a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável por casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. A imunização visa reduzir complicações respiratórias entre os pequenos.
O imunizante é indicado para gestantes a partir de 28 semanas de gravidez, bebês nascidos com 37 semanas de idade gestacional e crianças com menos de seis meses. Para os nascidos a partir de 4 de fevereiro, a aplicação ocorre diretamente na maternidade.
No caso de bebês com menos de seis meses, os responsáveis devem apresentar prescrição médica do Nirsevimabe, acompanhada de CID e alta hospitalar comprovando a idade gestacional, na unidade de saúde de referência. Com esses documentos, é aberto um processo junto ao CRIE (Centro de Imunobiológicos Especiais), responsável pela liberação da vacina pelo Estado.
Durante o pré-natal, as gestantes recebem orientações sobre a vacinação, incluindo a dTpa, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, além das vacinas contra influenza e covid-19.
Gestantes com plano de saúde devem levar atestado médico à unidade de saúde mais próxima para garantir a aplicação da vacina.
Saúde
Cremers anuncia interdição parcial do Hospital Universitário a partir das 11h de sexta-feira, 20

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) realizou, na noite desta quarta-feira, 18, reunião plenária extraordinária e decidiu pela interdição ética parcial do trabalho médico no Hospital Universitário (HU) de Canoas.
Pela decisão, está proibido, a partir das 11 horas de sexta-feira, 20, o trabalho médico e ficam suspensas novas internações e atendimentos no centro obstétrico e sala de parto, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, no alojamento conjunto e na internação pediátrica.
Segundo a entidade, a interdição é resultado de meses de fiscalizações que constataram a persistência de irregularidades graves, como a falta de médicos e de materiais, e a omissão da empresa gestora, a Associação Saúde em Movimento (ASM), em solucionar os problemas.
“A medida busca proteger a população do que o Cremers classifica como ‘abandono assistencial institucionalizado’ e garantir as condições mínimas para o exercício seguro da Medicina”.
Em nota, a ASM informa que ainda não foi intimada da decisão do Cremers, mas que “acatará respeitosamente”. A instituição salienta, ainda, que “os argumentos da defesa entregue em 16/02, os quais acredita não terem sido devidamente analisados” e que “não houve desassistência hospitalar no período fiscalizado”.
A gestora afirma, ainda, que “a interdição cautelar exige risco irreversível e ineficácia de medidas menos gravosas, hipóteses não aventadas pelo órgão” e que “até sexta-feira, 20, prestará informações atualizadas sobre as medidas adotadas, apresentando as escalas completas de fevereiro e março, ao que requererá a integral revisão do ato administrativo”.

Serviços6 dias atrásSaiba quais serviços estarão disponíveis em Canoas durante o feriado de Carnaval

Policial1 semana atrásPolicial militar que atuava em Canoas é preso por suspeita em envolvimento no desaparecimento de três pessoas da mesma família em Cachoeirinha

Segurança Pública6 dias atrásRio Grande do Sul libera sistema online para emissão da nova Carteira de Identidade
Educação1 semana atrásGoverno do RS encaminha ao Legislativo projeto que prevê reajuste salarial de 5,4% para professores estaduais

Educação3 dias atrásPrefeito de Canoas anuncia entrega de kits escolares para alunos da rede municipal no início do ano letivo

Esporte6 dias atrásCanoas abre inscrições para uso de quadras e centros esportivos em 2026

Habitação1 semana atrásCanoas tem mil contratos assinados dos 2 mil contemplados pelo Compra Assistida

Feminicídio1 semana atrásSuspeito de matar ex-companheira e pai das filhas é encontrado morto em Santa Clara do Sul





















































