Conecte-se conosco

header-top







 

06/08/2026
 

Saúde

Com o agravamento da pandemia, Canoas abre 20 leitos de UTI Covid-19

Redação

Publicado

em

Na última segunda-feira, 22, começaram a funcionar em Canoas, 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados, exclusivamente, à internação de pacientes graves da Covid-19. Os leitos foram abertos no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e representam um alívio na pressão sobre a rede hospitalar do município nos últimos dias, que opera, atualmente, com taxa de ocupação acima dos 90%. No total, serão 94 leitos de terapia intensiva dedicados ao tratamento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede SUS.

As enfermarias Covid-19 também foram ampliadas. No final de semana, ocorreu a abertura de 16 novos leitos – 10 no Hospital Universitário (HU) e seis no HNSG. Com esse acréscimo, o município passará a contar com 95 leitos clínicos. Está prevista para esta semana a inauguração de mais 20 leitos de enfermaria, todos no HU, e uma ala clínica no HNSG, até o final do mês, com previsão de 45 leitos clínicos, segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Campanha leva testagem de Hepatite C ao Calçadão de Canoas neste sábado

Avatar

Publicado

em

Os quatro Rotary Clubs de Canoas promovem, neste sábado, 8, uma ação de conscientização e prevenção à Hepatite C. A atividade faz parte da campanha mundial Hepatite Zero e será realizada no Calçadão de Canoas, das 9h às 16h.

Durante a ação, serão disponibilizados testes rápidos, gratuitos e seguros para identificação da doença. A Hepatite C é uma infecção que pode evoluir sem apresentar sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce.

Segundo especialistas da área da saúde, a identificação da doença em estágio inicial aumenta as possibilidades de tratamento e cura. A testagem é uma das principais formas de detectar a infecção e encaminhar os pacientes para acompanhamento adequado.

A iniciativa é organizada pelos Rotary Clubs Canoas Industrial, Canoas, Canoas Nordeste e Canoas Integração, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e estimular a realização do diagnóstico.

Continuar a ler

Saúde

Começou a campanha de multivacinação para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes

Avatar

Publicado

em

As crianças e adolescentes menores de 15 anos poderão atualizar a situação vacinal durante a Estratégia Nacional de Multivacinação, iniciada na segunda-feira, 3, e que segue até 1º de setembro em todo o país. A ação prevê a avaliação da caderneta de vacinação e a aplicação de todas as vacinas indicadas para cada faixa etária.

Nas unidades de saúde, os profissionais irão verificar a caderneta de vacinação e aplicar, na mesma visita, todas as doses recomendadas que estiverem em atraso. Diferentemente das campanhas voltadas para uma doença específica, a estratégia busca identificar vacinas pendentes do Calendário Nacional de Vacinação e completar os esquemas vacinais de crianças e adolescentes.

Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso às vacinas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização da caderneta contribui para a prevenção de doenças imunopreveníveis e fortalece a proteção coletiva da população.

Manter a vacinação em dia é a principal forma de prevenir doenças graves, como sarampo e poliomielite. Quanto maior a cobertura vacinal, menor é o risco de circulação desses vírus e do retorno de doenças já controladas no Brasil.

O Dia D de Mobilização Social está previsto para 22 de agosto. A realização das atividades nessa data ficará a critério de cada município, conforme o planejamento das secretarias municipais de Saúde.

Cobertura vacinal

O Calendário Nacional de Vacinação oferece gratuitamente cerca de 20 vacinas para crianças e adolescentes. Embora alguns imunizantes já tenham alcançado a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, outros ainda apresentam índices abaixo dos 95% recomendados.

No Rio Grande do Sul, as coberturas registradas em 2025 foram:

  • Pentavalente: 91%
  • Poliomielite: 91%
  • Pneumocócica: 96%
  • Tríplice Viral: 95%

HPV e sarampo recebem atenção especial

Além da atualização das vacinas de rotina, a campanha também reforça a importância da imunização contra o HPV e o sarampo.

O prazo da estratégia extraordinária de vacinação contra o HPV foi ampliado até 31 de dezembro de 2026 para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A vacina protege contra infecções pelo vírus HPV, responsável por diversos tipos de câncer, incluindo o câncer do colo do útero.

O Ministério da Saúde também orienta a população a conferir a carteira de vacinação contra o sarampo após a confirmação, em julho, de casos da doença em São Paulo relacionados à importação do vírus. A vacina é indicada para pessoas entre 12 meses e 59 anos. Quem não possui registro das doses deve iniciar ou completar o esquema vacinal conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação.

Continuar a ler

Saúde

Anvisa determina interdição de três repelentes após laudos apontarem irregularidades

Avatar

Publicado

em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira, 3, a interdição cautelar de três repelentes de insetos após análises do Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência do Estado de São Paulo, apontarem resultado insatisfatório no ensaio de DEET.

O DEET é uma substância ativa utilizada em repelentes para afastar mosquitos, carrapatos e outros insetos. O componente atua bloqueando os sentidos dos insetos, dificultando que eles identifiquem o odor da pele humana.

A medida impede temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição, uso ou funcionamento dos produtos afetados até a conclusão das investigações e a adequação às normas sanitárias.

Os produtos e lotes interditados são:

• Repelente com filtro solar FPS 30 Above Protec
Lote: 189952

• Above Protect Repelente de Insetos
Lote: 205688

• Repellere Repelente de Insetos Aerossol
Lote: 2601001449

Segundo a Anvisa, a interdição cautelar é uma ação preventiva e temporária, com prazo de até 90 dias, conforme previsto na legislação. Durante esse período, os produtos ficam impedidos de serem vendidos ou utilizados até que a situação seja avaliada.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques