O termo de compromisso para a realização do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (Cergs), que servirá de seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), foi assinado no início do mês pelo secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, e o presidente da Federação do Desporto Escolar (FDERS), Fernando Mabilde.
A edição 2021, organizada pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), contará com o apoio da Federação de Desporto Escolar (FDE), que realizará as inscrições dos atletas classificados para a etapa nacional da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), assim como chancelará o evento.
De acordo com Vargas, esse compromisso é importante para os atletas do Estado, pois possibilitará que eles participem do campeonato nacional. “Estou muito satisfeito com essa parceria, esperamos que ela seja efetiva e produtiva para nossos atletas”, completou.
Participaram, também, do encontro a diretora Geral, Alexandra Palkewich, o chefe de Divisão, Marcelo Sousa, o diretor de Esportes da FDE/RS , José Luiz Barbosa, o superintendente da FDE/RS, Rodrigo Celente e o diretor técnico da FDE/RS, José Haroldo Loureiro Gomes (Arataca).
O Cergs é uma seletiva para os Jogos Escolares Brasileiro, evento nacional realizado pela CBDE. Os vencedores do campeonato disputam as vagas para a competição nacional com os vencedores dos Jergs, evento que reúne os colégios públicos gaúchos.
Os JEB’s
Os Jogos Escolares Brasileiros de 2021 contarão com disputas em diversas modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling (luta olímpica), ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.
Dessas 17 modalidades, nove são seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília, em dezembro deste ano. Entre eles estão: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.
Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. A previsão de é que mais de 6 mil estudantes participem da competição.