Conecte-se conosco

header-top







 

27/06/2026
 

Geral

Leite debate pandemia na Região Metropolitana com prefeitos da Granpal

Redação

Publicado

em

O governador Eduardo Leite participou, na manhã desta quarta-feira, 6, de uma reunião com prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) sobre o modelo de Distanciamento Controlado e sobre o enfrentamento ao coronavírus. Devido às restrições impostas pela doença, a reunião ocorreu por meio de videoconferência, com a participação presencial do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, dos secretários Luís Lamb (Inovação, Ciência e Tecnologia e coordenação do Comitê de Dados), Arita Bergmann (Saúde) e Agostinho Meirelles (Articulação e Apoio aos Municípios), e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

Em um primeiro momento, Leite explicou brevemente como funciona o cálculo dos indicadores que definem as bandeiras impostas às 21 regiões do modelo de Distanciamento Controlado. Em seguida, apresentou um panorama da situação da doença no Estado, com detalhamento especial da evolução do coronavírus na região Metropolitana.

Durante a reunião, Leite recebeu uma mensagem do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que afirmou que a medida provisória que viabilizará a aquisição das vacinas por parte do governo federal deve ser assinada ainda nesta quarta-feira, 6.

Ainda assim, Leite destacou que, caso necessário, o governo estadual fará a compra das doses. O Estado já deu início a um processo de negociação com o Instituto Butantan ao encaminhar expediente manifestando interesse na aquisição de vacinas para os profissionais de saúde do RS. Além disso, a Secretaria da Saúde está adquirindo seringas e outros materiais necessários para garantir a vacinação da população e organizando a logística do processo.

De modo virtual, participaram da reunião os prefeitos Jairo Jorge (Canoas), Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul), Leonardo Pascoal (Esteio), Valdir Bonotto (Viamão), José Arno Appolo (Alvorada), Miki Breier (Cachoeirinha), Luiz Zaffalon (Gravataí), Ernani de Freitas Gonçalves (Eldorado do Sul), Marcelo Maranata (Guaíba), Fátima Daudt (Novo Hamburgo), Ary Vanazzi (São Leopoldo), Rodrigo Batistela (Nova Santa Rita), Paulo Corrêa (Glorinha) e Rodrigo Massulo (Santo Antônio da Patrulha), e o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prazo final para alistamento militar obrigatório encerra em 30 de junho para jovens de 18 anos em 2026

Redação

Publicado

em

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O processo vale no território nacional e é necessário ficar atento ao prazo para não ficar em situação irregular.

O procedimento pode ser feito online, pelo site oficial do Exército Brasileiro, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar do município.

Em Canoas, o atendimento pode ser realizado na Junta de Serviço Militar, que fica na Rua Humaitá, 1130, no bairro Marechal Rondon, junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O funcionamento ocorre nas segundas-feiras das 13h30 às 15h50; de terça a quinta-feira das 8h às 11h50 e das 13h30 às 15h50; e nas sextas-feiras das 8h às 11h50. O telefone para contato é (51) 3425-7612.

Para o atendimento, é necessário apresentar documentos básicos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência atualizado.

Quem perde o prazo fica em situação irregular e pode enfrentar restrições, como dificuldades para emitir passaporte, assumir cargos públicos e se matricular em instituições de ensino.

O alistamento é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Após essa etapa, os inscritos passam por seleção que define quem será incorporado às Forças Armadas.

A orientação é não deixar para a última hora e reunir a documentação com antecedência.

Continuar a ler

Geral

12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita ocorre nesta quinta-feira no Centro de Eventos Olmiro Brandão

Redação

Publicado

em

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Nova Santa Rita será realizada nesta quinta-feira, 25, a partir das 13h30, no Centro de Eventos Olmiro Brandão. O encontro vai reunir moradores, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades para debater propostas relacionadas às políticas de saúde do município.

A programação começa com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial e apresentação dos painelistas responsáveis por conduzir os debates. Na sequência, serão formados grupos de trabalho para discussão dos temas propostos e elaboração de sugestões.

Ao final, também ocorrerá a eleição dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da conferência.

A conferência é um espaço previsto para participação da comunidade na construção e avaliação das políticas públicas de saúde.

Continuar a ler

Policial

Mulher de 23 anos é morta em Porto Alegre; ex do parceiro é apontada como suspeita do crime

Redação

Publicado

em

Uma mulher de 23 anos foi morta pela ex-companheira do atual parceiro na Rua 3174, no bairro Santa Rosa de Lima, em uma área próxima ao limite com Alvorada, na madrugada desta quarta-feira, 24.

Segundo informações apuradas pela Polícia Civil no local, a suspeita é de que a vítima tenha se envolvido em uma discussão com a ex-mulher do seu companheiro. O homem estaria presente no momento da briga.

Após o desentendimento, a suspeita deixou o local, mas retornou instantes depois e efetuou os disparos contra a vítima. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques