Morre o empresário Dario Capoani, aos 81 anos

Faleceu na noite desta terça-feira, 5, o empresário canoense Dario Capoani, aos 81 anos de idade. Dario era formado em Direito e juntamente com seu pai João e o irmão Jandir Capoani foi iniciador dos principais cinemas de Canoas, os Cines Rex, Vitória, São Luís, Rio Branco e Niterói. A família tinha uma parceria com o também empresário Francisco Busato (da Busato & Cia LTDA) – pai de prefeito nomeado Luiz Gerônimo Busato e avô do ex-prefeito Luiz Carlos Busato -, e fizeram desta união um enorme sucesso à época, no início dos anos 50, com a inauguração de casas de espetáculos que traziam telões que iam do Calçadão aos bairros da cidade.

A morte de Dario foi lamentada nas redes sociais e sua participação no engrandecimento da vida cultural do município enfatizada por diversos órgãos locais.

Capoani teve sua cerimônia de despedida na tarde desta quarta-feira, 6, na Capela São Cristóvão, Cap. 4, em Canoas (Rua Luiz Carlos Muller, n° 36, Estrada Velha, esquina com a Av. Santos Ferreira).

Ele deixa a esposa Lígia, os filhos Juliano e Fabiano e os irmãos Zemira e Jandir.

História com os cinemas

Terceiro cinema de Canoas (os cinemas Porcello e Central chegaram em 1914 e 1941, respectivamente), de propriedade da Empresa Capoani & Cia Busato Ltda., era inaugurado o Cinema e Teatro São Luiz em setembro de 1950. Nas Décadas de 50, 60, até 1975, este foi o principal cinema da Cidade de Canoas. Localizado na faixa federal, bairro Niterói, com seus 1.200 lugares aproximados, cadeiras de madeira, uma boa tela protegida por uma cortina de mensagens publicitárias, bons projetores e som, tinha o gongo que assinalava o início da projeção. Nas paredes internas da sala de projeção, cartazes de futuros programas. O cinema ainda mantinha um sistema de som (auto-falantes externos acima do telhado), entrava no ar uma hora antes das matines e das sessões noturnas, divulgando a programação, que era diversificada: às quartas-feiras em homenagem ao belo-sexo, nas sextas-feiras, era o dia do troco, com exibição de dois ou três filmes, e ainda era exibido dois episódios de filmes em série. O ingresso era meia-entrada, mas tinha que ser paga em moedas. Algo que chamava a atenção dos espectadores. Durante a exibição do trailer no sistema de som, o operador Sr. Anacleto anunciava ao microfone “MAIS UMA GRANDE EXIBIÇÃO NA ALVA TELA DO SEU CINEMA”.

Mais tarde, novas casas de espetáculo eram inauguradas.


Cine Rex em registro de 1962, foi palco de exibição de grande filmes, como a trilogia “Sissi”, “Sissi, a Imperatriz” e “Sissi e seu Destino”, produções de 1955, 1956 e 1957, respectivamente.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here