Conecte-se conosco

header-top







 

18/10/2025
 

Geral

RETROSPECTIVA 2020: Os fatos que marcaram a cidade

Redação

Publicado

em

Por Sinara Dutra

2020, tantas coisas para dizer de ti 

Dizem que foi o ano “da falta dos abraços”, “dos beijos”. Verdade. Mas foi mais do que isso… Alguns dizem que 2020 veio para ensinar o valor dos abraços e dos beijos. Alguns dizem por aí que se redescobriram recolhendo-se em suas casas, seus cantos, dentro de si mesmos e que aprenderam com a solidão, e que ela faz bem às vezes para entender-se consigo.

2020, tantas coisas para dizer de ti. Serás história para sempre!

Em março o mundo parou e mudou. Seus meses seguintes foram de muitas adaptações. Nos adotamos e nos acostumamos com protocolos de higiene que, talvez, há tempos deveríamos ter. Mas com medo. É isso, um ano de medo. De aprendizados à força bruta e dolorosa. De trabalho para muitos, e de falta para tantos. Uma “boa” contradição. Portas fechadas e outras escancaradas, a espera de milhões que urgentemente precisavam entrar. E entraram, até lotaram. E quando lotamos, nas portas erradas, do caminho do certo contra o mau, como erramos! O ano dos grandes sacrifícios e dos grandes desacertos.

Ah, 2020, quantas lágrimas derramadas. Quanta saudade. Quantas lembranças. Quantas festas adiadas. Quantos encontros para um amanhã. Quantas praças vazias. Quantas incertezas.

Quanta coisa pra depois. Ou para nunca mais.

2020, o ano que desafiou os países poderosos, os endinheirados que acreditavam que a grana compraria tudo, mas não. Do desgoverno e o desrespeito dos nossos e de outros governantes à vida humana.

Em 2020 percorremos uma estrada esburacada que nos obrigou a dirigirmos com cautela nossas viagens. Não esqueceremos de ti.

Que o ano que já se chega traga com ele um sol que está escondido, ensolarando a todos nós com seus raios de esperança e uma vida mais digna.


Canoas, 2020

Em janeiro Patricio assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. A Rede Sustentabilidade elegeu nova diretoria e o partido defendeu nominata com 70% de mulheres.

Fevereiro homenageou Pedro Simon por seus 90 anos e três escolas economizaram R$ 36 mil com energia solar. Os táxis ganharam aplicativo de celular. Um vírus desconhecido, vindo da China, chegava ao Brasil.

Em março foi confirmada pela OMS a pandemia da Covid-19. Os comércios fecharam, as aulas foram suspensas, houve aumento no desemprego, quarentena e muitas vidas perdidas. Mesmo assim, muitos serviços continuaram e continuam até hoje, os essenciais e os que podem se manter, mesmo que em outros formatos.

Em abril, Canoas se preparava para enfrentar o vírus. Começou a montagem de quatro hospitais de campanha e tínhamos o 13º caso confirmado na cidade. O comércio fecha. Decreto exige uso obrigatório de máscaras nos ônibus e lugares públicos. A Prefeitura inaugura a Clínica da Criança.

Em maio o governador Leite dava autonomia para prefeitos reabrirem seus comércios. Prefeitura aplica 12 mil doses em dois dias de vacinação contra a gripe em canoenses. O comércio reabre com exigências e as ruas têm aumento no movimento. Números de infectados pela Covid aumentam no Estado e seis vão a óbito em Canoas.

Em junho Beth Colombo foi absolvida no “caso dos R$ 500 mil” em que a tornava inelegível por oito anos. A ASMC completou 58 anos e recebeu muitas homenagens. A Prefeitura inaugura 200 novos leitos no HU. Já são oito os mortos pela Covid.

Julho chegou doendo: As UTIs de Canoas têm 96% de seus leitos ocupados. O coronavírus já fazia 23 mortos e 745 pessoas contaminadas. Canoas está na bandeira vermelha. Timoneiro completava seus 54 anos de atividades.

Agosto vem reabrindo o comércio devagarzinho, cheio de restrições. Canoas registrava 117 mortos pela Covid e 368 novos casos. Entramos na bandeira laranja com aumento no comércio… Já são 176 as vítimas fatais do vírus.

Em setembro começa o declínio do coronavírus. Canoas tem, pela primeira vez na sua história, nove candidatos a prefeito. Jairo Jorge se torna réu em processo criminal. Leitos UTI Covid-19 ficam abaixo de 50% de lotação. A cidade perde Firmo Farias dos Santos, aos 72 anos, que estava à frente da ASMC por cerca de 20 anos.

Em outubro, com pandemia em queda, cidade tem mutirão de cirurgias. Começam as campanhas eleitorais 2020 com debates e turbulências. Clínica de Saúde da Família é inaugurada no Mathias Velho. Morre Antônio Canabarro Trois Filho, o Tonito, cofundador do Timoneiro, aos 93 anos. Prefeitura assume o HNSG.

Em novembro, dos nove candidatos à prefeitura de Canoas, Busato e Jairo Jorge vão ao segundo turno. Clínica de Saúde da Família Cerne é inaugurada. Cidade se prepara para a segunda onda da Covid-19.

Dezembro: Jairo Jorge é eleito, com 53,06% dos votos, prefeito de Canoas. Bandeira vermelha retorna e Prefeitura ativa novos leitos de UTI. Em meio à pandemia, superlotação em ônibus e trens. UTIs novamente 100% ocupadas. Um Natal diferente, com muitas famílias separadas e compras online superando as presenciais, apesar de bastante movimento. 454 vítimas da Covid, 17.574 mil casos.

Esta virada de ano também será diferente, sem muitas festas, com cuidados e protocolos, mas que seja para um ano que venha com a paz que tanto se deseja.

Seja bem-vindo 2021, nos traga boas novas.

 

 

 

 

 

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

Redação

Publicado

em

Após caso suspeito de intoxicação por metanol, fiscalização integrada apreende bebidas irregulares em Canoas

O Procon de Canoas, a Vigilância Sanitária, a Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e a Guarda Municipal realizaram, na manhã desta terça-feira, 14, uma operação de fiscalização em mercados e lojas de bebidas da cidade. A ação teve como foco principal verificar a procedência e as condições de comercialização de bebidas alcoólicas, além de inspecionar alimentos.

A operação foi motivada pelo recente caso suspeito de intoxicação por metanol registrado em Canoas. Ao todo, quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, foram apreendidas cerca de 40 garrafas de bebidas alcoólicas por descaminho, ou seja, por não possuírem comprovação de importação legal ou pagamento dos devidos impostos.

O proprietário do local foi nomeado fiel depositário, procedimento legal que o torna responsável pela guarda dos produtos até que a investigação seja concluída. Esse termo significa que o comerciante deve manter as mercadorias sob sua custódia, sem poder utilizá-las, vendê-las ou descartá-las, até decisão das autoridades competentes.

A Delegacia de Polícia será oficialmente comunicada sobre a ocorrência para dar continuidade às apurações. De acordo com os órgãos municipais envolvidos, ações integradas como essa são fundamentais para garantir a segurança dos consumidores e coibir práticas ilegais que colocam em risco a saúde da população.

Continuar a ler

Geral

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Redação

Publicado

em

Exposição “Leveza em Tons de Rosa” celebra força e superação de mulheres canoenses

Desde segunda-feira, 13, até sexta-feira, 17, canoenses podem conferir a exposição “Leveza em Tons de Rosa”, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Mulher, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas (LFCC).

A mostra poderá ser visitada na Prefeitura de Canoas, das 9h às 17h e reúne fotografias de mulheres que vivenciaram o processo de diagnóstico do câncer de mama, em diferentes momentos da jornada de tratamento e cura.

A exposição dá visibilidade a histórias reais de coragem, resiliência e superação, destacando mulheres que enfrentaram o câncer com determinação e esperança. Entre elas estão Zilma Biasuz, presidente de honra da LFCC e curada desde 2020; Maria Delourde dos Santos, aposentada e também curada; Ivone Melânia Frare, professora em tratamento oncológico de pulmão desde 2023; Lucia Elisabeth Colombo, professora e atual secretária de Educação, em tratamento oncológico de mama desde 2023; e Marilene Rocho Neumann, empresária em tratamento oncológico de mama desde 2020.

Mais do que um tributo às mulheres retratadas, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a importância do autocuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama.

Continuar a ler

Geral

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Redação

Publicado

em

Drive Solidário em Canoas arrecadará brinquedos para crianças na sexta-feira, 17

Na sexta-feira, 17, os canoenses poderão participar do Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos. A ação será das 16h30 às 20 horas, em frente à Prefeitura de Canoas (Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas). O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, que serão destinados ao Hospital Universitário de Canoas

Além disso, o público poderá aproveitar diversas atrações, como música ao vivo, a participação da Prof. Maluquinha, pintura artística, personagens infantis, food trucks e interação com o grupo de escoteiros. O evento é organizado pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão.

Drive Solidário – Doe brinquedos, espalhe sorrisos
Data: Sexta-feira (14)
Horário: Das 19h às 22h
Local: Prefeitura de Canoas – Rua Quinze de Janeiro, 11 – Centro, Canoas

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques