Geral
RETROSPECTIVA 2020: Os fatos que marcaram a cidade

Por Sinara Dutra
2020, tantas coisas para dizer de ti
Dizem que foi o ano “da falta dos abraços”, “dos beijos”. Verdade. Mas foi mais do que isso… Alguns dizem que 2020 veio para ensinar o valor dos abraços e dos beijos. Alguns dizem por aí que se redescobriram recolhendo-se em suas casas, seus cantos, dentro de si mesmos e que aprenderam com a solidão, e que ela faz bem às vezes para entender-se consigo.
2020, tantas coisas para dizer de ti. Serás história para sempre!
Em março o mundo parou e mudou. Seus meses seguintes foram de muitas adaptações. Nos adotamos e nos acostumamos com protocolos de higiene que, talvez, há tempos deveríamos ter. Mas com medo. É isso, um ano de medo. De aprendizados à força bruta e dolorosa. De trabalho para muitos, e de falta para tantos. Uma “boa” contradição. Portas fechadas e outras escancaradas, a espera de milhões que urgentemente precisavam entrar. E entraram, até lotaram. E quando lotamos, nas portas erradas, do caminho do certo contra o mau, como erramos! O ano dos grandes sacrifícios e dos grandes desacertos.
Ah, 2020, quantas lágrimas derramadas. Quanta saudade. Quantas lembranças. Quantas festas adiadas. Quantos encontros para um amanhã. Quantas praças vazias. Quantas incertezas.
Quanta coisa pra depois. Ou para nunca mais.
2020, o ano que desafiou os países poderosos, os endinheirados que acreditavam que a grana compraria tudo, mas não. Do desgoverno e o desrespeito dos nossos e de outros governantes à vida humana.
Em 2020 percorremos uma estrada esburacada que nos obrigou a dirigirmos com cautela nossas viagens. Não esqueceremos de ti.
Que o ano que já se chega traga com ele um sol que está escondido, ensolarando a todos nós com seus raios de esperança e uma vida mais digna.
Canoas, 2020
Em janeiro Patricio assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. A Rede Sustentabilidade elegeu nova diretoria e o partido defendeu nominata com 70% de mulheres.
Fevereiro homenageou Pedro Simon por seus 90 anos e três escolas economizaram R$ 36 mil com energia solar. Os táxis ganharam aplicativo de celular. Um vírus desconhecido, vindo da China, chegava ao Brasil.
Em março foi confirmada pela OMS a pandemia da Covid-19. Os comércios fecharam, as aulas foram suspensas, houve aumento no desemprego, quarentena e muitas vidas perdidas. Mesmo assim, muitos serviços continuaram e continuam até hoje, os essenciais e os que podem se manter, mesmo que em outros formatos.
Em abril, Canoas se preparava para enfrentar o vírus. Começou a montagem de quatro hospitais de campanha e tínhamos o 13º caso confirmado na cidade. O comércio fecha. Decreto exige uso obrigatório de máscaras nos ônibus e lugares públicos. A Prefeitura inaugura a Clínica da Criança.
Em maio o governador Leite dava autonomia para prefeitos reabrirem seus comércios. Prefeitura aplica 12 mil doses em dois dias de vacinação contra a gripe em canoenses. O comércio reabre com exigências e as ruas têm aumento no movimento. Números de infectados pela Covid aumentam no Estado e seis vão a óbito em Canoas.
Em junho Beth Colombo foi absolvida no “caso dos R$ 500 mil” em que a tornava inelegível por oito anos. A ASMC completou 58 anos e recebeu muitas homenagens. A Prefeitura inaugura 200 novos leitos no HU. Já são oito os mortos pela Covid.
Julho chegou doendo: As UTIs de Canoas têm 96% de seus leitos ocupados. O coronavírus já fazia 23 mortos e 745 pessoas contaminadas. Canoas está na bandeira vermelha. Timoneiro completava seus 54 anos de atividades.
Agosto vem reabrindo o comércio devagarzinho, cheio de restrições. Canoas registrava 117 mortos pela Covid e 368 novos casos. Entramos na bandeira laranja com aumento no comércio… Já são 176 as vítimas fatais do vírus.
Em setembro começa o declínio do coronavírus. Canoas tem, pela primeira vez na sua história, nove candidatos a prefeito. Jairo Jorge se torna réu em processo criminal. Leitos UTI Covid-19 ficam abaixo de 50% de lotação. A cidade perde Firmo Farias dos Santos, aos 72 anos, que estava à frente da ASMC por cerca de 20 anos.
Em outubro, com pandemia em queda, cidade tem mutirão de cirurgias. Começam as campanhas eleitorais 2020 com debates e turbulências. Clínica de Saúde da Família é inaugurada no Mathias Velho. Morre Antônio Canabarro Trois Filho, o Tonito, cofundador do Timoneiro, aos 93 anos. Prefeitura assume o HNSG.
Em novembro, dos nove candidatos à prefeitura de Canoas, Busato e Jairo Jorge vão ao segundo turno. Clínica de Saúde da Família Cerne é inaugurada. Cidade se prepara para a segunda onda da Covid-19.
Dezembro: Jairo Jorge é eleito, com 53,06% dos votos, prefeito de Canoas. Bandeira vermelha retorna e Prefeitura ativa novos leitos de UTI. Em meio à pandemia, superlotação em ônibus e trens. UTIs novamente 100% ocupadas. Um Natal diferente, com muitas famílias separadas e compras online superando as presenciais, apesar de bastante movimento. 454 vítimas da Covid, 17.574 mil casos.
Esta virada de ano também será diferente, sem muitas festas, com cuidados e protocolos, mas que seja para um ano que venha com a paz que tanto se deseja.
Seja bem-vindo 2021, nos traga boas novas.
Geral
Canoas recebe certificação do programa Desenvolve Município após apresentar Plano de Atração de Investimentos

A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), recebeu a certificação do programa Desenvolve Município, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul (SEDEC), em parceria com a Agência InvestRS, Famurs e Unisinos. O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento econômico local.
A certificação foi obtida após oito semanas de atividades, incluindo aulas, mentorias e trabalhos técnicos. Durante o processo, a equipe da SMDEI elaborou diagnósticos, análises e estratégias de longo prazo voltadas ao crescimento do município. O resultado foi o Plano Municipal de Atração de Investimentos, com mais de 80 páginas, entregue às instituições promotoras do programa.
O plano reúne indicadores econômicos, diretrizes estratégicas, mapeamento de vocações, propostas de políticas públicas e ações voltadas à competitividade de Canoas nos próximos anos. Segundo a SMDEI, o documento também contém informações que orientam a atuação do município baseada em dados, planejamento e cooperação com o setor produtivo.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, afirmou que a certificação representa um avanço para o município e destacou que o plano foi construído coletivamente com a participação de diferentes setores.
Com a certificação, Canoas passa a integrar os municípios do estado que participam do programa, que busca implementar planejamento estratégico e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico.
Comunidade
Prefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

A Prefeitura de Canoas realiza, neste sábado, 22, mais uma edição do programa Prefeitura na Tua Casa, das 9h às 12h, na Rua Ramiro Barcellos, 1450, em frente a EMEF Leonel Brizola, no bairro São José. A iniciativa, promovida em datas específicas, leva serviços públicos diretamente às comunidades, ampliando o acesso da população a atendimentos essenciais.
Entre os serviços disponibilizados ao público estão habitação, saúde, vacinação, orientação de testes rápidos, ouvidoria e atendimentos de assistência social. Também haverá suporte para compra assistida e orientações de diversas áreas da administração municipal.
A programação contará ainda com doações e recebimentos de roupas, Orientação e encaminhamento para confecção das carteiras CIPTEA e CIPFIBRO, doação de mudas, banco de oportunidades, coleta de recicláveis, doação de livros, confecção de currículos. Diversos outros serviços estarão à disposição da comunidade ao longo da manhã.
Geral
Canoas leva conscientização sobre violência contra a mulher para escolas municipais

Dentro da programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a cidade de Canoas tem investido em ações de prevenção dentro das escolas. O projeto Educar para Proteger: Uma Visão Escolar sobre a Violência contra Meninas e Mulheres, coordenado pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, aborda tipos de violência, canais de denúncia e o trabalho da rede de apoio junto a estudantes do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.
A primeira edição da iniciativa começou na segunda-feira, 1, e segue até a próxima terça-feira, 9, percorrendo quatro escolas da cidade. Em cada palestra, servidoras da secretaria e representantes da rede de apoio conversam por cerca de uma hora e meia com os estudantes, compartilhando informações e ouvindo relatos e experiências dos alunos. Na quarta-feira, 3, a ação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Francisco Pinto Bandeira, no bairro Rio Branco, com a participação de soldados da Patrulha Maria da Penha do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM).
“Estamos aqui para trazermos e expormos esse tema da violência contra a mulher para as meninas, para que a conscientização aconteça desde cedo, na escola, para que elas saibam onde buscar apoio, para que conheçam a rede de apoio, a ampla extensão desta rede, e saibam que elas não estão sozinhas, que nós estamos aqui para ajudarmos no que elas precisarem”, comenta a soldado da Patrulha Maria da Penha do 15º BPM, Suzamara Müller Lages.
Diretora da Diretoria da Mulher, Sara Amaral Alves explica que a ideia é, no ano que vem, intensificar a ação, realizando as visitas durante todo o ano nas escolas e não apenas durante a campanha dos 21 Dias de Ativismo.
“Nossa avaliação tem sido muito positiva destas primeiras palestras. Percebemos que a maioria dos jovens não tem informação de onde procurar ajuda e é isto que estamos fazendo, disseminando a informação e a nossa rede de apoio”, diz.
Professora do 9º ano, Lisete Terezinha Pires Garcia aprovou a iniciativa.
“É algo importantíssimo de se tratar dentro da sala de aula, sobretudo diante da grande incidência de ocorrências de violência contra a mulher. Muitas vezes os alunos vivenciam isso dentro de casa e não sabem a quem recorrer, onde procurar ajuda”, conta.
O estudante Jackson Sousa Trindade, 15, também aprovou a discussão do tema com a turma.
“Acho importante porque muitos tipos de violência não são muito conhecidos e acabam sendo normalizados, como a violência psicológica. Também os motivos que acabam fazendo com que as mulheres continuem com os agressores, como medo e dependência emocional ou financeira”, destaca.
O projeto seguirá nesta sexta-feira, 5, na EMEF Rio Grande do Sul, no bairro Mato Grande, das 8h15 às 10h, e na terça-feira, 9, na EMEF Santos Dumont, no bairro Niterói, das 19h às 20h30. A campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é um evento global que visa sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade na luta contra todas as formas de violência, acontecendo de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Tradicionalismo4 dias atrásAETC faz festa para meninas que não puderam comemorar 15 anos por causa da enchente

Política5 dias atrásPrefeito Airton Souza transfere temporariamente cargo ao presidente da Câmara, Eric Douglas
Comunidade3 dias atrásPrefeitura na Tua Casa será neste sábado, 6 de dezembro, no bairro São José

Habitação5 dias atrásContemplados no Compra Assistida que perderam o prazo podem indicar o imóvel escolhido até sexta-feira, 5

Segurança Pública1 semana atrás15º BPM lança Operação Papai Noel para reforçar segurança em Canoas

Política1 semana atrásPresidente da Câmara de Canoas recebe Troféu Destaque Nacional da UVB
Geral5 dias atrásCanoas abre inscrições para a 2ª edição do Partiu Futuro Reconstrução

Geral5 dias atrásAbastecimento de água pode ter instabilidade em Cachoeirinha e Gravataí durante serviços emergenciais

















































