Conecte-se conosco

header-top







 

14/04/2026
 

Política

Com 53,06% dos votos Jairo Jorge é eleito prefeito de Canoas

Redação

Publicado

em

No último domingo, 29, os canoenses foram às urnas e escolheram o novo representante do executivo municipal. O ex-prefeito Jairo Jorge (PSD), que se envolveu em inúmeras confusões na reta final de sua campanha, após ser criticado por alianças inesperadas e de última hora, e por ser apontado como réu em processos criminais, conseguiu se eleger com 53,06% dos votos sobre o atual prefeito, Luis Carlos Busato (PTB), que obteve 46,94% da preferência do eleitorado.

Como geralmente ocorre na cidade, Canoas teve uma eleição acirrada. O novo prefeito venceu por 9.488 votos de diferença. O resultado foi confirmado por volta das 18h, quando, com 99,54% das urnas apuradas, o candidato foi matematicamente eleito. Será o terceiro mandato dele no comando da cidade e terá como vice-prefeito Dr. Nedy de Vargas Marques (Solidariedade).

Pronunciamento após a vitória

Logo após a apuração das urnas serem totalizadas, Jairo Jorge, já eleito prefeito de Canoas, postou em seu perfil no Facebook, a frase “Obrigada, Canoas”. Logo após, em entrevista a uma emissora de rádio, se pronunciou oficialmente como prefeito eleito, destacando a vontade de unir a cidade, que saiu bastante dividida deste pleito. “Em primeiro lugar agradeço a todos os canoenses, sou a partir de agora o prefeito de todos. Quero unir a cidade, o resultado mostra que é preciso união, pacificação, gestão, liderança e inovação para sairmos da crise”, disse Jairo.

Resultado do segundo turno

Com 100% das urnas apuradas, Jairo somou 82.137 votos, ou 53,06% dos válidos, derrotando o atual prefeito, que obteve 72.649 votos (46,94%).

Brancos (3,85%) e nulos (5,80%) somaram 16.530 votos. Houve ainda o recorde de 79.388 abstenções (31,45%).

Somados brancos, nulos e abstenções totalizam 89.179, o que representa mais de 30% do universo de 252 mil eleitores aptos a votar em Canoas.

Como foi a disputa no primeiro turno

No primeiro turno, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Jairo teve 71.968 votos (45,20% dos votos), ante 34,48% de Busato – o que representa 54.903 dos votos.

Nove candidatos concorreram à eleição no município, o terceiro maior colégio eleitoral do RS. No Legislativo o incentivo também foi grande, dos 21 vereadores eleitos, 12 apoiaram Jairo.

Trajetória de Jairo

Natural de Canoas, Jairo Jorge é jornalista formado pela Ufrgs e tem 57 anos. Irá para o terceiro mandato em Canoas, cidade que já governou de 2009 a 2017. Também foi vereador na cidade no período de 1989 a 1992, além de pró-reitor da Ulbra. Trabalhou com Tarso Genro na prefeitura de Porto Alegre quando o petista assumiu a liderança do Executivo, em 2001. Em 2004, foi ministro interino da Educação. Concorreu ao cargo de governador do RS, em 2018, ficando na quarta posição.

Alianças do segundo turno

Enquanto alguns partidos decidiram pela neutralidade e outros pelo apoio a um dos candidatos, uma aliança teve efeito contrário ao desejado e causou um verdadeiro terremoto em uma das campanhas. Jairo, que foi do PT por mais de 30 anos, aceitou e elogiou o apoio da bolsonarista Simone Sabin. Com esse movimento, ele afastou tanto petistas, que disseram se negar a votar em um candidato bolsonarista, quanto eleitores de Sabin, que declararam nas redes sociais que não iriam acompanhar o voto da candidata.

Piorando ainda mais a imagem da aliança firmada entre o ex-petista e a bolsonarista, o vice da chapa de Sabin no primeiro turno, Coronel Faccin, lançou dois vídeos em suas redes sociais, nos quais repudiou o apoio dela a Jairo e anunciou que deixaria o PRTB. Na publicação, Faccin afirma que Sabin informou que perguntou para todos, mas que ele não  votaria nunca no ex-prefeito Jairo Jorge. Além de Sabin, César Augusto (PRB) foi o único outro candidato a apoiar Jairo no segundo turno.

Processos criminais

O ex-prefeito Jairo Jorge tem sido alvo, nos últimos anos, de diversos processos, muitos deles divulgados nas páginas do jornal Timoneiro. No entanto, todos estes processos se desenrolam na esfera cível, tanto em ações populares quando em ações de improbidade administrativa. Pela primeira vez, em setembro deste ano, através de uma matéria publicada pelo site da Rádio Real, o público tomou conhecimento de um processo criminal no qual o ex-prefeito é réu por contratações relacionadas ao gerenciamento ao serviço de teleagendamento. Além de Jairo, também viraram réus outras pessoas que integraram a sua gestão, entre elas estão a ex-vice-prefeita Beth Colombo e o ex-secretário da Saúde, Marcelo Bósio.

Procurado por nossa reportagem, Jairo Jorge não quis dar entrevista.

Continuar a ler
Clique em Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Artur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior são empossados em novas funções no governo do RS

Redação

Publicado

em

Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza empossaram, nesta terça-feira, 14, no Palácio Piratini, Artur Lemos e Ranolfo Vieira Júnior.

Artur Lemos deixa o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, função que ocupou nos últimos cinco anos, e passa a comandar a Secretaria Extraordinária Geral de Governo. Ranolfo Vieira Júnior assume a Casa Civil. Ele estava na diretoria de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e também já presidiu a instituição. Antes disso, foi governador do Rio Grande do Sul.

A mudança faz parte da criação da nova Secretaria Extraordinária Geral de Governo, voltada ao assessoramento direto do governador e à coordenação de ações consideradas prioritárias dentro da gestão estadual.

Durante a cerimônia, o governador Eduardo Leite afirmou:

“Vamos trabalhar intensamente até o último dia do mandato para entregar tudo o que o Rio Grande merece. Para isso, estamos fazendo esse ajuste no núcleo central de governo. A Casa Civil é o coração político do governo e agora desdobramos essa tarefa com a Secretaria Extraordinária Geral de Governo, que vai olhar para dentro e acompanhar ainda mais de perto todos os nossos projetos, orientando e apoiando as secretarias e retirando obstáculos para garantir todas as entregas. Artur Lemos já demonstrou toda a sua habilidade e capacidade para exercer esse papel essencial. Já a Casa Civil é assumida pelo ex-governador Ranolfo, que conhece muito bem o governo, tem boa relação com todas as instituições e grande respeitabilidade, lealdade e capacidade de articulação”.

Ranolfo Vieira Júnior declarou:

“Volto ao governo com o coração sereno e com o profundo senso de responsabilidade que esse espaço exige, no centro das decisões que moldam a vida das pessoas. Aceitei essa missão com humildade, senso de dever e disposição integral para servir ao povo gaúcho”.

Artur Lemos afirmou:

“A Secretaria Geral nasce com a missão de ampliar a capacidade de articulação estratégica para avançar em ações prioritárias do governo. Ela não é uma pasta que compete com as secretarias finalísticas, ela é uma pasta que potencializa, costura, desobstrui e dá velocidade para as ações”.

Continuar a ler

Política

Deputado federal Busato anuncia emendas para saúde e praças em Canoas

Redação

Publicado

em

Foto créditos: Vinícius Medeiros / Divulgação

Na noite de segunda-feira, 13, durante reunião partidária do União Brasil em Canoas, foi confirmada a destinação de R$ 400 mil em emendas parlamentares para o município. Os recursos serão aplicados na revitalização de quatro praças e no reforço da área da saúde.

O valor foi viabilizado pelo deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil), a partir de solicitação dos vereadores Eric Douglas, Dario Silveira e Leandrinho, além do suplente de vereador Adriano Agitasamba.

O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou a importância do investimento para a cidade. “Esse recurso representa mais qualidade de vida para a população, com praças revitalizadas e o fortalecimento da saúde, que é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou.

A reunião também contou com a presença do prefeito Airton Souza, lideranças locais e do presidente municipal do União Brasil, Ricardo Coca. Busato reforçou o compromisso com a aplicação dos recursos. “Com união, participação e trabalho, vamos garantir eficiência na aplicação das emendas e resultados concretos para a população”, disse o deputado.

O encontro ainda marcou novas filiações ao partido, entre elas a do suplente de vereador Vitor Longaray, que obteve 1.273 votos nas eleições de 2024.

Continuar a ler

Política

Jussara Caçapava é eleita prefeita de Cachoeirinha com 43,3% dos votos válidos

Redação

Publicado

em

Foto: Redes Sociais

A candidata Jussara Caçapava (Avante) foi eleita prefeita de Cachoeirinha neste domingo, 12, após uma disputa acirrada. Com 43,3% dos votos válidos, ela superou os três adversários e seguirá no comando do município em mandato tampão até dezembro de 2028. Ela terá como vice-prefeito o candidato que compôs sua chapa.

A eleição suplementar foi realizada após o impeachment do ex-prefeito Cristian Wasem (MDB), o que levou à necessidade de um novo pleito para definir o comando do Executivo municipal.

Na segunda colocação, Claudine Silveira (PP) obteve 42,3% dos votos válidos. Já os candidatos de esquerda tiveram menor desempenho: Tairone Keppler (PT) alcançou 13,2%, enquanto Laís Cardoso (PSOL) registrou 0,9%.

De acordo com o cartório eleitoral do município, a diplomação de Jussara está marcada para o dia 7 de maio. O ato oficial da Justiça Eleitoral confirma o resultado das urnas e habilita a candidata para assumir o cargo de forma definitiva.

Após a diplomação, caberá à Câmara de Vereadores definir a data da posse. Até lá, Jussara segue à frente da administração municipal, que tem cerca de 136 mil habitantes, na condição de prefeita interina.

Continuar a ler
publicidade
festivalSicrediGraduação Lasalle

Destaques